[TÓPICO FIXO] VARIG

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Sandro
MASTER
MASTER

Espero de tempo ainda!

Mensagem por Sandro »

http://www3.atarde.com.br/economia/inte ... 986507.xml

12/06/2006 - 18:01
TAP apresenta proposta de compra da Varig, diz fonte
Galerias

Agência Reuters

O presidente da TAP, Fernando Pinto, apresentou nesta segunda-feira ao juiz Luiz Roberto Ayoub, encarregado do processo de recuperação judicial da Varig, proposta de compra da empresa, segundo uma fonte ligada ao Tribunal de Justiça.

O valor da oferta não foi informado, mas seria uma aquisição em consórcio com a Air Canada e o fundo de investimento norte-americano Brookfield.

Em Lisboa, um porta-voz da companhia portuguesa afirmou à Reuters que a "TAP não tem comentários a fazer mas continua a acompanhar o processo da Varig".

Com frequência o nome da TAP aparece entre as interessadas em assumir as operações da Varig. A empresa portuguesa adquiriu no final do ano passado, por meio da AeroLB, a VEM e a VarigLog, antigas subsidiárias de manutenção e logística da Varig, respectivamente. Depois, a AeroLB vendeu a VarigLog para a Volo do Brasil.

O presidente da companhia aérea portuguesa já manifestou repetidas vezes seu interesse pela Varig.

No final de abril, o executivo da TAP --que já presidiu a própria Varig-- disse que só injetaria recursos na empresa brasileira depois de sua reestruturação financeira e operacional.

Recentemente, a AeroLB, empresa de propósito específico formada pela TAP para a compra da VEM, visitou o "data room" (sala de informações) da Varig montado antes do leilão de venda da empresa brasileira. No leilão, contudo, apenas a NV Participações, que representa os Trabalhadores do Grupo Varig, apresentou proposta de compra.
marcato
CMTE.
CMTE.
Contato:

Re: Eu não acredito!

Mensagem por marcato »

moises Propp escreveu:Eu não acredito que uma empresa com o tamanho da VARIG
possa num final de semana cancelar 19 vôos, até com o
aviao lotado pronta para decolar para USA , com 263 pax
Então está na hora de vc rever seus conceitos.
A Varig cancelou todos voos para os EUA justamente para não ter nenhum dos tais 7 aviões retidos pela justiça americana.
aí tem sacanagem para acabar com qualquer
empresa, me desculpa,

Eu ja chamariam da má gestão!
se a empresa continuar nas mãos destas
pessoas de consultoria contratadas que dizem que são entenditos
e melhor contratar o Juiz para administrar que e bem melhor.
Hehehehe então que não seja um juiz que acreditem em papai noel, em coelhinho da pascoa e que a Varig é viavel :-)
TEM SABOTAGEM AÍ!
Faz tempo!
E eu te digo quem ta sabotando!
É uma tal de FRB, ou seja, um grupo dos proprios funcionarios da Varig!
Editado pela última vez por marcato em Seg Jun 12, 2006 19:11, em um total de 1 vez.
Fernando Marcato

Imagem
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Aos 49 do segundo tempo...
marcato
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por marcato »

alvarosp17 escreveu:Tudo bem, vocêis tão aceitando issu muito bem!!!! Só não venham choramingar mais tarde, quando o Brasil não tiver mais empresas aéreas brasileiras. Vejam: Primeiro foi a Transbrasil, depois Vasp, agora Varig.....
Acreditar no que?
Isso é a lei do mercado.
Empresas ruins morrem e empresas novas e melhores vão ganhando espaço!
Fernando Marcato

Imagem
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

alvarosp17 escreveu:Tudo bem, vocêis tão aceitando issu muito bem!!!! Só não venham choramingar mais tarde, quando o Brasil não tiver mais empresas aéreas brasileiras. Vejam: Primeiro foi a Transbrasil, depois Vasp, agora Varig.....
TBA, VASP, VARIG...

OceanAir, GOL... quem sabe aparece mais uma...
As empresas se vão mas o passageiro fica, e ele vai ter que escolher outra ou ir de ônibus.

Abraço
rafaelguimaraes
MULTI
MULTI

Sobre a imprensa II

Mensagem por rafaelguimaraes »

Pessoal,

Quando eu descrevi esta MENTIRA da CBN, eu quis dizer o seguinte:
A VARIG está com problemas? SIM, centenas deles e todos gravíssimos! A VARIG está com a frota comprometida? SIM e a cada dia reduzindo mais...mas não MINTAM DESCARADAMENTE, ao dizer que a VARIG está operando apenas com um avião na ponte, pq eu fui CONFERIR PESSOALMENTE e tive a grata surpresa de ver 2 operando..DOIS É O DOBRO DE UM e foi isso que me indignou...falassem 2 e não 1. A isso se chama de mentira, expediente conhecido da Rede Globo, diga-se de passagem.
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Concordo com o pensamentos de alguns participantes, realmente
a Varig e mal administrada,e está nesta situação por culpa propria,
mas eu gostaria que voces conhece-se bem a historia das empresas
que hojem entram no mercado de aviação, estas empresas possuem
uma grande frota de ônibus trabalhando em linhas que são um monopolio
e pagam um imposto para operar que só eles sabem o que fatura as
linhas e governo não controla , colocam umas carroças de ônibus que
a população anda que da até medo, em vez de eles aplicarem os lucros
que tem em ônibus para o conforto dos passageiros, entraram no mercado da avição com as promoções de passagem popular e com
avioes novos, assim e facil, porisso o governo não deixa entrar empresarios americanos, imagimen uma AA, 606 avioes, uns 100 parados no deserto, duvido que uma empresa que vem anos e anos pagando altos impostos e mercado ocilando do jeito que é, não resiste.

Eu fico triste por que a VARIG não pode se defender desta concorencia
desleal, pois hoje é administrada por pessoas fracas, sem ideias,
mas acho que a VARIG sendo uma empresa muito antiga tem direitos
adquiridos, ela e mais antida que ,DAC, ANAC, ela tem 78 anos, acho
que estas empresas que hoje operam, deveriam pagaram royal para
poder voar em algumas rotas, pois algumas destas rotas foram exploradas pela VARIG, existiu um investimento para divulgar este
tipo de serviço, eu acho que um bom advogado e umas noites acordado
dariam um bom lucro, a VARIG poderia se recuperar.
Se voces acham que estou falando uma bobagem, entao comprem um ônibus e registre ele na ANTT, quero ver se você consegue
fazer a linha de Sao Paulo até o Rio, duvido, a linha pertence ao Grupo
da 1001 dona da Cometa , e ninguem mais pode fazer ela, porisso
que eu digo que a VARIG tem direitos adquiridos.
Toda a critica deve ser construtiva, eu observo as pessoas pelo que
dizem, aí voce vê o carrater de uma pessoa.

SDS,
MOISES/POA
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

moises, a VARIG realmente é histórica e merecia outro fim. Seria muito bom ( para ela ) se ela se mantivesse líder nacional e líder em rotas para o exterior. Um A-330 da TAM e um B777 da VARIG lado a lado em NY, um 767 da TBA em Orlando ao lado de um MD-11 da VASP, seria o ideal.
Em Guarulhos, a asa A da VARIG, a B da TAM, a C da GOL...
Mas devemos lembrar que a história sempre se repete. Muda o nome da empresa, às vezes o país, mas no fim é sempre igual.
Não sei sua idade mas se tiver por volta de 25-30 anos, pelo menos, vc deve se lembrar da PAnAn, TWA, Eastern, certo? Quem era a poderosa American Airlines na época?
A American cresceu e se tornou o que é hoje porque se aproveitou das falhas e dos espaços deixados por essas grandes empresas nos EUA. Nada é eterno e principalmente se for mal administrado. Direito adquirido em rotas? royalties? A VARIG ganhou a concessão do Governo Brasileiro ( assim como todas as outras cias ) para voar nessas rotas. A linha não é da VARIG, nem da TAM, nem da GOL.. é do governo.
Nào é com gestos de última hora que se corrigem defeitos que datam de décadas e que já há muito tempo destruíram a empresa.
É muito triste mas acho que esse não é o fim da aviação nacional.

Abraço
marcato
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por marcato »

asnomalon escreveu:moises, a VARIG realmente é histórica e merecia outro fim. Seria muito bom ( para ela ) se ela se mantivesse líder nacional e líder em rotas para o exterior. Um A-330 da TAM e um B777 da VARIG lado a lado em NY, um 767 da TBA em Orlando ao lado de um MD-11 da VASP, seria o ideal.
Em Guarulhos, a asa A da VARIG, a B da TAM, a C da GOL...
Mas devemos lembrar que a história sempre se repete. Muda o nome da empresa, às vezes o país, mas no fim é sempre igual.
Não sei sua idade mas se tiver por volta de 25-30 anos, pelo menos, vc deve se lembrar da PAnAn, TWA, Eastern, certo? Quem era a poderosa American Airlines na época?
A American cresceu e se tornou o que é hoje porque se aproveitou das falhas e dos espaços deixados por essas grandes empresas nos EUA. Nada é eterno e principalmente se for mal administrado. Direito adquirido em rotas? royalties? A VARIG ganhou a concessão do Governo Brasileiro ( assim como todas as outras cias ) para voar nessas rotas. A linha não é da VARIG, nem da TAM, nem da GOL.. é do governo.
Nào é com gestos de última hora que se corrigem defeitos que datam de décadas e que já há muito tempo destruíram a empresa.
É muito triste mas acho que esse não é o fim da aviação nacional.

Abraço
Perfeitas palavras!
Concordo com exatamente tudo que vc falou!
Fernando Marcato

Imagem
Sandro
MASTER
MASTER

Mensagem por Sandro »

asnomalon escreveu:
TBA, VASP, VARIG...

OceanAir, GOL... quem sabe aparece mais uma...
As empresas se vão mas o passageiro fica, e ele vai ter que escolher outra ou ir de ônibus.

Abraço
Um grande problema é recuperar este passageiro, e se ele gostar de ir de ônibus?? Isto é serio depois que AA, ou qualquer outra CIA, pegar os passageiros quem diz que ele volta para uma TAM RG, GOL? Este é um dos grandes problemas,,, e tem mais estava lendo na Aero Magazine deste mês os Slots nos aeroportos do Mundo que a Varig tem?? e se a TAM quiserem pegar eles, não tem como pq que gerencia isto são os aeroportos e acordos entre as companhias se a TAM quiser pode querer, mas vai para o fim da fila!!
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

asnomalon escreveu:(...)Direito adquirido em rotas? royalties? A VARIG ganhou a concessão do Governo Brasileiro ( assim como todas as outras cias ) para voar nessas rotas. A linha não é da VARIG, nem da TAM, nem da GOL.. é do governo.
(...)
Muito interessante esta questão.
Pela lei todas as rotas deveriam ser licitadas, ou seja, disputadas entre as empresas que, inclusive, pagariam ao governo por elas. Assim acontece com os serviços de transporte coletivos das cidades, por exemplo.
Mas isso nunca foi aplicado e é a discussão constante sobre os espaços ainda ocupados pela Transbrasil e Vasp nos aeroportos.
Frg_DF
PC
PC

Mensagem por Frg_DF »

OPERAÇÕES VARIG - 12/6

A VARIG opera diariamente 180 vôos domésticos e internacionais e informa que hoje, 12 de junho, foram cancelados 20 vôos. Pela manhã, foram cancelados quatro vôos da ponte área Rio/São Paulo/Rio apenas devido ao atraso na liberação de duas aeronaves que estavam em manutenção programada. O atendimento ficou normalizado já a partir das 10 horas.

Os outros 16 cancelamentos de hoje foram causados pela necessidade de manutenção de aeronaves e também pelas más condições climáticas nos aeroportos de Foz do Iguaçu, Florianópolis e Salvador, onde forte chuva interrompeu a operação de todas as companhias aéreas.

A seguir os 16 trechos cancelados no dia de hoje:

Vôo 2313 - Salvador / Rio (Galeão)
Vôo 2314 - Rio (Galeão) / Salvador
Vôo 2317 - Salvador / Rio (Galeão)
Vôo 2251 - Rio (Galeão) / São Paulo (Guarulhos)
Vôo 8612 - Rio (Galeão) / Buenos Aires
Vôo 8613 - Buenos Aires / Rio (Galeão)
Vôo 8648 - São Paulo (Guarulhos) / Buenos Aires
Vôo 8649 - Buenos Aires / São Paulo (Guarulhos)
Vôo 2822 - Rio (Galeão) / Vitória
Vôo 2823 - Vitória / Rio (Galeão)
Vôo 2032 - São Paulo (Congonhas) / Belo Horizonte ( Confins)
Vôo 2083 - Belo Horizonte (Confins) / Rio (Galeão)
Vôo 2083 - Rio (Galeão) / São Paulo (Congonhas)
Vôo 8923 - São Paulo (Guarulhos) / Rio (Galeão)
Vôo 2200 - São Paulo (Guarulhos) / Manaus
Vôo 2201 - Manaus/ São Paulo (Guarulhos)
Frg_DF
PC
PC

Mensagem por Frg_DF »

Varig acaba de divulgar os vôos que teve de cancelar hoje, 17 no total, mas destaca que opera diariamente 180 vôos domésticos e internacionais. Ou seja, cancelou 10% da malha. "Os cancelamentos foram feitos pela necessidade de manutenção de alguns aviões", diz a empresa em comunicado.

Os cancelamentos de hoje incluem Paris, a Ponte Aérea e o Nordeste. São eles:

Vôo 2334 - São Paulo(Guarulhos)/Salvador/Natal
Vôo 2335 - Natal/Salvador/São Paulo (Guarulhos)
Vôo 2821 - Vitória/Rio/São Paulo (Congonhas) - somente a etapa Rio/São Paulo
Vôo 2032 - São Paulo(Congonhas)/Belo Horizonte (Confins)
Vôo 2083 - Belo Horizonte (Confins)/Rio/São Paulo (Congonhas)
Vôo 2796- São Paulo (Congonhas)/Curitiba/Porto Alegre
Vôo 2799 - Porto Alegre/Curitiba/São Paulo (Congonhas)
Vôo 2786 - São Paulo (Congonhas)/ Florianópolis
Vôo 2787 - Florianópolis/ São Paulo (Congonhas)
Vôo 2700 - São Paulo (Congonhas)/Curitiba
Vôo 2701 - Curitiba/São Paulo (Congonhas)
Vôo 8920 - Rio (Galeão)/São Paulo (Guarulhos)
Vôo 8936 - São Paulo (Guarulhos)/ Rio (Galeão)
Vôo 2408 - Rio (Santos Dumont)/São Paulo (Congonhas) - ponte aérea
Vôo 2403 - São Paulo (Congonhas)/Rio (Santos Dumont) - ponte aérea
Vôo 8919 - Montevidéu/São Paulo (Guarulhos)
Vôo 8721 - Rio(Galeão)/São Paulo (Guarulhos)/Paris - será cancelado hoje à noite e os passageiros serão acomodados em outros vôos da Varig hoje mesmo: via Frankfurt (vôo 8740) e via Londres (vôo 8756).

"A Varig esclarece que todos os passageiros dos vôos cancelados têm sido acomodados em outros vôos da companhia ou de congêneres. A empresa tem mantido bons índices de aproveitamento em seus vôos. Nas rotas domésticas, o aproveitamento é 68% e nas internacionais, 65%. Na Ponte Aérea, o aproveitamento está em torno de 50%", diz o comunicado.
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Sr. Asnomalon, tenho 39, a PAN AN foi fundade em 14.3.27 pelo Sr.
Juan Terry Triape, com sede em Nova York, e encerrou suas atividade
em 04.12.91, e a TWA foi fundada em 13.7.25, mais começou a operar
em 1926, tendo como sede St. Louis, e terminou sua atividades em
02.12.2001, pois AA adquiriu esta empresa no começo de 2001, estas
duas empresas sofreram apartir de 1978 quando os EUA liberou o monopolio da rotas regionais, e operavam com avioes de grande porte
ou seja alta despesas para poder operar, e a concorrencia desleal de
algumas empresas como a propria AA com tarifas mais baixas em rotas
que mantinha alto numero de pax,a TWA sofreu tambem com o incidente de 11 de setembro, A Delta foi fundada em 30.5.24 , 2004
teve um prejuijo de $ 4.5bilhoes, muitas destas empresas americanas
fecharam por motivos que eu acho que a GOL e TAM não compraram
a VARIG, empresa que tem um caixa bom e estão bem organizadas,
não devem adquirir uma empresa que está em ruina, pois pode
acontecer de as 2 empresas ir a ruina, pois uma coisa eu digo, duvido
alguem saber realmente qual e a divida da VARIG, as unicas pessoas
que podem comprar a VARIG são aventureiros que não depende dela
mesmo para reerguer, tiram de outras empresas dos mesmo grupo.

SDS,
MOISES/POA
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

A Justiça de NY decidiu pela prorrogração de mais uma semana, para o provável arresto dos sete aviões.
E uma outra empresa, proprietária de turbinas, requer a devolução - via Justiça - em 30 dias.

Maurício.
Maurício
MASTER
MASTER

Luz no túnel

Mensagem por Maurício »

NOVA PROPOSTA PELA VARIG

Um investidor não identificado, do setor aéreo brasileiro, ofereceu nesta terça-feira (13) pela Varig US$ 450 milhões em efetivo (espécie), anunciou em NY o advogado da empresa Rick Antonoff. E estaria reunido com o magistrado Luiz Ayoub.

Fonte: Terra

Maurício.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Meu caro Marcato,
Pelo visto além do juiz Ayub, existe outro, menos iluminado que voce desta vez em NY. O que será que leva um juiz de corte de falências americana ser tão inferior em pensamento com relação a vc (interrog.)
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

QUEM SABE APARECEU UMA LUZ?

tomara que esta noticia seja verdadeira, porque a Varig com todo
estes problemas, ela e viavél, ela precisa se reogarnizar, demitir alguns funcionarios, padronizando uma frota toda, assim termina os problemas de tripulação , todos seram preparados iguais, a unica diferença vaí ser os prefixo de cada uma aeronave, imagina a frota com, 727-737-757-767-777-MD11-DC10, antigos 747, quantos pilotos estão ganhando ser fazer nada, poís a VARIG tem varias aeronaves no estaleiro.
Um bom empreendedor precisa de no minimo de 75 dias para a empresa
começar dar resultados, 30 dias para ver os problemas, mais 30 dias para
estudar o mercado e os concorrentes, e os outros 15 dias atacar o mercado, fazer uma politica de tarifa, nas rotas que ficam no meio das
outras, sem precisar ter aviões especificos para uma exata rota.

SDS,
MOISES/POA.
Frg_DF
PC
PC

Mensagem por Frg_DF »

Justiça dos EUA espera análise de nova proposta e mantém aviões da Varig
Publicidade
CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio

A Corte de Falências de Nova York decidiu hoje prorrogar a liminar que protege os aviões e turbinas da Varig de apreensão até o dia 21 de junho. A decisão foi do juiz Robert Drain que levou em conta a nova proposta de compra da empresa no valor de US$ 450 milhões.

A nova oferta é praticamente o mesmo proposto pelo TGV (Trabalhadores do Grupo Varig) no leilão realizado na semana passada. O montante, no entanto, seria pago em dinheiro e o comprador, ainda não identificado, estaria pronto para fazer o depósito de US$ 75 milhões necessário para garantir a continuidade das operações da empresa --conforme estabelecido no edital do leilão.

A proposta contempla as condições impostas pelo juiz Luiz Roberto Ayoub, que cuida do caso Varig no Brasil, para que o TGV comprasse a empresa aérea.

Ontem o juiz disse que só a aceitará a proposta caso o grupo de funcionários consiga enquadrá-la no edital do leilão. Os funcionários ofereceram pagar R$ 500 milhões do R$ 1,01 bilhão da proposta em debêntures (títulos de dívida privada) e lucros futuros, mas o edital só previa pagamentos em dinheiro ou créditos a receber da Varig.

O magistrado também deu até o meio-dia de amanhã para que o TGV mostre que possui mesmo R$ 225 milhões em créditos a receber da Varig e R$ 285 milhões em dinheiro para concretizar o pagamento.

Caso a proposta do TGV seja recusada, o juiz poderá receber novas ofertas, o que incluiria essa de US$ 450 milhões em dinheiro.

Justiça dos EUA

Empresas de leasing travam batalha na Justiça americana para tentar recuperar a frota alegando falta de pagamento da companhia aérea brasileira. A decisão do juiz norte-americano dá mais fôlego à Varig, que não tem aviões próprios.

Na última sexta-feira, a juíza Karla Moskowitz, da Suprema Corte do Estado de Nova York, determinou que a Varig parasse de operar sete aviões da Boeing a partir desta terça-feira e os devolvesse no dia 1º de julho.

A Varig informou na semana passada que não iria recorrer da decisão da juíza por esperar decisão favorável de Drain.

Desde sábado, a empresa tem cancelado ao menos 16 vôos por dia devido à "necessidade de manutenção de alguns aviões".
Frg_DF
PC
PC

Mensagem por Frg_DF »

Sindicato pode ir à Justiça contra venda da Varig a TGV

Agência Estado

19:08 13/06, atualizada às 19:25 13/06

A presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, afirmou que a entidade pode entrar na Justiça contra a venda da Varig para o grupo de empregados TGV, caso a proposta seja aceita com a utilização de créditos dos trabalhadores. A oferta da TGV é de R$ 1,010 bilhão (US$ 449 milhões), sendo R$ 285 milhões em dinheiro vivo e R$ 225 milhões que viriam de créditos que os trabalhadores têm a receber da empresa.

Leia abaixo o texto

O juiz Luiz Roberto Ayoub, responsável pela recuperação judicial da companhia, homologou a proposta, mas pediu mais esclarecimentos, que têm de ser fornecidos até amanhã. "A Justiça não pode aceitar o uso indevido de créditos trabalhistas para comprar a empresa. Se isso ocorrer, nós vamos ao Ministério Público, não vamos aceitar", disse Balbino. "Queremos salvar a Varig, mas não a qualquer custo."

De acordo com ela, a empresa de leasing de aeronaves (lessor) ILFC há muito tempo quer retomar os aviões da Varig. "É o lessor mais agressivo. Eles têm interesse de repassar alguns Boeing para a Gol", declarou. A Varig tem de quitar hoje o pagamento de uma parcela ao ILFC, sob risco de perder aeronaves.

Segundo Selma Balbino, há investidores interessados na compra da Varig, mas são quase todos estrangeiros, que precisam de representantes brasileiros. Como a lei brasileira limita a participação de estrangeiros a 20% do capital social de uma companhia aérea, a situação se complica. De acordo com a sindicalista, corre sério risco de ser revertida a venda da empresa de logística da Varig, a VarigLog, para a Volo do Brasil, companhia que tem como sócia o fundo americano Matlin Patterson. De acordo com Balbino, essa venda foi importante porque representou a entrada de dinheiro vivo na Varig, mantendo-a em operação.
Responder