Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- PC
Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Em meados dos anos 70, a Varig alugava um Curtiss C-46 da Austral (Argentina) para o transporte de cargas! Meu pai dizia que era um avião muito bom para esse fim.
-
- MASTER
O C-46 foi o melhor cargueiro a pistão que a VARIG possuiu , principalmente o Super C-46 . Chamavam, carinhosamente , de "João Bôbo" pois aceitava toda a carga que cabia nele , ultrapassando seu pêso máximo , e ele nem sentia ...EduardoJoseDias escreveu:Em meados dos anos 70, a Varig alugava um Curtiss C-46 da Austral (Argentina) para o transporte de cargas! Meu pai dizia que era um avião muito bom para esse fim.
Sérgio Bica
Cursio,José Cursio escreveu:Seguem mais alguns dados sobre os Curtiss Commando que foram acidentados.
Frota VARIG > Curtiss Commando acidentados.
22 MAR 1965 - PP-VBJ - Curtiss C-46 – Gravata – vitimas – 03 fatais - cargueiro
12 DEC 1961 - PP-VBM - Curtiss C-46 - Rio de Janeiro – vitimas – 02 caiu no mar
18 DEC 1960 - PP-VCT - Curtiss C-46 - São Paulo – vitimas – 0 – cargueiro só tripulação (*)
07 APR 1957 - PP-VCF - Curtiss C-46 – Bagé – vitimas – 40 fatais
04 JUN 1954 - PP-VBZ - Curtiss C-46 - São Paulo – vitimas – 03 fatais
21 FEB 1952 - PP-VCB - Curtiss C-46 - Rio de Janeiro – vitimas – 0 (não há confirmação de vitimas)
02 AUG 1949 - PP-VBI - Curtiss C-46 – Jaquirana – vitimas – 05 fatais
(*) Varou a pista em São Paulo – Congonhas perda total da aeronave.
Abraços
Cursio
Hjoe estiveefetuando uma pesquisa paaum outro Entusiasta, e o acidnete do C-46C PP-VBJ definitivamente,
nãofoi em 1965.
Eis o que possuo a respeito do PP-VBJ c/n 33481:
Originalmente, um C-46D-15-CU entregue a USAF em 23.03.1945 como 44-78085.
Deixou os USA, entregue a 8Th Air Force 11.04.1945.
Retornou para os USA Bradley 20.07.1945.
Para a Reconstruction Finance Corp. 44-78085 Walnut Ridge 14.01.1946.
Vendido para a LB Smith Aircraft Corp com N74668 em Camp Hill, PA
Vendido para a Varig em 24.05.1948 registrado em 12.11.1948.
Acidentado sem maiores consequencias no Rio em 19.01.1950,
Convertido para Super C-46C em OUT de 1962
Primeira vistoria como Super C-46C em 03.10.1962.
Acidentado próximo a REC, fazenda Cachita, Serra dos Coelhos, município de Gravataí/PE
em 15.07.1968 as 21.30 P.
Em vôo para REC, acusou posição Gamela e foi autorizado a baixar para nível 20. A posição era falsa e a aeronave colidiu com a serra. Comandante Barbieri, Co-Piloto Behie e Rádio Operador Godoy, todos faleceram. Cancelado do RAB em 20.12.1968.
Os dados do acidente me foram fornecidos pelo Cmdte. C. Dufriche, o resto foi obtido através de várias pesquisas.
Cedrini
Prezados Amigos:
Encontrei essa foto, no Airliners.net, de um C-46, prefixo PP-NMH (cn 26508), abandonado em Itacoatiara, Estado do Amazonas:

http://www.airliners.net/photo/Untitled-(SAVA--/Curtiss-C-46A-Commando/1884292/L/" onclick="window.open(this.href);return false;
Alguém sabe mais a respeito dessa velha águia???
Encontrei essa foto, no Airliners.net, de um C-46, prefixo PP-NMH (cn 26508), abandonado em Itacoatiara, Estado do Amazonas:

http://www.airliners.net/photo/Untitled-(SAVA--/Curtiss-C-46A-Commando/1884292/L/" onclick="window.open(this.href);return false;
Alguém sabe mais a respeito dessa velha águia???
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
- Constellation
- Moderador
Emerson,
O Curtiss C-46A-CU Commando PP-NMH saiu da fábrica em maio de 1943, c/n 26508, ex-USAAF 4112381, equipado com motores Pratt & Whitney R-2800-51 Double Wasp de 2000 hp. A USAF, sucessora da USAAF, vendeu o avião em Davis-Montham AFB, no Arizona, para a LB Smith Aircraft Corp. onde recebeu a matrícula N9340R, em 1960. A LB Smith vendeu a aeronave à NAB - Navegação Aérea Brasileira em 20/12/1960, recebendo a matrícula PP-NMH. Quando a NAB foi incorporada ao Lóide Aéreo em 1961, o avião passou a ser operado por essa empresa, mas mantendo os títulos do Lóide e a mesma matrícula. Em fevereiro de 1962, o Lóide foi incorporado à VASP, recebendo a pintura dessa empresa e os títulos, mas mantendo a mesma matrícula. A VASP arrendou o avião em junho de 1968 para a SAVA - Serviços Aéreos do Vale Amazônico, que depois acabou comprando o avião definitivamente. Voou pouco tempo na SAVA, sendo encostado em Itacoatiara/AM, e parcialmente desmontado. Certificado de Aeronavegabilidade vencido em 30/04/1976.
Grande abraço.
O Curtiss C-46A-CU Commando PP-NMH saiu da fábrica em maio de 1943, c/n 26508, ex-USAAF 4112381, equipado com motores Pratt & Whitney R-2800-51 Double Wasp de 2000 hp. A USAF, sucessora da USAAF, vendeu o avião em Davis-Montham AFB, no Arizona, para a LB Smith Aircraft Corp. onde recebeu a matrícula N9340R, em 1960. A LB Smith vendeu a aeronave à NAB - Navegação Aérea Brasileira em 20/12/1960, recebendo a matrícula PP-NMH. Quando a NAB foi incorporada ao Lóide Aéreo em 1961, o avião passou a ser operado por essa empresa, mas mantendo os títulos do Lóide e a mesma matrícula. Em fevereiro de 1962, o Lóide foi incorporado à VASP, recebendo a pintura dessa empresa e os títulos, mas mantendo a mesma matrícula. A VASP arrendou o avião em junho de 1968 para a SAVA - Serviços Aéreos do Vale Amazônico, que depois acabou comprando o avião definitivamente. Voou pouco tempo na SAVA, sendo encostado em Itacoatiara/AM, e parcialmente desmontado. Certificado de Aeronavegabilidade vencido em 30/04/1976.
Grande abraço.

-
- PC
Pelo google earth loclizei, junto ao aerporto desta cidade econtrei algo que parece um avião abandonado. Mas não se parece com uma carcaça de Curtiss.
Parece mais fina e cumprida. Alguem sabe dizer é realmente o Curtiss?
- Constellation
- Moderador
Eu olhei o avião lá e parece ser mesmo o Curtiss. De lado, o avião parece mais "gordo" do que de cima, pois tem um fuselagem com seção em forma de 8. Parece que não tem mais a cauda, mas as asas são de Curtiss mesmo.ProjetoDC3 escreveu:Pelo google earth loclizei, junto ao aerporto desta cidade econtrei algo que parece um avião abandonado. Mas não se parece com uma carcaça de Curtiss.
Grande abraço.

- Maurício
- MASTER
Consta que depois da SAVA, este C-46 operou na TABA. Os C-46 na TABA voaram entre 1976 e 1981.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
-
- PC
Uma coisa que eu lembro de criança é que ele fazia o mesmo barulho dos Convair? Uma curiosidade que sei que vou ter resposta aqui. ERA O MESMO MOTOR?
-
- MASTER
Quando vieram , não . Depois a VARIG modificou a maioria para SuperCurtiss C-45 , empregando motores do CV 240 . Para tal usou uma conversão da firma americana L.B. SmithEduardoJoseDias escreveu:Uma coisa que eu lembro de criança é que ele fazia o mesmo barulho dos Convair? Uma curiosidade que sei que vou ter resposta aqui. ERA O MESMO MOTOR?
Sérgio Bica
-
- MASTER
Leia-se C-46 e não C-45 . Desculpe !
Sérgio Bica
Sérgio Bica
Caros amigos
Estou desenterrando este interessante tópico para tentar sanar algumas dúvidas.
O C-46 tinha um espécie de rampa no assoalho próximo à porta principal, para a carga entrar nivelada no avião. Isso acabava gerando um certo desnível entre essa rampa e o fundo da cabine.
Pois bem, gostaria de saber como era a configuração usual dos C-46, em relação ao número e à disposição das poltronas, lavatórios, galleys e como essa rampa influenciava, pois na área dela a altura da cabine acabava ficando menor.
Também gostaria de saber como era a disposição dos tripulantes na cabine, haja visto que naquela época muitos aviões utilizavam rádio-operador. Onde ele ficava no C-46?
E em relação à conversão para Super C-46, era somente trocado o motor (de 2,000 hp para 2,400 hp?) ou ocorriam outras mudanças, conforme este artigo da Flight International:
http://www.flightglobal.com/pdfarchive/ ... 00530.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Aqui outra conversão:
http://www.flightglobal.com/pdfarchive/ ... 00830.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Muito obrigado!
Estou desenterrando este interessante tópico para tentar sanar algumas dúvidas.
O C-46 tinha um espécie de rampa no assoalho próximo à porta principal, para a carga entrar nivelada no avião. Isso acabava gerando um certo desnível entre essa rampa e o fundo da cabine.
Pois bem, gostaria de saber como era a configuração usual dos C-46, em relação ao número e à disposição das poltronas, lavatórios, galleys e como essa rampa influenciava, pois na área dela a altura da cabine acabava ficando menor.
Também gostaria de saber como era a disposição dos tripulantes na cabine, haja visto que naquela época muitos aviões utilizavam rádio-operador. Onde ele ficava no C-46?
E em relação à conversão para Super C-46, era somente trocado o motor (de 2,000 hp para 2,400 hp?) ou ocorriam outras mudanças, conforme este artigo da Flight International:
http://www.flightglobal.com/pdfarchive/ ... 00530.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Aqui outra conversão:
http://www.flightglobal.com/pdfarchive/ ... 00830.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Muito obrigado!
Eu trabalhei na VARIG fui varias vezes no museu em POA e nao tinha ideia do que existia la, parece que certas coisas eram escondidas , algumas coisas que procurei saber , nao informavam ou era desinformação do funcionario, se eu soubesse que tinha um arquivo fotografico teria visto tudo. Na VARIG do RIO tinha um setor de fotografias de tudo da RG tambem um misterio para funcionarios , dificil ate de entrar, o que será que foi feito pois fazem anos que nao vou ao RIO nao sei onde foi parar tudo que tinha la e que ficou para (flex) que nunca existiu...sei que a Varig acabou nao volta mais , mas a historia que tinha no museu NAO
deve ir pra o lixo...Os ex funcionarios aposentados interessados deveriam assumir o museu como premio , e alguem ajudar...

Históricamente, o primeiro esforço para melhorar a performance dos C-46s, foi a adição de duas turbinas SNCASO ( Turbomeca) Palas de 350 libras estática em “pods” debaixo das asas de um C-46F. As mesmas utilizavam gasolina igual a de aviação de 100/130 octanas dos tanques normais. Em maio de 1952 já surgia na Revista Flight a informação de que a SNCASO iria efetuar a instalação experimental de duas turbinas Turbomeca Pala em uma aeronave Curtiss C-46. Em setembro de 1952 já se mencionava, sempre na Flight, que o primeiroC-46 a adotar essas turbinas , com o serviço efetuado por uma empresa Italiana tinha iniciado testes em voo. Segundo consta, em dezembro de 1952 o PP-VBY foi o primeiro Curtiss a tê-las empregado, montadas pela Officine Aeronavali Venezia Spa.
Dados principais da turbina ( Auxiliary Jet Unit)
Maximum static thrust 160 kg (350 lb)
Total length 1.755 m (Min)
Maximum width 0.45 m (18in)
Gross weight 95 kg (210 lb)
Compressor.—Single-stage centrifugal type; theoretical compression ratio at sea
level, 4 : 1 ; delivery at sea level, 3.1 kg/sec (6.85 lb/sec).
C o m b u s t i on chamber.—Annular; centrifugal injection from rotating disc.
Turbine.—Single-stage axial.
Nozzle.—Length, 450 mm (18in); jet velocity, 470 m/sec (1,550 ft/sec).
Fuel.—Petrol or kerosine.
Todavia, como acho que o Sérgio Bica já mencionou, a Varig acabou descontinuando o seu uso.
Vieram depois as modificações efetuadas pela LB Smith Aircraft em associação com a Air Carriers & Services que desenvolveram o CW-20T ou Modificação Categoria “T”e posteriormente o Super C-46.Ambos utilizavam motores R2800-C de 2.100 HP e várias outras modificações. A Varig teve diversas aeronaves modificadas para essa versão Super 46C.exceto as “herdadas” do Consórcio Real-Aerovias que mantiveram seus motores originais, se não estou enganado, mudaram somente as hélices de quadripás, para tripás.
Gostaria de descobrir exatamente quanto C-46 utilizaram as Turbinas Palas e suas matrículas e quando e onde foram instaladas e desinstalas e de achar um levantamento de quais foram convertidos para C46C (tenho isso anotado em algum lugar)
Mas isso acho que isso somente o Sérgio poderá nos contar.
Cedrini
Todavia, como acho que o Sérgio Bica já mencionou, a Varig acabou descontinuando o seu uso.
Vieram depois as modificações efetuadas pela LB Smith Aircraft em associação com a Air Carriers & Services que desenvolveram o CW-20T ou Modificação Categoria “T”e posteriormente o Super C-46.Ambos utilizavam motores R2800-C de 2.100 HP e várias outras modificações. A Varig teve diversas aeronaves modificadas para essa versão Super 46C.exceto as “herdadas” do Consórcio Real-Aerovias que mantiveram seus motores originais, se não estou enganado, mudaram somente as hélices de quadripás, para tripás.
Gostaria de descobrir exatamente quanto C-46 utilizaram as Turbinas Palas e suas matrículas e quando e onde foram instaladas e desinstalas e de achar um levantamento de quais foram convertidos para C46C (tenho isso anotado em algum lugar)
Cedrini
-
- PC
Eu sei que , a Varig gostava tanto dos C-46, que andou alugando um da AUSTRAL em meados dos anos 70 , para suprir o transporte de cargas.
-
- MASTER
Amigos:
Quanto ao tema dos C-46's da RG equipado com jatos, achei uma reportagem do jornal Diário de Notícias de Porto Alegre, datada de 31-DEZ-1952.
A matéria informa que no dia anterior havia chegado a Porto Alegre o C-46 PP-VBY que foi o primeiro a ter instalado o equipamento suplementar, operação levada a cabo pela Aeronavali em Veneza.
O voo ferry do 'VBY partiu de Roma, com escala na Ilha do Sal e Natal, prosseguindo em voo direto para POA. Fizeram parte da equipe de translado o Sr. Klinger Umberto, presidente da Oficcine Aeronavali; Orsi Jean, técnico francês em jatos; Morciano Ippazio, comandante; Panini Renato, 1o oficial; Grillo Aldo, mecânico de voo e Moscardelli Lívio, rádiotelegrafista.
Antes do pouso no Salgado Filho, a aeronave executou várias evoluções a baixa altura sobre a área circunstante ao aeródromo, o que chamou a atenção de vários populares e do pessoal do próprio aeroporto.
Abraços,
Marcelo Magalhães
Quanto ao tema dos C-46's da RG equipado com jatos, achei uma reportagem do jornal Diário de Notícias de Porto Alegre, datada de 31-DEZ-1952.
A matéria informa que no dia anterior havia chegado a Porto Alegre o C-46 PP-VBY que foi o primeiro a ter instalado o equipamento suplementar, operação levada a cabo pela Aeronavali em Veneza.
O voo ferry do 'VBY partiu de Roma, com escala na Ilha do Sal e Natal, prosseguindo em voo direto para POA. Fizeram parte da equipe de translado o Sr. Klinger Umberto, presidente da Oficcine Aeronavali; Orsi Jean, técnico francês em jatos; Morciano Ippazio, comandante; Panini Renato, 1o oficial; Grillo Aldo, mecânico de voo e Moscardelli Lívio, rádiotelegrafista.
Antes do pouso no Salgado Filho, a aeronave executou várias evoluções a baixa altura sobre a área circunstante ao aeródromo, o que chamou a atenção de vários populares e do pessoal do próprio aeroporto.
Abraços,
Marcelo Magalhães
-
- MASTER
Amigos:
Foto que acompanhou a matéria do jornal Diário de Notícias que referi acima:

Abraços,
Marcelo Magalhães
Foto que acompanhou a matéria do jornal Diário de Notícias que referi acima:

Abraços,
Marcelo Magalhães
Olá pessoal.
Tive um professor que trabalhou nestes C-46, e me lembro que ele me contou que esses motores a jato eram "meramente ilustrativos", tinham um péssimo custo benefício, e que a real intenção de ter um C-46 "quadrimotor" era obter autorização para voos internacionais com ele. Ah... e teve um(s) fato(s) em que o aileron, que era entelado, pegou fogo devido ao calor e/ou fogo que saiu pelo escapamento.
Até mais!
Tive um professor que trabalhou nestes C-46, e me lembro que ele me contou que esses motores a jato eram "meramente ilustrativos", tinham um péssimo custo benefício, e que a real intenção de ter um C-46 "quadrimotor" era obter autorização para voos internacionais com ele. Ah... e teve um(s) fato(s) em que o aileron, que era entelado, pegou fogo devido ao calor e/ou fogo que saiu pelo escapamento.
Até mais!

-
- MASTER
Oi, CedriniCedrini escreveu:Históricamente, o primeiro esforço para melhorar a performance dos C-46s, foi a adição de duas turbinas SNCASO ( Turbomeca) Palas de 350 libras estática em “pods” debaixo das asas de um C-46F. As mesmas utilizavam gasolina igual a de aviação de 100/130 octanas dos tanques normais. Em maio de 1952 já surgia na Revista Flight a informação de que a SNCASO iria efetuar a instalação experimental de duas turbinas Turbomeca Pala em uma aeronave Curtiss C-46. Em setembro de 1952 já se mencionava, sempre na Flight, que o primeiroC-46 a adotar essas turbinas , com o serviço efetuado por uma empresa Italiana tinha iniciado testes em voo. Segundo consta, em dezembro de 1952 o PP-VBY foi o primeiro Curtiss a tê-las empregado, montadas pela Officine Aeronavali Venezia Spa.
Cedrini
Vou procurar umas anotações que tenho , referentes aos C-46 da VARIG e depois repasso . Estou no final da construção e acabamento do meu apartamento ( mais de 3 anos de espera) e ando meio "tonto" com a bagunça ... mas vou mandar !
-
- MASTER
Conforme disse na minha mensagem ao Cedrini , vou catar os apontamentos que tenho referentes aos C-46 da VARIG e postarei aqui , mas vou adiantar duas coisas : essas turbininhas eram meramente cosméticas , não resolviam nada ...Sentaapua escreveu:Olá pessoal.
Até mais!
Quanto ao fogo no aileron , foram muitos casos ...
Elas foram retiradas dos C-46 após o acidente do PP-VCF , e, 1957 , em Bagé , durante a arremetida monomotor, ocasião em que soltou a asa e vitimou todos os 40 ocupantes . Resta lembrar que o motivo do acidente , não foi o uso da turbininha .