Página 1 de 3
O que acontece em Brasília???
Enviado: Sex Out 27, 2006 23:38
por DanielVS
Que notícias são essas de que Brasília está com "excesso de tráfego aéreo", 15 vôos foram cancelados para "reordenamento do tráfego aéreo"... Afinal, o ACC BSB não voltou ao normal?
Do jeito que as coisas são publicadas, parece que BSB está com mais tráfego que Nova York.

Enviado: Sáb Out 28, 2006 18:18
por Fernando Basto
Me parece que os controladores estão fazendo uma espécie de 'operação-tartaruga', segundo fonte não muito confiável (a imprensa) !
Enviado: Sáb Out 28, 2006 18:25
por moises Propp
Olá Amigos,
Do jeito que a coisa está, começo a achar que o jornalista que
estava dentro do Embraer(Acidente Gol) tem razão, a infrazero
e Anarc sem condições de vôo.
sds,
moises Propp
Re: O que acontece em Brasília???
Enviado: Sáb Out 28, 2006 18:33
por Anonymous
DanielVS escreveu:Que notícias são essas de que Brasília está com "excesso de tráfego aéreo", 15 vôos foram cancelados para "reordenamento do tráfego aéreo"... Afinal, o ACC BSB não voltou ao normal?
Do jeito que as coisas são publicadas, parece que BSB está com mais tráfego que Nova York.

Agora pouco saiu uma entrevista na tv de um brigadeiro... não lembro o nome e cargo...
Segundo ele, o problema de Brasilia foi causado por 4 fatores:
- Os controladores de BSB que estavam trabalhando no momento do acidente da GOL, estão afastados temporariamente, dvido a condições psicologicas e tambem para colaborar com a investigação das causas do acidente;
- Foram remanejados controladores de outras cidades, SP, Goiania, Belo Horizonte e io de Janeiro, para substituir os controladores afastados em BSB;
- Houve problemas meteorologicos em BSB;
- Houve uma movimentação muito grande de aeronaves executivas nessa ultima semana, muito provavelmente devido a reta final da campanha eleitoral;
Juntando todos esses fatores, acabou resultando na sobre-carga de todo o sistema, que já estava em situação de contingência, devido ao afastamento dos controladores envolvidos no caso da GOL.
Re: O que acontece em Brasília???
Enviado: Dom Out 29, 2006 09:15
por Anonymous
everton_cwb escreveu:adluis escreveu:DanielVS escreveu:Que notícias são essas de que Brasília está com "excesso de tráfego aéreo", 15 vôos foram cancelados para "reordenamento do tráfego aéreo"... Afinal, o ACC BSB não voltou ao normal?
Do jeito que as coisas são publicadas, parece que BSB está com mais tráfego que Nova York.

Agora pouco saiu uma entrevista na tv de um brigadeiro... não lembro o nome e cargo...
Segundo ele, o problema de Brasilia foi causado por 4 fatores:
- Os controladores de BSB que estavam trabalhando no momento do acidente da GOL, estão afastados temporariamente, dvido a condições psicologicas e tambem para colaborar com a investigação das causas do acidente;
- Foram remanejados controladores de outras cidades, SP, Goiania, Belo Horizonte e io de Janeiro, para substituir os controladores afastados em BSB;
- Houve problemas meteorologicos em BSB;
- Houve uma movimentação muito grande de aeronaves executivas nessa ultima semana, muito provavelmente devido a reta final da campanha eleitoral;
Juntando todos esses fatores, acabou resultando na sobre-carga de todo o sistema, que já estava em situação de contingência, devido ao afastamento dos controladores envolvidos no caso da GOL.
Minha humilde opinião sobre o assunto: isso explica, mas nao justifica.
Sds!
Juntando a estes fatores,os controladores resolveram seguir a lei, segundo a regulamentação da area, cada controlador deve ser responsavel por somente 14 aeronaves de uma vez.
Enviado: Dom Out 29, 2006 15:07
por arthuramaral_CGR
Bom o JJ3775 saiu daqui (CGR) hoje com mais de uma hora de atraso rumo a CGH...
Enviado: Dom Out 29, 2006 18:23
por Maurício
Sobre isto, Augusto Nunes escreveu hoje no JB (Sete Dias):
"A ofensiva dos medrosos
Controladores de vôo acampados nos principais aeroportos brasileiros conflagaram o tráfego aéreo, ao longo da semana, com a chamada "operação padrão". Em tese, seguem trabalhando normalmente. Mas demoram horas para liberar pousos e decolagens. A Infraero finge que vai tudo bem. As empresas não perdem dinheiro. Só os passageiros são agredidos por essa greve que não ousa dizer seu nome, feita sob medida para sindicalistas que têm medo de patrão."
Maurício.
Enviado: Dom Out 29, 2006 20:27
por Marco SBCT
Mais uma deste A Nunes defensor de patrões e poderosos, sempre trabalhou em jornais direitistas, porque o sindicalista não pode ter medo de patrão ?
Porque não aproveita o espaço que o JB lhe dá e coloca as duras condições de trabalho dos CTA ?
Ora, de quem viaja só na F e vive em Champagne e caviar o que esperar ?
Enviado: Dom Out 29, 2006 21:20
por André Gustavo (SBCO)
Tem que avisar este cidadão que os controladores são na sua imensa maioria militares e não podem fazer greve!!!!
Mais uma vez alguém se mete a falar da aviação sem saber o que está dizendo!
Enviado: Dom Out 29, 2006 23:39
por DanielVS
"As empresas não perdem dinheiro."
Será que não?
Piada de ministro e de ANAC...
Enviado: Seg Out 30, 2006 13:26
por rafaelguimaraes
O tal ministro da defesa ( acho que não conseguiríamos rechaçar nem um ataque do Uruguai com um ministro destes...) disse hoje na CBN que "está surpreso com as informações" que recebeu sobre os motivos dos atrasos nos vôos e que "não sabia ao certo" se era por uma operação tartaruga ou aumento do tráfego ( que sabemos que não é...).
e a ANARCHY? será que não sabia também?
Na minha opinião é falta de controladores de vôo e isto é culpa da ANAC, do Ministério da Defesa ( O DECEA não está subordinado a ele ? ), que devem aumentar os quadros dos controladores e melhorarem suas condições de trabalho ( melhores salários e investimentos em treinamento, inglês por exemplo ).
Agora ficar com esta conversa de surdos...é lamentável!!!
Ninguém sabe de nada neste país?
Enviado: Seg Out 30, 2006 18:55
por DanielVS
Ninguém sabe de nada neste país?
Não, nem o nosso Exmo. Sr. Presidente.

Enviado: Ter Out 31, 2006 00:14
por Maiko Lews
Muito trafego ? aonde ? area do Cindacta 1 ? se isso aqui fosse Londres,Los Angeles ou melhor todo Euro Center,eu diria que tem trafego demais e mesmo assim a coisa anda bem la,apertado mas anda,aqui nem chega perto e eles ficam nessa mentira de grande numero de trafegos,so no Brasil mesmo.
Os controladores tinham que chamar os noticiarios e mostrar oque de fato ta ocorrendo.
O Brasil é tao serio que na ANAC quem esta no comando nao sabe oque de fato faz o aviao pousar e decolar,so sabe que transporta gente,ta faltando pessoas serias nessa m...
ANAC?
Enviado: Ter Out 31, 2006 15:19
por rafaelguimaraes
Existe agência de Aviação Civil?
Não foi essa que tomou um "by pass" dos parentes das vítimas do G3 1907? Que falhou na condução da crise da RG? Que tem trabalhado CLARAMENTE a favor das outras cias, prejudicando OS USUÁRIOS e a livre CONCORRÊNCIA? e que agora, sequer sabe o que está se passando com o controle de vôo no Brasil ( Ou finge não saber )?
Quatro testes de "fogo" e quatro reprovações!!!!
Não é ANAC...é ANARCHY
Lamentável...
Rafael
Enviado: Ter Out 31, 2006 17:09
por BrazPilot
"Vamos celebrar a estupidez do povo
Nossa polícia e televisão
Vamos celebrar nosso governo
E nosso estado que não é nação (...)
O voto dos analfabetos (...)
Toda hipocrisia e toda afetação
Todo roubo e toda a indiferença."
-Renato Russo, há VÁRIOS anos atrás.
Enviado: Ter Out 31, 2006 18:29
por marrpfln
eu fui para são paulo dia 25/10 pela gol 1955 fln-cgh saiu com 40 min de atraso e ainda antes de pousar fizemos espera de 20min em santos as 14 :30.
na volta dia 28/10 cgh-fln gol 1686 14:00 saiu de congonhas as 15:05.
teve gente que seus voos atrasaram de 4 a 14 horas , foi o relato de varios passageiros idignados na salas de embarque abarrotadas de pessoas.
um dia nada especial.
um abraço
Enviado: Ter Out 31, 2006 21:31
por alvarosp17
Os EUA, tem o triplo de aeronaves no espaço aéreo deles, e não ocorre esse problema. A unica opção que sobra enton é...
Enviado: Ter Out 31, 2006 22:25
por Anonymous
Controladores aposentados serão chamados para trabalhar
Para tentar resolver a crise dos atrasos nos Aeroportos do País, no menor tempo possível, o ministro da Defesa, Waldir Pires, disse hoje em Brasília que controladores de vôo militares aposentados serão convocados e concursos serão feitos para civis e militares. Num primeiro momento devem ser abertas 64 vagas e depois mais 144, em todo o país. As declarações foram dadas após reunião de emergência convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu gabinete para discutir a crise dos controladores de tráfego aéreo, que, há cinco dias, vem provocando atrasos e cancelamentos de vôos civis, especialmente em Brasília e São Paulo.
Waldir Pires, disse ainda que os controladores de vôo não estão passando por uma crise operacional, mas por uma crise emocional. Segundo ele, na reunião que teve mais cedo com a categoria os controladores não admitiram que estivessem fazendo operação tartaruga. Pires pediu aos controladores que vencessem as tensões do dia-a-dia para que retomassem a normalidade o mais breve possível.
Reivindicações
Pires disse na reunião que a categoria teve chance para expressar todas as suas reivindicações, mas ninguém falou sobre salário. "Eles falaram de tensão emocional decorreente da tragédia. Não há reivindicações expressas. Abri todos os canais de conversa", disse o ministro. Questionado se a hierarquia militar teria constrangido os controladores, o ministro descartou a hipótese.
O ministro explicou que os problemas de atraso estão sendo gerados pela ausência dos oito controladores que foram afastados em função das investigações com o vôo 1907 da Gol.
Lula convocou os ministros da Casa Civil, Dilma Roussef; da Defesa, Waldir Pires; o comandante da Força Aérea, brigadeiro Luiz Carlos Bueno; e dirigentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Infraero.
Karine Melo
Direto de Brasília
Enviado: Ter Out 31, 2006 22:33
por Anonymous
Aeronáutica cria nova rota para desafogar tráfego aéreo
da Folha Online
A Aeronáutica anunciou nesta terça-feira a criação de uma nova rota sobre o mar para as aeronaves que saem do Sul em direção ao Nordeste. A medida visa a desafogar os controladores de tráfego aéreo e acabar com os atrasos nos vôos, registrados desde a última sexta-feira (27).
Atualmente, os vôos percorrem uma linha reta entre a região Sul --área do Cindacta 2-- e o Nordeste --Cindacta 3. Ao passar pelos Estados controlados pelo Cindacta 1, os pilotos acionam os controladores de Brasília. Com a nova rota, as aeronaves passarão pelo litoral de São Paulo e do Rio --que também são áreas do Cindacta 1--, mas não precisarão entrar em contato com Brasília.
Os operadores do Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), com sede em Brasília, controlam o tráfego nos Estados de São Paulo, Rio, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, parte do Mato Grosso e parte do Mato Grosso do Sul.
Em São Paulo, os pilotos entrarão em contato com o SRPV (Serviço Regional de Proteção ao Vôo) e, no Rio, com o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, diminuindo a carga de trabalho dos operadores do Cindacta 1. Ao chegar no norte do Espírito Santo, o controle será feito pelo Cindacta 3.
O Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), reconhece que a medida pode sobrecarregar o SRPV e o destacamento do Rio, mas afirma que os dois órgãos têm condições de absorver a nova demanda. O órgão espera que os problemas sejam resolvidos até o fim desta semana, quando novos controladores devem começar a trabalhar em Brasília.
A medida foi anunciada após uma reunião entre representantes da FAB (Força Aérea Brasileira), do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e da Infraero (estatal que administra os aeroportos), no Rio,
Desde a semana passada, os controladores de tráfego aéreo realizam uma operação-padrão que vem desencadeando atrasos generalizados nos aeroportos de São Paulo, Minas Gerais, Rio e Brasília. Segundo o presidente da Infraero, o brigadeiro José Carlos Pereira, os aeroportos mais prejudicados são os de Belo Horizonte e São Paulo.
Representantes das empresas aéreas também participaram da reunião. Segundo o Decea, eles prometeram "colaborar", apesar de o novo trajeto representar aumento de custos com combustível.
Enviado: Qua Nov 01, 2006 00:08
por DanielVS
O que eu acho curioso nessa história toda é que todos (incluindo a cúpula da Aeronáutica, DECEA etc) estão "a favor" dessa operação dos controladores, mesmo com todas as repercussões negativas da mídia. Além disso, essa situação mexe com as pessoas mais influentes do país (em termos político-econômicos), assim como com muitas empresas aéreas que estão, sim, perdendo $$$ com isso.
Parece que nada vai fazer os controladores se submeterem às condições a que se submetiam até o acidente da Gol. Isso é algo inédito (eu acho), uma vez que quando os controladores dos EUA fizeram uma greve geral há muitos anos, muitos foram simplesmente despedidos. (Lá, a maioria é civil).
Torço para que o sistema de tráfego aéreo brasileiro se aperfeiçoe tanto em termos de pessoal quanto de material, para que possa continuar prestando esse serviço essencial de utilidade pública.
Seria bom se muitos outros setores da sociedade pudessem fazer o mesmo que eles, quem sabe seria o começo de um novo Brasil?
Abraços