Curtiss C-46 na VARIG Anotações
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- Constellation
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Cedrini,
Eu lembro que meu falecido pai me falou desses aviões, que eram para vir de um "depósito" de aviões de sobras de guerra, na África do Norte, snme no Egito. Realmente havia um depósito de aviões lá, entre os quais muitos C-46 praticamente sem uso.
O problema é quem se apossou desses aviões, uma empresa italiana, vendeu mais aviões do que realmente tinha, e muitos clientes ficaram na mão, entre os quais a Varig.
Um abraço.
Eu lembro que meu falecido pai me falou desses aviões, que eram para vir de um "depósito" de aviões de sobras de guerra, na África do Norte, snme no Egito. Realmente havia um depósito de aviões lá, entre os quais muitos C-46 praticamente sem uso.
O problema é quem se apossou desses aviões, uma empresa italiana, vendeu mais aviões do que realmente tinha, e muitos clientes ficaram na mão, entre os quais a Varig.
Um abraço.

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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Oi , Cedrini
Essa história dos C-46 na RG daria matéria para um livro , mas vamos ao que interessa .
A VARIG tinha idéia de crescer com os C-46 , já tendo reservado os prefixos conforme você mostra na sua lista . Acontece que surgiram duas oportunidades com as quais ela não contava : a linha para NY e a consequente compra dos 3 Super G que exigiu uma soma monumental de U$ e para a qual a VARIG não estava preparada , sendo que foi necessária a construção de dois enormes Hangares , oficina de manutenção para as aeronaves , banco de provas , oficina para equipamentos eletrônicos etc , etc, além de treinamento de tripulantes e mecânicos , já que o "equipamento sofisticado" da RG , até então eram os DC-3 e os C-46 ... Nessa ocasião houve a primeira redução na encomenda dos C-46 , mas ainda restava um número substancial para alavancar as linhas nacionais , que mesmo reduzidas em virtude dos gastos com a linha de NY , ainda necessitariam de mais algumas aeronaves . Aí veio a segunda oportunidade com a qual a VARIG não contava: A PAN AMERICAN estava colocando a venda , alguns de seus CV-240 , da Divisão do Caribe . No primeiro momento a VARIG comprou 2 , logo seguidos por mais 3 . Aí foi a pá de cal nos "novos" C-46 .
Sérgio Bica
Essa história dos C-46 na RG daria matéria para um livro , mas vamos ao que interessa .
A VARIG tinha idéia de crescer com os C-46 , já tendo reservado os prefixos conforme você mostra na sua lista . Acontece que surgiram duas oportunidades com as quais ela não contava : a linha para NY e a consequente compra dos 3 Super G que exigiu uma soma monumental de U$ e para a qual a VARIG não estava preparada , sendo que foi necessária a construção de dois enormes Hangares , oficina de manutenção para as aeronaves , banco de provas , oficina para equipamentos eletrônicos etc , etc, além de treinamento de tripulantes e mecânicos , já que o "equipamento sofisticado" da RG , até então eram os DC-3 e os C-46 ... Nessa ocasião houve a primeira redução na encomenda dos C-46 , mas ainda restava um número substancial para alavancar as linhas nacionais , que mesmo reduzidas em virtude dos gastos com a linha de NY , ainda necessitariam de mais algumas aeronaves . Aí veio a segunda oportunidade com a qual a VARIG não contava: A PAN AMERICAN estava colocando a venda , alguns de seus CV-240 , da Divisão do Caribe . No primeiro momento a VARIG comprou 2 , logo seguidos por mais 3 . Aí foi a pá de cal nos "novos" C-46 .
Sérgio Bica
Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Sérgio,
Acredito que os dois primeiros CV-240 mencionado por você foram:
PP-VCK 240-2 ex PAA NC90660 entregue em 10.12.1948, para a Varig como PP-VCK em 23.09.1954. Destruído no pouso, em vôo de treinamento no GIG em 22.09.1958
PP-VCN 240-2 ex PAA NC90672 entregue em 26.09.1948,para a Varig como PP-VCN em 29.09.1954, cancelado em 14.05.1970. Desmontado em São Paulo-Congonhas.
Abraços
Cedrini
Acredito que os dois primeiros CV-240 mencionado por você foram:
PP-VCK 240-2 ex PAA NC90660 entregue em 10.12.1948, para a Varig como PP-VCK em 23.09.1954. Destruído no pouso, em vôo de treinamento no GIG em 22.09.1958
PP-VCN 240-2 ex PAA NC90672 entregue em 26.09.1948,para a Varig como PP-VCN em 29.09.1954, cancelado em 14.05.1970. Desmontado em São Paulo-Congonhas.
Abraços
Cedrini
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Oi , Cedrini
Devem ter sido . O primeiro a chegar em POA , na então Base Aérea de Gravataí , no terminal que a PAN AMERICAN possuia junto a cabeceira da pista 30 , foi o PP-VCK . Sei que os tres restantes , não chegaram ao Brasil , na ordem de entrega para a VARIG . Como curiosidade , vieram com a pintura da PAN AMERICAN , tendo sido retirados os emblemas e o nome PAN AMERICAN , semelhante ao esquema que a vARIG usou nos ELECTRA da Ponte , nas cotas da VASP e TRANSBRASIL.
O primeiro 240 a pousar no Salgado Filho , ainda na pista antiga de terra , em frente aos Hangares particulares , foi o PP-VCP , que foi direto para os hangares de manutenção , para a retirada da pintura e consequente polimento da aeronave . Depois de pronto , ficou um verdadeiro espelho ... dava até para fazer a barba !
Abs
Sérgio Bica
Devem ter sido . O primeiro a chegar em POA , na então Base Aérea de Gravataí , no terminal que a PAN AMERICAN possuia junto a cabeceira da pista 30 , foi o PP-VCK . Sei que os tres restantes , não chegaram ao Brasil , na ordem de entrega para a VARIG . Como curiosidade , vieram com a pintura da PAN AMERICAN , tendo sido retirados os emblemas e o nome PAN AMERICAN , semelhante ao esquema que a vARIG usou nos ELECTRA da Ponte , nas cotas da VASP e TRANSBRASIL.
O primeiro 240 a pousar no Salgado Filho , ainda na pista antiga de terra , em frente aos Hangares particulares , foi o PP-VCP , que foi direto para os hangares de manutenção , para a retirada da pintura e consequente polimento da aeronave . Depois de pronto , ficou um verdadeiro espelho ... dava até para fazer a barba !
Abs
Sérgio Bica
Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Sérgio,
PP-VCO 240-2 c/n 34 ex NC90659 PAA "Cuba" entregue em 30.04.1948,para a Northeast A/L em 08.03.1954, para PP-VCO Varig 05.12.1958. Desmontado em São Paulo-CGH , cancelado do R.A.B 15.05.1970
PP-VCP 240-2 c/n 24 ex NC90658 ex PAA entregue em 30.03.1948, para PP-VCP Varig 15.10.1954, desmontado em São Paulo-CGH.Cancelado 15.05.1970
Deve ter sido fantástico poder ver a chegada destas aeronaves. Pena que ninguém fotografou não é?
Notar que o PP-VCO ainda teve outro dono antes da Varig. Quando chegou por aqui já possuia mais de 10 anos de uso .
Será que em POA não havia nenhum "spotter"nesta época?
Cedrini
PP-VCO 240-2 c/n 34 ex NC90659 PAA "Cuba" entregue em 30.04.1948,para a Northeast A/L em 08.03.1954, para PP-VCO Varig 05.12.1958. Desmontado em São Paulo-CGH , cancelado do R.A.B 15.05.1970
PP-VCP 240-2 c/n 24 ex NC90658 ex PAA entregue em 30.03.1948, para PP-VCP Varig 15.10.1954, desmontado em São Paulo-CGH.Cancelado 15.05.1970
Deve ter sido fantástico poder ver a chegada destas aeronaves. Pena que ninguém fotografou não é?
Notar que o PP-VCO ainda teve outro dono antes da Varig. Quando chegou por aqui já possuia mais de 10 anos de uso .
Será que em POA não havia nenhum "spotter"nesta época?
Cedrini
- Maurício
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Os Convair 240 foram recebidos pela Varig em NOV 1954, realizando seu primeiro voo, o de nº 636, entre SDU/CGH/CWB/POA. A sua chegada nesta cidade (POA) coincidiu com a inauguração da pista do Aeroporto Salgado Filho. O Convair 240, prefixo PP-VCK foi pilotado pelo Cmte. Portofer.
Fonte: Jornal - Correio da Manhã/RJ - 21 SET 1969.
Maurício.
Fonte: Jornal - Correio da Manhã/RJ - 21 SET 1969.
Maurício.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Cedrini escreveu:Sérgio,
PP-VCO 240-2 c/n 34 ex NC90659 PAA "Cuba" entregue em 30.04.1948,para a Northeast A/L em 08.03.1954, para PP-VCO Varig 05.12.1958. Desmontado em São Paulo-CGH , cancelado do R.A.B 15.05.1970
PP-VCP 240-2 c/n 24 ex NC90658 ex PAA entregue em 30.03.1948, para PP-VCP Varig 15.10.1954, desmontado em São Paulo-CGH.Cancelado 15.05.1970
Deve ter sido fantástico poder ver a chegada destas aeronaves. Pena que ninguém fotografou não é?
Notar que o PP-VCO ainda teve outro dono antes da Varig. Quando chegou por aqui já possuia mais de 10 anos de uso .
Será que em POA não havia nenhum "spotter"nesta época?
Cedrini
Cedrini
Tudo foi fotografado pelo fotógrafo da VARIG , que eu não me lembro o nome . Todas essas fotos , dos ELECTRA 10 , DC-3, C-46 , CV 240 etc , etc estavam amontoadas em caixas pelos cantos do Museu da RG , inclusive faturas da importação de vários C-46 . Além desse fotógrafo tinham os irmãos Bergsmuller ( não sei se é assim que se escreve) que também possuiam um enorme acêrvo de raridades fotográficas da VARIG.
Abs
Sérgio Bica
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Oi , Maurício
A informação veiculada no Correio da Manhã de 21 de setembro de 1969 não procede . Os vôos dos CV-240 foram iniciados com a operação na Base Aérea de Canoas , denominada na época "Base Aérea de Gravatai" , junto ao terminal de passageiros que a PANM AMERICAN mantinha junto a pista 30 da Base . Além de eu ter participado das comemorações do primeiro vôo , em 1954 , e a pista do Salgado Filho 10 /28 estar ainda em construção , você pode se informar da verdade nos livros "VIDA DE AVIADOR" (Rubens Bordini) , quando é realatado o início das operações dos CV-240 em POA e no livro
"FALANDO DE AVIÃO" ( GERALDO WERNER KNIPPlING) onde é relatada a inauguração da pista de concreto do Salgado Filho , com uma "senhora" barbeiragem do Cmte. do CV-240 ...
Sérgio Bica
A informação veiculada no Correio da Manhã de 21 de setembro de 1969 não procede . Os vôos dos CV-240 foram iniciados com a operação na Base Aérea de Canoas , denominada na época "Base Aérea de Gravatai" , junto ao terminal de passageiros que a PANM AMERICAN mantinha junto a pista 30 da Base . Além de eu ter participado das comemorações do primeiro vôo , em 1954 , e a pista do Salgado Filho 10 /28 estar ainda em construção , você pode se informar da verdade nos livros "VIDA DE AVIADOR" (Rubens Bordini) , quando é realatado o início das operações dos CV-240 em POA e no livro
"FALANDO DE AVIÃO" ( GERALDO WERNER KNIPPlING) onde é relatada a inauguração da pista de concreto do Salgado Filho , com uma "senhora" barbeiragem do Cmte. do CV-240 ...
Sérgio Bica
Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
PP-VCQ 240-2 c/n 103 ex NC90674 PAA entregueem 08.10.1948, para PP-VCQ Varig 26.10.1954. Acidentado em BSB em 22.12.1962 comperdatotal.
PP-VCR 240-2 c/n 44 ex NC90661 PAA entregue em 28.10.1948.Para PP-VCR Varig 21.10.1954 . Desmontado em CGH , cancelado em 15.05.1970
PP-VCV 240-2 c/n 14 ex NC90656 PAA entregue em 30.09.1948, para PP-VCV Varig em 11.11.1957. Desmontado em CGH, cancelado em 15.05.1970
PP-VCW 240-2 c/n 19 ex NC90657 PAAentregue em 18.11.1948. Para PP-VCW Varig em 18.11.1957. Desmontado em CGH. Cancelado em 15.05.1970
PP-VCX 240-2 c/n 99 Ex NC90673 PAA entregue em 28.09.1948. Para PP-VCX Varig em 21.08.1957. Desmontado em CGH, cancelado 15.05.1970
PP-VCY 240-2 c/n 83 ex NC90668 PAA entregue em 26.08.1948. Para PP-VCY Varig 19.10.1957, desmontado em CGH, cancelado 15.05.1970
PP-VCZ 240-2c/n 91 ex NC90671 PAA entregue em 27.08.1948. Para PP-VCZ Varig
segundo algumas fontes em 21.08.1957, em outras 26.10.1957 e também 28.02.1958 !!!!. Desmontado em CGH e cancelado em 15.05.1970
Sérgio, algum dado sobre a entrega deste?
Cedrini
PP-VCR 240-2 c/n 44 ex NC90661 PAA entregue em 28.10.1948.Para PP-VCR Varig 21.10.1954 . Desmontado em CGH , cancelado em 15.05.1970
PP-VCV 240-2 c/n 14 ex NC90656 PAA entregue em 30.09.1948, para PP-VCV Varig em 11.11.1957. Desmontado em CGH, cancelado em 15.05.1970
PP-VCW 240-2 c/n 19 ex NC90657 PAAentregue em 18.11.1948. Para PP-VCW Varig em 18.11.1957. Desmontado em CGH. Cancelado em 15.05.1970
PP-VCX 240-2 c/n 99 Ex NC90673 PAA entregue em 28.09.1948. Para PP-VCX Varig em 21.08.1957. Desmontado em CGH, cancelado 15.05.1970
PP-VCY 240-2 c/n 83 ex NC90668 PAA entregue em 26.08.1948. Para PP-VCY Varig 19.10.1957, desmontado em CGH, cancelado 15.05.1970
PP-VCZ 240-2c/n 91 ex NC90671 PAA entregue em 27.08.1948. Para PP-VCZ Varig
segundo algumas fontes em 21.08.1957, em outras 26.10.1957 e também 28.02.1958 !!!!. Desmontado em CGH e cancelado em 15.05.1970
Sérgio, algum dado sobre a entrega deste?
Cedrini
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Oi , Cedrini
O que ocorre é que nas importações até meados dos anos 70 , o DAC emitia um Certificado de Aeronavegabilidade Provisório
e as vezes os aviões voavam até 3 meses com essas licenças provisórias , sendo o certificado definitivo emitido posteriormente . Por esse motivo surgiram discrepãncias com referências as datas . Me lembro que um deles , não sei o prefixo , ficou na América , em MIAMI , durante um bom tempo , pois não foi aceito pelo pessoal técnico da VARIG . Pode ser que tenha sido o PP-VCZ , mas só na documentação do Museu é que poderia ser checado o que realmente aconteceu .
Abs
Sérgio Bica
O que ocorre é que nas importações até meados dos anos 70 , o DAC emitia um Certificado de Aeronavegabilidade Provisório
e as vezes os aviões voavam até 3 meses com essas licenças provisórias , sendo o certificado definitivo emitido posteriormente . Por esse motivo surgiram discrepãncias com referências as datas . Me lembro que um deles , não sei o prefixo , ficou na América , em MIAMI , durante um bom tempo , pois não foi aceito pelo pessoal técnico da VARIG . Pode ser que tenha sido o PP-VCZ , mas só na documentação do Museu é que poderia ser checado o que realmente aconteceu .
Abs
Sérgio Bica
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Caros amigos,
Não podemos esquecer que em 1959, a Varig recebeu mais CV-240, como PP-VDG, que foi da Pan Am e da Northeast, onde era matriculado como N90666.
É único Convair existente no Brasil, preservado em Bebedouro/SP.
Grande abraço.
Não podemos esquecer que em 1959, a Varig recebeu mais CV-240, como PP-VDG, que foi da Pan Am e da Northeast, onde era matriculado como N90666.
É único Convair existente no Brasil, preservado em Bebedouro/SP.
Grande abraço.

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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
PRESERVADO???? Será? hehehehe
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- PC
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Falando em C-46...
Existiu um C-46 prefixo PP-BTU da Paraense? Há relatos que foi esse o que picotou ao meio o DC-3 PP-ANU (hoje o DC-3 VARIG do museu em POA) ao meio, em 1959. Não achei nenhuma informação de que existiu tal Curtiss com essa matrícula.
Alguem sabe mais detalhes deste acidente?
Gabriel
Existiu um C-46 prefixo PP-BTU da Paraense? Há relatos que foi esse o que picotou ao meio o DC-3 PP-ANU (hoje o DC-3 VARIG do museu em POA) ao meio, em 1959. Não achei nenhuma informação de que existiu tal Curtiss com essa matrícula.
Alguem sabe mais detalhes deste acidente?
Gabriel
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
ProjetoDC3 escreveu:Falando em C-46...
Existiu um C-46 prefixo PP-BTU da Paraense? Há relatos que foi esse o que picotou ao meio o DC-3 PP-ANU (hoje o DC-3 VARIG do museu em POA) ao meio, em 1959. Não achei nenhuma informação de que existiu tal Curtiss com essa matrícula.
Alguem sabe mais detalhes deste acidente?
Gabriel
Não . O PP-BTU era um DC-3 da PARAENSE , acidentado quando voava para PORTO VELHO, quando foi surpreendido por uma tempestade, tendo pousado em emergência , numa clareira , no dia 15 de fevereiro de 1964 , tendo sido motivo de uma grande reportagem da Revista "O CRUZEIRO" ,devido ao fato de todos os passageiros terem sido retirados do local do acidente por um Cessna monomotor , um passageiro de cada vez ...
É um bom assunto para o Projeto DC-3 !
Sérgio Bica
Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
O avião da Paraense Transportes Aéreos ( PTA = "Pobre Também Avoa") que colidiu com
o DC-3-178 PP-ANU c/n 1545 foi o C-46A-45-CU PP-BTE c/n 30260, ex PP-LDY do Lóide Aéreo.O acidente aconteceu em CGH em 29.09.1959. Snme acertou também um Cessna (tipo?) de matrícula PP-AAN. Foi reparado e acidentou-se em Pedro Afonso em 27.05.1962
tendo sido destruído por incêndio.
O DC-3 PP-ANU por sua vez, foi reconstruído utilizando-se a fuselagem traseira do DC-3 c/n
17028/34293 PP-ANI, cuja fuselagem dianteira tinha sido destruída por um incêndio em 23.02.1961 em CGH.
Cedrini
o DC-3-178 PP-ANU c/n 1545 foi o C-46A-45-CU PP-BTE c/n 30260, ex PP-LDY do Lóide Aéreo.O acidente aconteceu em CGH em 29.09.1959. Snme acertou também um Cessna (tipo?) de matrícula PP-AAN. Foi reparado e acidentou-se em Pedro Afonso em 27.05.1962
tendo sido destruído por incêndio.
O DC-3 PP-ANU por sua vez, foi reconstruído utilizando-se a fuselagem traseira do DC-3 c/n
17028/34293 PP-ANI, cuja fuselagem dianteira tinha sido destruída por um incêndio em 23.02.1961 em CGH.
Cedrini
Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
PP-VDG 240-2 c/n 67 ex NC90666 PAA "Borinquen" entregue em 17.09.1948. Northeast A/L 16.01.1954. Para PP-VDG 07.01.1959. Retirado de seviço em CGH por volta de 1968, cancelado 15.05.1970. Para o Museu em Bebedouro, S.P. em Março de 1976.
PP-VDH 240-2 c/n 65 ex NC90665 PAA 15.07.1948. Para a Notheast A/L 30.04.1954. Para Varig PP-VDH 16.02.1959. Desmontado em CGH. Cancelado 15.05.1970
Cedrini
PP-VDH 240-2 c/n 65 ex NC90665 PAA 15.07.1948. Para a Notheast A/L 30.04.1954. Para Varig PP-VDH 16.02.1959. Desmontado em CGH. Cancelado 15.05.1970
Cedrini
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Acredito que aqueles aviões em Bebedouro estejam em relativamemente bom estado, apesar da sujeira que os recobre. O Museu teve o cuidado de tapar os cowlings e entradas de ar para evitar ninhos de pássaros, e Bebedouro não tem atmosfera salina, que é o principal fator de corrosão em estruturas de alumínio.ProjetoDC3 escreveu:PRESERVADO???? Será? hehehehe
Estive conversando com a Sra. Patrícia Matarazzo, e ela me contou alguns dos problemas que afligem o Museu. Basicamente, qualquer pessoa que se interesse por aqueles aviões pretendem tirá-los de lá, e isso ela não aceita, pois a maior parte foi comprada pelo pai dela, o Sr. Eduardo Matarazzo. Se o Sr. Eduardo não tivesse feito isso, teriam todos virado panela, sem qualquer sombra de dúvida.
Aqueles aviões de Bebedouro ainda possuem motores, hélices, instrumentos, poltronas, equipamentos diversos, e não creio que seja difícil restaurá-los do ponto de vista técnico, ao menos para exposição estática. Do ponto de vista financeiro, entretanto, a coisa muda, fica muito caro.
Creio que a melhor solução seria uma parceria com uma grande empresa, que poderia investir na restauração dos aviões e se ressarcir em mecanismos como a Lei Rouanet, por exemplo.
Se alguém tiver alguma idéia, por favor, se manifestem, já que pretendo ir em breve a Bebedouro para discutir a restauração daqueles aviões, a convite da própria Sra. Patrícia. Se alguém aqui do fórum quiser ir também, será bem vindo.
Grande abraço.

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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Desde já , desejo muito sucesso na sua ida a Bebedouro.
Sérgio Bica
Sérgio Bica
Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Presente!!!Constellation escreveu:Se alguém aqui do fórum quiser ir também, será bem vindo.

É só marcar o dia e a hora!!!

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"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Lanço uma idéia qto as aeronaves do Museu Matarazzo:
Que tal uma parceria com o Museu da TAM através de um contrato de comodato?
Sei que o Cte Amaro tem interesse de restaurar aquelas aeronaves.
Seria mais uma grande vitória em prol da preservação da história da aviação nacional.
Que tal uma parceria com o Museu da TAM através de um contrato de comodato?
Sei que o Cte Amaro tem interesse de restaurar aquelas aeronaves.
Seria mais uma grande vitória em prol da preservação da história da aviação nacional.