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Dúvida
Enviado: Qua Nov 01, 2006 12:34
por Marcelo Carvalho
Olá, pessoal, não seria lógico um avião do porte do A-350 ou do 787 vender mais que um 744 ou A-380?
Re: Dúvida
Enviado: Qua Nov 01, 2006 12:47
por LucioCavalcanti
Marcelo Carvalho escreveu:Olá, pessoal, não seria lógico um avião do porte do A-350 ou do 787 vender mais que um 744 ou A-380?
Caro Marcelo,
Em números de encomendas, sim. Afinal são aeronaves menores com preços, evidentemente, menores.
No entanto, quando se avalia qual aeronave comprar, outros aspectos são levados em consideração.
Para citar um deles: slot nos aeroportos.
Sabemos que para uma aeronave pousar/decolar é necessário que a cia. aérea tenha um slot.
E aí é que vem a reflexão sobre o que é mais vantajoso:
1) brigar por mais slots em aeroportos já no limite de tráfego?
2) buscar aeroportos alternativos que, talvez, não sejam do agrado dos passageiros, porém trazem maior flexibilidade à malha?
3) aproveitar o slot já existente e "carregar" mais passageiros de uma vez só?
Com esse cenário em mente, fica claro que de acordo com a decisão de cada cia. aérea será necessário uma aeronave maior (se optar pela opção 3) ou por aeronaves, que podem ser maiores ou menores (opção 1 e 2).
Isso para ficar só num aspecto, pois existem vários a serem analisados: custo por passageiro, infraestrutura existente, etc.
Abraços.
Enviado: Qua Nov 01, 2006 13:48
por Celso Clementino Moreira
Como dizem que desgraça pouca é bobagem a AIRBUS convive agora com duas ótimas notícias- 1- TAM com pedido firme de 4 777-300 ER e opçoes e para ajudar reavalia CANCELAMENTO DO PEDIDO DO A 350 E 2-Japão pretende BANIR quadrirreatores de seus aeroportos!!!! os 747-400D estao sendo substituidos por bi reatores.
Se a Boeing conserguir pedidos firmes para ativar uma segunda linha de produçao do 787 ou eventualmente do 777 o golpe na AIR BUS sera mortal.
Enviado: Ter Nov 07, 2006 16:34
por Frg_DF
07/11/2006 - 15h33
FedEx cancela encomendas de Airbus A380 e troca por 15 Boeings
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da Folha Online
A FedEx, maior empresa de entregas dos EUA, anunciou nesta terça-feira que cancelou sua encomenda de 10 aviões A380, da européia Airbus, e que fez pedidos firmes de 15 aviões modelo 777 da rival americana Boeing, com opção de outros 15.
Divulgação
O Airbus A380
Os atrasos na fabricação do A380 foram a causa da troca, segundo comunicado da FedEx.
A Airbus informou que lamenta a decisão da FedEx, disse a porta-voz da empresa, Barbara Kracht, mas disse que a companhia "entende a necessidade da FedEx em cuidar urgentemente de sua capacidade de crescimento".
A Airbus adiou para 2010 o prazo de entrega das primeiras unidades do A380 na versão para transporte de cargas (a previsão anterior para o início das entregas era 2008). Já a Boeing informou que terá as primeiras unidades para a FedEx para entrega em 2009.
"Estamos ansiosos para trabalhar com a FedEx nesse novo capítulo de nosso relacionamento", disse o vice-presidente de vendas para as Américas da Boeing Commercial Airplanes, Ray Conner.
Divulgação
O Boeing 777
A EADS, proprietária da Airbus, informou no mês passado que os atrasos lhe custarão mais US$ 3,6 bilhões nos lucros operacionais, levando o impacto financeiro dos atrasos para US$ 6,1 bilhões em quatro anos.
A companhia aérea Emirates, responsável por 45 dos 159 pedidos da aeronave na versão para transporte de passageiros, informou que a encomenda de US$ 13 bilhões corre risco. "Essa é uma questão muito séria e a companhia está revisando todas as suas opções", disse Tim Clark, executivo-chefe da empresa.
Já a empresa aérea Virgin disse que seu conselho discutirá no dia 12 a compra de seis aeronaves. De acordo com o porta-voz da empresa, Paul Charles, todas as opções estão "sobre a mesa" e os "atrasos têm sérias implicações".
Enviado: Ter Nov 07, 2006 17:50
por Vector
Não sei se o Airbus A380 vai naufragar... mas o casco está cada vez com mais "buracos"...
A algum tempo atrás disse que a Airbus estava tentando criar um mercado para seu avião... e a Boeing estava criando um avião para um mercado. E achava a estratégia da Airbus muito arriscada e mais baseada em governos megalomaníacos e a egos inflados do que na realidade do mercado.
Não digo com isso que o A380 vai ser um fracasso... mas digo que a Boeing tem tudo para retomar a primeira posição no mercado de aviões comerciais. É s´´o seu programa não atrasar tb.
Se por um lado o 787 é bem menor, por outro é tecnologicamente mais avançado e cheio de conceitos inovadores e desafiadores, que tb podem trazer atrasos e aumentos de custos ao programa.
Sds,
Vector
Enviado: Ter Nov 07, 2006 19:20
por Anonymous
O problema da Airbus é que o atraso do A380 está afetando outros projetos. O A350 deve ser "deixado de lado" em favor de uma solução para o programa do A380, mão de obra, investimentos, etc...
Com isso o A350XWB ainda não tem pedidos firmes e ainda não foi lançado e pode chegar bem atrasado no mercado, deixando assim para o rival 787 muitos pedidos numa temporada de compra e renovação de frota das empresas aéreas. O tombo seria muito pior se a Boeing tivesse conseguido lançar o 747-8 versão pax um pouco antes.
Temos ainda um futuro reflexo na minha opinião quando a família A320 precisar ser substituída ou revitalizada (já está quase na hora). Não acredito que a Airbus terá peito de lançar outra aeronave enquanto não tiver um lucro com seu A380 ou A350. Com isso mais uma vez a Boeing pode largar na frente e lançar uma nova família de narrow-bodies antes da Airbus.
Por isso o atraso do A380 é muito grave e deve ser resolvido o mais rápido possível. Isso se a Boeing tb não atrasar tb o 787...
Abraço
Enviado: Ter Nov 07, 2006 23:01
por darksjr
prezados, após ler os últimos tópicos fiquei transtornado e não consegui emitir uma opinião própria...porém surgiu uma dúvida. Por que a TAM só usa na maioria AIRBUS? Foi algum acordo? Recentemente voei em um A320 na cadeira 7 e gostei muito porém achei o avião muito barulhento...na decolagem fiquei preocupado.
um abraço
Airbus na TAM
Enviado: Qua Nov 08, 2006 12:05
por rafaelguimaraes
Pelo que li no livro sobre a vida do Cmte Rolim "O Sonho Brasileiro", que recomendo, a opção pelos Airbus foi decidida de uma forma um tanto peculiar.
O cmte queria os Boeings, até porque era piloto e tinha a marca muito forte na cabeça, mas recebeu um tratamento e condições comerciais da Airbus inigualáveis ( lembrem-se que a Boeing não atravessava um momento muito positivo na época ). Além disso, ele fez a compra conjunta com a Lan e a TACA, o que melhorou ainda mais.
O fato pitoresco foi que à época ele justificou assim a aquisição dos Airbus:
"Na Boeing eu não consigo falar nem com o gerente comercial mas na Airbus eu sou atendido pelo presidente".
Enviado: Qua Nov 15, 2006 19:47
por Sandro
Bem que achei que ja tinha lindo um post parecido!! hehehehe,, depois que via a data, mas minha opiniao tb nao mudou acho que é aquilo que escrevi la na 1° pagina!!
Enviado: Ter Mar 06, 2007 13:36
por Celso Clementino Moreira
Após 2 anos do post inicial, a situação agrava-se muito pois vejamos.
1- FEDEX E UPS cancelaram todas as encomendas do A380 F.
2- O ponto de equilibrio entre investimento e retorno implica na venda de 300 aeronaves o que convenhamos neste momento parecer ser inatingivel.
3- A AIRBUS admitiu prejuízos adcionais de 5 bilhoes de euros com o projeto, incluindo descontos em outras aeronaves, etc.
4- Se a Boeing colocar uma segunda linha de produção do 787, antecipando entregas do 787-10 , a tragédia para a AIRBUS poderá ser fatal.
5-) A 350 em 2013, vejamos quantos cancelamentos teremos.
HOJE estou mais convecido do que nunca que em se tratando de GESTÃO DE NEGÓCIO a AIRBUS tinha amadores no comando.
Como eu disse em um outro post
Enviado: Ter Mar 06, 2007 15:50
por rafaelguimaraes
Entrou água no chopp da Airbus!
Esse A380 pode levá-la a bancarrota, pois já está dando briga entre sócios, ameaça de demissões em massa, troca de comando, etc...
Se a Boeing acelerar as entregas do 787, tchau!
Rafael
Enviado: Ter Mar 06, 2007 15:53
por meron Kovalchuk
Talvez fosse conveniente lembrar aos colegas de Forum que a discussão Boeing 747/ Airbus 380 800 deverá agora ser feita em cima do B 747-8 e 747 8F (os 747 maiores que o 747 400 que voarão em 2009 comercialmente) e o 380 800 que terá uma (só uma) aeronave na versão de passageiros voando a partir de Setembro de 2007 comercialmente. A edição de ontem da Aviation Week & Space Technology anuncia que a versão cargueira ( Airbus 380-800 F), foi descartada pelas restantes empresas que tinham encomendas (UPS e FEDEX incluidas), e que esta versão ficará postergada para mais uma década. Não comparem 787 e 350 da Airbus por enquanto; o 350 só voará na próxima década enquanto o 787 deverá ter seu batismo comercial no fim de 2008.
Meron Kovalchuk
meron@uol.com.br
Enviado: Ter Mar 06, 2007 16:11
por meron Kovalchuk
Colegas de Forum:
Como o mais antigo assinante de Aviation Week & Space Technology da "terrinha". possuo uma grande quantidade de informações sobre a Aviação mundial e coisas correlatas; Vendo as "briguinhas" 380/747, notei que muito se foi escrito com base em estatísticas velhas e fatos já superados. Como minha assinatura está em dia. me proponho a responder, dentro do possivel, qualquer pergunta pertinente aos temas, inclusive de ordem técnica quando possível. Meron Kovalchuk
meron@uol.com.br
Enviado: Ter Mar 06, 2007 20:42
por Celso Clementino Moreira
Meron,
Acho que voce não entendeu o fulcro da questão. Na epoca que o post iniciava ha 2 anos eu relatei o sentimento do pessoal que gerenciava a BOEING e que previram tudo que iria ocorrer com a AIRBUS.
Leia atentamente o post inicial. A questão colocada é que não haveria mercado para que um investimento do porte do A380 desse retorno. E isto se confirmou, no ritmo que vamos talvez nunca a AIRBUS consiga recuperar o investimento feito no A380, ou ao menos a taxa de retorno do investimento é tão lenta que torna-se um péssimo investimento ao acionista.
A AIRBUS deve tormar imensas precauções com o A 350, pois entrar em serviço em 2013 para concorrer com um projeto inovador como o 787 não havendo retorno no investimento, poderia falir.
Enquanto a AIRBUS afirmava que haveria mercado para 2000 A 380 em vinte anos, para a BOEING esse número não chegaria a 300 aeronaves. Confirmadas as previsões da BOEING o projeto A 380 foi péssimo aos investidores.
A AIRBUS me parece estar "out of time" pois fala-se que somente a renovação de frota das majors americanas seria de 300 aeronaves e o único produto que a AIRBUS tem que poderia competir seria o A330. O sucesso estrondoso do 787 vai se consolidificar. A Emirates é candidata a SOZINHA comprar 50 787-10.
O 747-8 ainda não disse ao que veio, porém seu custo de criação é IMENSAMENTE menor que os 12 BILHOES DE EUROS gastos no A380.
Acontece que com barril a US$ 100 (de querosene) economia de combustível é fundamental e nisso o 787 é imbatível e quem buscou o A380 buscava reduçao de custo por assento, como fator primordial. Logo um 787 de longo alcance (10) é rival sim do A380.
ABRAÇO.
Re: A380 - E A ASCENÇÃO DA BOEING
Enviado: Ter Jan 12, 2010 19:32
por Celso Clementino Moreira
Airbus: gigante A380 continuará sendo um peso para companhia
A Airbus decepcionou previsões do mercado ao apresentar uma queda na receita anual e alertou que o superjumbo A380 continuará sendo um peso financeiro para a companhia nos próximos anos.
Representantes da empresa ainda renovaram a pressão sobre os governos europeus para realização de concessões sobre orçamentos e prazos estourados, em uma disputa que se arrasta há 9 meses sobre o avião de transporte militar A400M, que a Airbus insiste ser incapaz de produzir sem mais recursos.
A Airbus, parte do grupo aeroespacial EADS, tem sofrido há anos com os atrasos no desenvolvimento das aeronaves civil e militar, dois dos maiores projetos industriais da Europa.
Mas apesar da produção do A380 ter caído em seu segundo ano completo de produção, o presidente-executivo da Airbus, Tom Enders, disse que uma auditoria interna encontrou formas de produzir o modelo de maneira mais eficiente.
A empresa entregou 10 superjumbos, ante 12 em 2008 e contra uma meta inicial de 18 para 2009. Enders disse que quatro aviões deixaram de ser produzidos devido a pedidos de adiamento feitos por companhias aéreas devido à fraca economia. O restante foi gerado por obstáculos à produção no final do ano.
No geral, a Airbus entregou um recorde de 498 aviões no ano passado, contra 483 em 2008, superando a Boeing pelo sétimo ano consecutivo.
Enders disse que a empresa planeja manter as entregas em 2010 "aproximadamente" nos mesmos níveis vistos nos últimos dois anos.
Mas apesar do aumento nas entregas, a receita caiu 3,6%, para cerca de 41,7 bilhões de euros em 2009, 1 bilhão de euros a menos que o esperado pelo mercado.
O segundo maior grupo aeroespacial do mundo, depois da Boeing, previu receita "aproximadamente estável" contra o recorde do ano anterior de 43,27 bilhões de euros.
Fonte:
http://economia.terra.com.br/noticias/n ... nN12184075
COMENTARIO PESSOAL. A 380 um projeto fora do seu tempo!
Re: A380 - E A ASCENÇÃO DA BOEING
Enviado: Sáb Jan 23, 2010 11:57
por aviationcombr
O 787 está "massacrando a Airbus"? Não é o que parece... por enquanto, o avião de 2 motores e fuselagem larga que vem conquistando mais clientes é o A330-200. Espere até o A350 sair da prancheta!
Falando em fracassos, a Boeing também já teve os seus. Um exemplo é o Boeing 717 (sucessor dos MD-80)... E o 747-8, por acaso está com mais vendas que o A380?
Cada fabricante tem também seus sucessos... ou alguém contesta os dos A319, A320, A330-200, B777, B737-700 e B737-800, ou os regionais da nossa EMBRAER?
Re: A380 - E A ASCENÇÃO DA BOEING
Enviado: Sáb Jan 23, 2010 11:59
por aviationcombr
Por outro lado, mais uma vez os europeus estão pagando o preço por serem arrojados e inovadores. Como já pagaram com o Concorde!
Re: A380 - E A ASCENÇÃO DA BOEING
Enviado: Dom Jan 24, 2010 23:51
por Celso Clementino Moreira
LoboDoMar escreveu:
O 787 está "massacrando a Airbus"? Não é o que parece... concordo parcialmente atraso no 787 está prejudicando o projeto, por enquanto, o avião de 2 motores e fuselagem larga que vem conquistando mais clientes é o A330-200 nao tenho esta informação. Espere até o A350 sair da prancheta! bem , isto ainda para mim é uma incognita.
Falando em fracassos, a Boeing também já teve os seus. Um exemplo é o Boeing 717 (sucessor dos MD-80)... sim, tem razão E o 747-8, por acaso está com mais vendas que o A380, ? não, mas o custo do projeto é infinitamente menor
Cada fabricante tem também seus sucessos... ou alguém contesta os dos A319, A320, A330-200, B777, B737-700 e B737-800, ou os regionais da nossa EMBRAER?
Voce tem razão em algumas colocações feitas, segundo meu ponto de vista.
abraço.