Eu estava montando um artigo para o meu blog "Cultura Aeronáutica" sobre apelidos dados a diversas aeronaves e me lembrei que li aqui no fórum um artigo sobre isso, mas não consegui achar.
Lembrei do Shorts Skyvan que na TBA era o "Patinho Feio"....
Ah, e alguns aviadores apelidaram maldosamente os Constellation de "o melhor trimotor do mundo.."
SDS
Marcelo Magalhães
POA/RS
Sobre o Shorts Skyvan, especificamente o PP-PQD do Carlos Edo, já ouvi "caixa de sapatos"
Já os Constellation, realmente, o Engº Aeronáutico e Historiador Ernesto klotzel, deu uma entrevista não lembro onde, dizendo que não havia um võo sequer, de longo curso, em que não perdiam um motor...
Olá amigos,
Eu ouvi alguns apelidos, para quem se sembra o PR-GLB, o maestro, a onde para sempre da
um conserto, hoje na Webjet (PR-WJG), e a empresa que ficou conhecida por todos, la
vaí mais sucata voadora, BRA, um helicoptero, avião de rosquinha, A319 do presidente, AEROLULA,
os aviões da webjet, ervilha voadora, os da GOL, laranja voadora.
sds,
Moises Propp
A318: Microbus
A319: MiniBus
A320: Logo que foi lançado, foi chamado de NintendoJet. Mas logo depois, recebeu dois apelidos que são referência aos 3 primeiros acidentes com o tipo: Cortador de Grama de Toulouse e "John Wayne", porque corta árvores, move montanhas e mata índios.
A340: Rolha de Aerovia, Cinco APU`s
A380: Double Decker Bus
BAe146: Viscount 900, Smurfjet com 5 APU`s, Câmara de Gás, Bring Another Engine, One-Four-Sick, Submarino (lento e baixo), Auschwitz Aéreo, Quatro Vazamentos de Óleo Conectados por uma Pane Elétrica, Mini Galaxy, Toxic Terror. (NE: muitos destes apelidos são em função das constantes contaminações por fumaça na cabine).
BAe ATP: Another Technical Problem, Antiga Tecnologia Perpetuada
BAe Jetstream: Junkstream, Wetdream
Beech T-34: Radial Interceptor
Beech D-18: Mata Sete
B707:Transformer (taxia quadrimotor, decola trimotor, pousa bimotor
B727: 3-holer, Trisaurus
B737: Tin Mouse, Pocket Rocket Socket, FLUF (Fat Little Ugly Fucker), Baby Boeing
B747: Whale, Upstairs and Downstairs
B747-SP: Short Plane, Stupid Purchase
B757: Stick Insect, AtariFerrari, Slippery Snake
B777: B737 com anabolizantes, Bigfoot
BN-2A Trislander: Try Harder, Bloody Nice Aircraft Too, TriStar de Corda
Casa: Christ A Shitty Aeroplane
Cessna 150: One Filthy
Cessna 172 Cutlass: Strutless, Gutless
Cessna 210 Centurian: Coffin
Cessna 337 SkyMaster: Sky Maggot, Push-me-Pull-you, MixMaster
Cessna Citation: Slowtation, Nearjet, Bugjet
DC-6: Douglasaurus Rex
DC-8: Old Smokey, Greasy 8, Death Cruiser
DC-9: Greasy 9, Diesel 9
DC-10: Diesel 10, Death Cruiser 10, Crowd Killer
MD-11: More Death 2, Scud (depois de lançado, não há certeza de onde vá cair), Meu Deus-11
DHC-6 Twin Otter: Tin Otter, Twin Rotter, Twotter
DHC-8 Dash Eight: Dash Late
EMB-110 Bandeirante: Bandit, Randy Banty
ERJ-145: Jungle Jet, Bendy Jet
F27: The Converter (converte combustível em ruído), Jacaré (aqui no Brasil)
F50:Fucking Fifty, Jacaré Eletrônico
F100:Fokker Yourself, Fode 100, Papelão, Maestro (em cada aeroporto um conserto), Mata-Vaca
F-16: Electric Jet, Short-Circuit
F/A-18: Bug
F-111: The Pig
HS-748: The Draggie
Gulfstream IV: Fourskin
IAI Westwind: Jew Canoe, Heebjet, Bagel Bomber
LearJet: FearJet, Noisemaker
L1011 TriStar: Bistar (com tantas panes nos RB-211), FrightStar, Tritanic
L-049 Constellation: Consertation
C130 Hercules: Fat Albert, Trash hauler
Metroliner: Death pencil, The Screamin Weenie, Terror Tube
MU-2: Widow Maker, Hiroshima Screamer, Rice Rocket, Kill You - 2
PA-31 Navajo: Never-go
PA-38 Tomahawk: Traumahawk, Terrahawk, SpinMaster
RJ70/100: Real Jet
TB-10 Tobago: Tobogan (boa performance apenas para descer)
VC-10: Iron Duc
C-141 - Pássaro triste
C-130 - Gordo
DC-8-63 Salsichão
Passageiros que entravam pela porta inferior nos Caravelles e 727's (supositórios) Sei que não é apelido de avião, mas...
Lembrei de outro apelido...
A Transbrasil arrendou por 6 meses em 1996 um 737, que não chegou a usar a tradicional pintura e manteve basicamente a original da Futura International Airways. Ele era amarelo e com um átomo na deriva.
Logo ganhou o apelido de "Febre amarela" ou "737 Atômico".
Lembrei de outro apelido...
A Transbrasil arrendou por 6 meses em 1996 um 737, que não chegou a usar a tradicional pintura e manteve basicamente a original da Futura International Airways. Ele era amarelo e com um átomo na deriva.
Logo ganhou o apelido de "Febre amarela" ou "737 Atômico".