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Re: Cerimônia de entrega dos MD11 para VARIG
Enviado: Dom Fev 12, 2012 22:25
por Kavalos
Lembro que logo que chegaram ao Brasil,a Varig fazia treinamento aqui em POA.
No início,a população desavisada pensava que os aviões estavam em pane,de tão baixo que voavam em cima da cidade.
É verdadeira a história que uma dessas aeronaves teve o trem de pouso trincado , de tanta pancada que levava de pilotos em treinamento??
!G
Enviado: Seg Fev 13, 2012 22:56
por Constellation
Kavalos escreveu:Lembro que logo que chegaram ao Brasil,a Varig fazia treinamento aqui em POA.
No início,a população desavisada pensava que os aviões estavam em pane,de tão baixo que voavam em cima da cidade.
É verdadeira a história que uma dessas aeronaves teve o trem de pouso trincado , de tanta pancada que levava de pilotos em treinamento??
Kavalos,
Eu sei que o MD-11 não é uma aeronave fácil de pousar. Quando os motores são reduzidos, parece que tem a tendência de subir o nariz, consequência daquele motor na cauda, bem acima do CG, que tende a empurrar o nariz para baixo em voo, mas que tem o efeito oposto qdo é reduzido.
Essas levantadas bruscas do nariz provocam um tipo de acidente, ou incidente, denominado "Bounced Landing". A FEDEX perdeu pelo menos dois MD-11 com esse tipo de acidente, um em Newark e outro em Narita, esse último foi fatal para os tripulantes.
Parece que houve um acidente com um MD11 da Varig em junho de 2006, ele perdeu a perna central do trem de pouso principal, foi muito sério. O aeroporto era Brasília, e a aeronave era o PP-VQG.
Bem, galera, nunca voei o MD11 e só ouvi pilotos dele falarem isso, ok? Se tiverem alguma correção a fazer, fiquem à vontade.
Grande abraço.
Re: MD-11
Enviado: Ter Fev 14, 2012 10:38
por FCM
Constellation escreveu:Eu sei que o MD-11 não é uma aeronave fácil de pousar.
Voei 8 vezes em MD-11 da Varig (cinco GRU-POA e três POA-GRU) e lembro que não houve pouso suave, uma vez o toque em GRU foi tão forte que derrubou os casacos e paletós que estavam em cabides no armário central.
Re: !G
Enviado: Qua Fev 15, 2012 20:31
por filalb
Constellation escreveu:
(...) Eu sei que o MD-11 não é uma aeronave fácil de pousar. Quando os motores são reduzidos, parece que tem a tendência de subir o nariz, consequência daquele motor na cauda, bem acima do CG, que tende a empurrar o nariz para baixo em voo, mas que tem o efeito oposto qdo é reduzido.
Essas levantadas bruscas do nariz provocam um tipo de acidente, ou incidente, denominado "Bounced Landing". A FEDEX perdeu pelo menos dois MD-11 com esse tipo de acidente, um em Newark e outro em Narita, esse último foi fatal para os tripulantes. (...)
Eu voei o MD-11 uma vez apenas, na Varig. É um avião fantástico para o passageiro, tal como o DC-10, mas potencialmente traiçoeiro para o piloto, não só pela posição elevada do motor #2, mas também pela deficiente efetividade do estabilizador horizontal em baixa velocidade (tipicamente em aproximação), que é significativamente menor em dimensão comparando com o DC-10. Foram vários os acidentes derivados dessa combinação.
Re: !G
Enviado: Qui Fev 16, 2012 23:13
por Constellation
filalb escreveu:Constellation escreveu:
(...) Eu sei que o MD-11 não é uma aeronave fácil de pousar. Quando os motores são reduzidos, parece que tem a tendência de subir o nariz, consequência daquele motor na cauda, bem acima do CG, que tende a empurrar o nariz para baixo em voo, mas que tem o efeito oposto qdo é reduzido.
Essas levantadas bruscas do nariz provocam um tipo de acidente, ou incidente, denominado "Bounced Landing". A FEDEX perdeu pelo menos dois MD-11 com esse tipo de acidente, um em Newark e outro em Narita, esse último foi fatal para os tripulantes. (...)
Eu voei o MD-11 uma vez apenas, na Varig. É um avião fantástico para o passageiro, tal como o DC-10, mas potencialmente traiçoeiro para o piloto, não só pela posição elevada do motor #2, mas também pela deficiente efetividade do estabilizador horizontal em baixa velocidade (tipicamente em aproximação), que é significativamente menor em dimensão comparando com o DC-10. Foram vários os acidentes derivados dessa combinação.
Nunca voei no MD-11, realmente uma pena, voei no DC-10, o saudoso PP-VMA. Tanto o DC-10 quanto o MD-11 são lentos de resposta de profundor em baixa velocidade, e isso se torna um problema quando os motores são reduzidos e o nariz sobe, já que o motor #2 empurra o nariz pra baixo, e quando é reduzido... O estabilizador do MD-11 teve sua área reduzida devido ao maior braço de alavanca em relação ao CG, já que o MD-11 é mais comprido. É uma pena que o projetista se esqueceu, nesse caso, que o MD-11 é bem mais pesado que o DC-10 e tem mais inércia e, portanto, resposta mais lenta dos comandos.
Grande abraço.
Re: Cerimônia de entrega dos MD11 para VARIG
Enviado: Sex Fev 17, 2012 23:14
por elmus vat
Voei centenas de vezes nos MD11 da Varig, tanto em longo quanto curto percurso. Na minha opinião o melhor avião que já voei. Muitas vees voei no cockpit ( naquele tempo dava) e o avião era simplesmeente o máximo. parecia uma flexa subindo e acelerando vigorosamente. Pena!!
Re: Cerimônia de entrega dos MD11 para VARIG
Enviado: Sáb Fev 18, 2012 16:04
por Constellation
elmus vat escreveu:Voei centenas de vezes nos MD11 da Varig, tanto em longo quanto curto percurso. Na minha opinião o melhor avião que já voei. Muitas vees voei no cockpit ( naquele tempo dava) e o avião era simplesmeente o máximo. parecia uma flexa subindo e acelerando vigorosamente. Pena!!
Pois é, Elmus,
Realmente é um ótimo avião, tanto que até agora nenhum exemplar dele foi desmontado, fora os acidentados. E já tivemos B777 e 747-400 desmontados já... O que é realmente uma pena é que a maioria voa carga, e existem pouquíssimos transportando passageiros.
Grande abraço.