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Vôos no interior
Enviado: Qua Out 25, 2006 16:18
por FCM
Hoje o Estado do Rio Grande do Sul tem 8 cidades do interior atendidas pela aviação comercial:
Caxias do Sul: Gol (737-700), TAM (Fokker 100) e NHT (Let 410)
Passo Fundo: OceanAir (Fokker 100)
Santo Ângelo: OceanAir (Fokker 50)
Santa Maria: NHT (Let 410)
Santa Rosa: NHT (Let 410)
Horizontina: NHT (Let 410)
Pelotas: NHT (Let 410)
Rio Grande: NHT (Let 410)
Em breve, a NHT também voará para Uruguaiana, Erechim, Passo Fundo e Santana do Livramento/Rivera - elevando para 11 o número de cidades no interior do RS com vôos comerciais regulares.
E no seu Estado?
Enviado: Qua Out 25, 2006 17:38
por Afonso
everton_cwb escreveu:De cabeça, o que eu lembro são:
CWB: TAM, GOL, VRG, ONE, WEB, BRA, TRIP e NHT.
MGF e LDB: GOL e TAM.
IGU: GOL e TAM.
CAC: ONE e TRIP (?).
NHT com boatos de que vai começar operar cidades do interior quando chegar a 3ª aeronave.
Esqueci de alguma cia??
Sds!
Everton,
A Trip opera tb em Maringá com o vôo 5508 e 5509 a aeronave em questão é o ATR-42

Enviado: Qua Out 25, 2006 20:01
por Anonymous
Rosvalmir Afonso escreveu:everton_cwb escreveu:De cabeça, o que eu lembro são:
CWB: TAM, GOL, VRG, ONE, WEB, BRA, TRIP e NHT.
MGF e LDB: GOL e TAM.
IGU: GOL e TAM.
CAC: ONE e TRIP (?).
NHT com boatos de que vai começar operar cidades do interior quando chegar a 3ª aeronave.
Esqueci de alguma cia??
Sds!
Everton,
A Trip opera tb em Maringá com o vôo 5508 e 5509 a aeronave em questão é o ATR-42

A TRIP tambem opera em Londrina
Completando então:
CWB: TAM, GOL, VRG, ONE, WEB, BRA, TRIP e NHT.
MGF e LDB: GOL, TAM e TRIP.
IGU: GOL e TAM.
CAC: ONE e TRIP
Enviado: Qua Out 25, 2006 21:23
por Anonymous
Rosvalmir Afonso escreveu:
Everton,
A Trip opera tb em Maringá com o vôo 5508 e 5509 a aeronave em questão é o ATR-42

Isso sem falr nos voos:
Cascavel-Dourados;
Maringa-Campo Grando; Maringa-Rondonopolis
Londrina-Cuiaba, Londrina-Rondonopolis, Londrina-Campinas, Londrina-Brasilia.
Entre outros...
Enviado: Qui Out 26, 2006 00:05
por gugacwb
Infelizmente o interior do Paraná não é servido por companhias aéreas. Quem sabe com a NHT, algumas cidades voltem a entrar na mapa. Seria bem importante para o estado! Bom, para um estado que já teve 32 cidades com serviços regulares, e hoje somente 5, tá longe...
Abraço,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
Enviado: Qui Out 26, 2006 02:14
por bwach
RAO - Gol, Tam, Passaredo, Total, BRA
SJP - Gol, Tam, Passaredo
AQA - Pantanal
BAU - Pantanal
FRC - Passaredo
MII - Pantanal
PPB - Pantanal, BRA
ARU - Pantanal
SOD - OceanAir
SJK - OceanAir, Team
CPQ - Trip, Tam, Gol + FedEx, UPS, Cargolux, Polar Air, Lufthansa, ABSA, Lan Cargo, Martinair
Enviado: Qui Out 26, 2006 13:13
por FABIO XAP
Santa Catarina
FLN: GOL, TAM, TOTAL, VARIGLOG, WEISS..
NVT: GOL, TAM, NHT
JOI: GOL, TAM
XAP: GOL, OCEANAIR, WEISS
Acredito ser isso...mto pouco..
Criciuma, Lages, Blumenau, Videira, Caçador sem vôos.....
Abraços
Enviado: Qui Out 26, 2006 13:32
por gugacwb
FABIO XAP escreveu:Santa Catarina
FLN: GOL, TAM, TOTAL, VARIGLOG, WEISS..
NVT: GOL, TAM, NHT
JOI: GOL, TAM
XAP: GOL, OCEANAIR, WEISS
Acredito ser isso...mto pouco..
Criciuma, Lages, Blumenau, Videira, Caçador sem vôos.....
Realmente é muito pouco. Mas quem sabe com a NHT algumas dessas cidades sejam agraciadas com vôos regulares. Acho que com bons estudos de demanda, ações fortes de marketing, apoio de prefeituras e, quem sabe, subsídios, é bastante possível que a aviação regional cresça na região sul, e também em outras regiões.
Falando do Paraná, algumas cidades têm estrutura para receber vôos, mas falta apoio do governo estadual. Mesmo fazendo um trabalho bom nos aeroportos do interior, falta uma participação mais ativa.
Pelo o que andei vendo por aí, as cidades de Guarapuava, Pato Branco, Toledo, Campo Mourão, Umuarama e Paranavaí têm estrutura suficiente para receber vôos regulares. E são cidades importantes para o estado e que acredito ter demanda. Vale aí um estudo sobre o público e ações fortes de marketing.
Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
Enviado: Sáb Out 28, 2006 09:18
por vcs
Nossa como lamento por nossa avião regional ser tão precaria.Eu achava que com a pressão da ABETAR as coisas melhorariam.Existem muitas cidades ainda com potencial aéreo!
Enviado: Sáb Out 28, 2006 12:00
por Anonymous
gugacwb escreveu:Infelizmente o interior do Paraná não é servido por companhias aéreas. Quem sabe com a NHT, algumas cidades voltem a entrar na mapa. Seria bem importante para o estado! Bom, para um estado que já teve 32 cidades com serviços regulares, e hoje somente 5, tá longe...
Abraço,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
Esses tempos não vão voltar nunca.
Temos que levar em conta que toda a infra-extrutura de transporte melhorou muito nas ultimas decadas. A infra-estrutura das cidades do interior evoluiu muito também.
A 20 ou 30 anos atras, no auge da Aviação Regional, não existiam a maioria das estradas que existem hoje, se deslocar de automavel ou onibus de Guarapuava até Curitiba, levava um dia todo.
Hoje com as "modernas estradas" que temos essa viagem é feita em 3 horas de carro, um tempo infinitamente menor do que a algumas décadas.
Isso acabou por invabilizar o transporte em algumas cidades do interior, já que elas acabaram ficando, "perto de mais" da capital, para que compense pegar um avião.
Outro fator que influencio na redução de vôos regionais, foi a melhoria geral das cidades do interior.
A algumas décadas, tudo tinha que ser feito na capital, desde problemas de saude, legais, etc..
Hoje em dia a maioria das cidades de algum porte no interior já tem uma infra-extrutura que não fica devendo em nada a infra-extrutura existente na capital.
Isso faz com que seja cada vez menos necessario se deslocar até a capital, e conseguentemente, reduz a demanda de vôos regionais.
Enviado: Sáb Out 28, 2006 13:37
por gugacwb
Sem dúvida esses tempos não voltarão mais, até porque esse boom da aviação comercial brasileira no pós-guerra foi até mesmo uma irresponsabilidade de algumas companhias aéreas e também de muitas prefeituras. A aviação era muito diferente e como você falou, a infra-estrutura rodoviária era extremamente precária. Na década de 50 uma viagem entre Maringá e Curitiba poderia durar dias por via terrestre, e hoje é possível fazer em aproximadamente 5, 6 horas.
Mas mesmo assim é possível que algumas cidades voltem a ter serviço aéreo. Acredito que o Paraná, tirando as cidades que hoje contam com transporte aéreo regular, tem potencial para mais umas cinco cidades. Como tinha falado, isso depende de um empenho de empresas aéreas e de prefeituras locais, já que depender do governo federal é pedir demais.
E com um preço de passagem baixo, seria bastante competitivo mesmo com as estradas. Hoje, uma passagem de ônibus entre Paranavaí e Curitiba em ônibus convencional fica em R$ 73. E mesmo para quem usa carro, os pedágios nesse trecho levam pelo menos R$ 40, sem contar combustível. Então, se uma passagem aérea custasse por volta de 100, 120 reais, acredito que haveria uma boa resposta.
Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
Enviado: Sáb Out 28, 2006 14:00
por Anonymous
gugacwb escreveu:E com um preço de passagem baixo, seria bastante competitivo mesmo com as estradas. Hoje, uma passagem de ônibus entre Paranavaí e Curitiba em ônibus convencional fica em R$ 73. E mesmo para quem usa carro, os pedágios nesse trecho levam pelo menos R$ 40, sem contar combustível. Então, se uma passagem aérea custasse por volta de 100, 120 reais, acredito que haveria uma boa resposta.
Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
Com certeza, a unica maneira de o transporte aéreo ser competitivo, seria com preços acessiveis.
Mas aí já entra outra questão, como praticar preços acessíveis, se a demanda não é contante?
Me lembro do vôo sistematico operado no ano passado pela JetSul ligando Curitiba a Pato Branco, com a passagem custando R$ 240,00 era necessário ter no minimo 5 passageiros para cobrir os custos.
Mesmo depois de 6 meses ela não conseguiu atingir essa demanda diária, passou a realizar vôos em dias alternados, o que só contribuiu para a redução da demanda, já que devido a lei de Murphi, o dia que você tinha que ir a CWB, sempre caia justamante no dia que não tinha vôo.
Essas são cidades relativamente pequenas, a demanda de passageiros não é constante, como acontece em cidades maiores.
As cidades do interior estão muito sujeitas a sazonalidades da economia, já que a economia das cidades geralmente se apoia em um setor, por exemplo, se o agronegocio vai mal, Cascavel e Guarapuava praticamente param.
A unica solução para a aviação regional, seria a suplementação terifaria, isenção de impostos, ou algum outro tipo de incentivo.
A suplemetação tarifária, é um tanto injusta para os passageiros das capitais, mesmo o valor sendo pago pelas companhias aéreas, no final das contas ele vai ser incluído no valor da passagem.
A isenção de impostos, seria interessante, mas achar algum governo diposto a abrir mão disso, aí é outra história.
E para o governo, que infelizmente possui outras prioridades, é muito mais interessante construir estradas, que são vistosas, e que todo o povo vê, e rendem mais votos, do que incentivar a aviação regional.
Enviado: Sáb Out 28, 2006 14:10
por Anonymous
Uma regra simples que a maioria da companhias aéreas usa para definir quais cidades possuem demanda para vôos comerciais, é pegar um mapa e traçar uma circunferência com raio de 200 KM ao redor das cidades que já possuem vôos regulares.
As cidades que ficarem dentro de uma dessas circunferências, estarão dentro da área de influência dessa cidade maior que já possui vôos regulares, e dificilmente existirá demanda para mais vôos, salvo casos raros.
As cidades que ficarem fora dessa circunferência, teriam potencial para receber vôos, desde que apresentem população de no minimo 100 mil habitantes, alem disso são avaliadas varias quetões relacionadas a economia do municipio e região, para definir a viabilidade ou não dos vôos.
Re: Vôos no interior
Enviado: Dom Out 29, 2006 12:40
por FCM
Fernando C. Milke escreveu:
Em breve, a NHT também voará para Uruguaiana, Erechim, Passo Fundo e Santana do Livramento/Rivera - elevando para 11 o número de cidades no interior do RS com vôos comerciais regulares.
A NHT anunciou para dia 15/11 o início das operações regulares em Uruguaiana-RS e Santana do Livramento-RS (Aeroporto de Rivera no Uruguai).
Enviado: Dom Out 29, 2006 20:12
por Velásquez
Apenas complementando o tópico, seguem alguns dados das cidades atendidas por vôos regulares no país:
RS / 11 cidades
Caxias do Sul
Horizontina
Passo Fundo
Pelotas
Porto Alegre
Rio Grande
Santa Maria
Santa Rosa
Santana do Livramento
Santo Ângelo
Uruguaiana
Lembrando que as operações regulares em Santana do Livramento e Uruguaina irão começar em 15/11. Além disso, Santo Ângelo deverá perder os vôos regulares da Ocean Air na reformulação de sua malha. Erechim deverá entrar na malha da NHT em 2007.
SC / 4 cidades
Chapecó
Florianópolis
Joinvile
Navegantes
A cidade de Criciúma permance sem vôos regulares. Havia intenção da TAM em operar na cidade, porém o pedido de rota para a cidade foi cancelado pelo companhia. Lages deverá entrar na malha da NHT em 2007.
PR / 5 cidades
Cascavel
Curitiba
Foz do Iguaçu
Londrina
Maringá
Há estudos para operação nas cidades de Telêmaco Borba, Pato Branco, Guarapuava e Umuarama pela NHT em 2007. Além disso, outra empresa estuda a operação sistemática nas seguintes rotas: Curitiba / Pato Branco / Chapecó / Francisco Beltrão / Curitiba, Curitiba / Guarapuava / Toledo, Curitiba / Telêmaco Borba / Umuarama, Curitiba / Apucarana / Cianorte / Curitiba. Mais à frente confirmo a empresa e o equipamento, se realmente for operar os vôos planejados.
SP / 14 cidades
Araçatuba
Araraquara
Bauru
Campinas
Franca
Lins
Marília
Ourinhos
Presidente Prudente
Ribeirão Preto
São José do Rio Preto
São José dos Campos
São Paulo
Sorocaba
Destacando que as operações em Ourinhos e Lins são previstas para iniciar em 06/11 pela America Air. Já Sorocaba deixará de ser atendida pela Ocean Air, em sua reestruturação da malha em novembro.
RJ / 4 cidades
Buzios
Campos
Macaé
Rio de Janeiro
Há estudos para a operação da TEAM, na cidade de Resende, porém sem datas definidas.
ES / 1 cidade
Vitória
MG / 14 cidades
Alfenas
Araxá
Belo Horizonte
Diamantina
Divinópolis
Governador Valadares
Ipatinga
Juiz de Fora
Montes Claros
Patos de Minas
Poços de Caldas
Uberaba
Uberlândia
Varginha
Destacando que as operações em Alfenas e Poços de Caldas são previstas para iniciar em 06/11 pela America Air. Os vôos para Diamantina serão retomados pela Total em novembro. Cabe destacar os esforços da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMINOR) para efetivazação da rota Brasília / Unaí / Paracatu / Jão Pinheiro / Pirapora / Belo Horizonte, porém até o momento nenhuma empresa se interessou na exploração.
MS / 4 cidades
Bonito
Campo Grande
Corumbá
Dourados
As operações em Bonito são realizadas através de um charter semanal da CVC, operado pela TAM. Há previsão da inclusão do município de Três Lagoas ainda em 2006.
MT / 12 cidades
Alta Floresta
Aripuanã
Confresa
Cotriguaçu
Cuiabá
Juara
Juína
Lucas do Rio Verde
Matupá
Rondonópolis
São Felix do Araguaia
Sinop
GO / 3 cidades
Caldas Novas
Goiânia
Minaçu
As operações em Caldas Novas são realizadas por meio de vôos chartes. A Total tem planos para realizar a rota Belo Horizonte / Uberlândia / Rio Verde, porém sem data definida.
BA / 9 cidades
Barreiras
Bom Jesus da Lapa
Guanambi
Ilhéus
Paulo Afonso
Porto Seguro
Salvador
Una
Vitória da Conquista
SE / 1 cidade
Aracaju
AL / 1 cidade
Maceió
PE / 4 cidades
Caruaru
Fernando de Noronha
Petrolina
Recife
PB / 2 cidades
Campina Grande
João Pessoa
RN / 2 cidades
Mossoró
Natal
CE / 2 cidades
Fortaleza
Juazeiro do Norte
A Litorânea Taxi Aéreo planeja operar na cidade de Sobral, na ligação sistemática com o LET410.
PI / 1 cidade
Teresina
A Litorânea Taxi Aéreo planeja operar na cidade de Parnaíba, na ligação sistemática com o LET410.
MA / 3 cidades
Balsas
Imperatriz
São Luis
TO / 3 cidades
Araguaína
Gurupi
Palmas
RO / 3 cidades
Ji-Paraná
Porto Velho
Vilhena
AC / 4 cidades
Cruzeiro do Sul
Feijó
Rio Branco
Taraucá
RR / 1 cidade
Boa Vista
AP / 2 cidades
Macapá
Oiapoque
AM / 17 cidades
Barcelos
Borba
Carauari
Coari
Eirunepé
Fonte Boa
Humaitá
Lábrea
Manaus
Manicoré
Maués
Parintins
Santa Isabel do Rio Negro
São Gabriel da Cachoeira
São Paulo de Olivença
Tabatinga
Tefé
PA / 18 cidades
Altamira
Belém
Breves
Carajás
Conceição do Araguaia
Itaituba
Marabá
Monte Alegre
Monte Dourado
Oriximiná
Ourilândia do Norte
Porto de Moz
Redenção
Santana do Araguaia
Santarém
São Felix do Xingu
Trombetas
Tucuruí
DF / 1 cidade
Brasília
Com isso, o Brasil possui 146 cidades atendidas pelo transporte aéreo regular, menos de 3% do total dos municípios existentes.
Grande parcela dessas cidades são atendidas por aeronaves turboélices, em sua maioria E120 e ATR42-300.
Abraços
Enviado: Dom Out 29, 2006 21:09
por Anonymous
Velásquez escreveu:Há estudos para operação nas cidades de Telêmaco Borba, Pato Branco, Guarapuava e Umuarama pela NHT em 2007. Além disso, outra empresa estuda a operação sistemática nas seguintes rotas: Curitiba / Pato Branco / Chapecó / Francisco Beltrão / Curitiba, Curitiba / Guarapuava / Toledo, Curitiba / Telêmaco Borba / Umuarama, Curitiba / Apucarana / Cianorte / Curitiba. Mais à frente confirmo a empresa e o equipamento, se realmente for operar os vôos planejados.
Essa empresa não seria a JetSul?
Faz tempo que a JetSul está tentanto operar voôs no interior do Paraná, até já operou alguns, mas sempre esbarrou na falta de apoio das prefeituras e governos.
GEL
Enviado: Seg Out 30, 2006 08:06
por FCM
Velásquez escreveu:
Além disso, Santo Ângelo deverá perder os vôos regulares da Ocean Air na reformulação de sua malha.
Estranho, sábado o vôo 6312 GEL-POA (Fokker 50 PR-OAA) pousou no Salgado Filho com 28 pax.
Na época do EMB-120 Brasilia esta rota era disputada, colocaram o Fokker 50 mas aí entrou a NHT na história e simplemeste vão desistir?
Re: GEL
Enviado: Seg Out 30, 2006 09:12
por Anonymous
Fernando C. Milke escreveu:Velásquez escreveu:
Além disso, Santo Ângelo deverá perder os vôos regulares da Ocean Air na reformulação de sua malha.
Estranho, sábado o vôo 6312 GEL-POA (Fokker 50 PR-OAA) pousou no Salgado Filho com 28 pax.
Na época do EMB-120 Brasilia esta rota era disputada, colocaram o Fokker 50 mas aí entrou a NHT na história e simplemeste vão desistir?
A OceanAir pretende parar com quase todos os seus voôs regionais, para se dedicar somente a avião comercial.
Devem sobrar somente algumas poucas rotas regionais, como CWB-CAC, que são extremamente rentáveis.
Mesmo a rota CAC-CWB deve ser operada com F-100 assim que sair a ampliação do aeroporto de CAC ou então quando contruirem o novo aeroporto de CAC e Toledo. Esse aeroporto novo deverá ser contruido na divisa dos municiopios de Cascavel e Toledo, atendendo assim os dois municipios.
O novo aeroporto deverá ter Pista de Pouso e Decolagem com 2.500 x 45m, asfaltada e cabeceiras em pavimento Rígido.
A previsão é que as obras se iniciem no ano de 2007.
Re: GEL
Enviado: Seg Out 30, 2006 11:25
por Velásquez
Fernando C. Milke escreveu:Velásquez escreveu:
Além disso, Santo Ângelo deverá perder os vôos regulares da Ocean Air na reformulação de sua malha.
Estranho, sábado o vôo 6312 GEL-POA (Fokker 50 PR-OAA) pousou no Salgado Filho com 28 pax.
Na época do EMB-120 Brasilia esta rota era disputada, colocaram o Fokker 50 mas aí entrou a NHT na história e simplemeste vão desistir?
Fernando,
como disse, a suspensão dos vôos em GEL é uma possibilidade cogitada pela Ocean Air, porém a malha oficial ainda não saiu.
Vale lembrar que desde o início de seus vôos, a ONE deixou de atender as seguintes cidades:
Rio Grande, Santa Maria, Criciúma, Navegantes, Joinvile, Videira, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, São Carlos, Ribeirão Preto, Montes Claros (voltará à malha da empresa), São Mateus, Barreiras, Lençois, Paulo Afonso, Natal, Campina Grande, Teresina e Parnaíba.
Abraços
Enviado: Seg Out 30, 2006 11:27
por Velásquez
adluis escreveu:Velásquez escreveu:Há estudos para operação nas cidades de Telêmaco Borba, Pato Branco, Guarapuava e Umuarama pela NHT em 2007. Além disso, outra empresa estuda a operação sistemática nas seguintes rotas: Curitiba / Pato Branco / Chapecó / Francisco Beltrão / Curitiba, Curitiba / Guarapuava / Toledo, Curitiba / Telêmaco Borba / Umuarama, Curitiba / Apucarana / Cianorte / Curitiba. Mais à frente confirmo a empresa e o equipamento, se realmente for operar os vôos planejados.
Essa empresa não seria a JetSul?
Faz tempo que a JetSul está tentanto operar voôs no interior do Paraná, até já operou alguns, mas sempre esbarrou na falta de apoio das prefeituras e governos.
Adluis,
A empresa não é a Jetsul. Na verdade é uma empresa de outro estado que trabalha nos estudos para viabilização desses vôos.
Abraços