Dois aviões da TAM fazem pouso de emergência em Viracopos

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Dois aviões da TAM fazem pouso de emergência em Viracopos

Mensagem por SBLO »

Acabou de ser veiculada no canal Globonews, às 13:25 horas de Brasília, uma notícia de que dois aviões da TAM teriam feito um pouso de emergência no aeroporto de Viracopos, devido a ambos estarem com pouco combustível e possibilidade de ocorrência de "pane seca".
Alguém confirma se essa notícia é verdadeira???
Abs
Irineu

Mensagem por Irineu »

Portal TERRA:

Dois aviões da TAM fizeram, na manhã de hoje, pousos de emergência no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Segundo a Infraero, os pilotos tiveram que realizar o procedimento devido a uma pane seca - quando há falta de combustível.
» vc repórter: mande fotos e notícias

Um dos vôos saiu do Recife e tinha como destino o Aeroporto Internacional do Galeão, que operava por instrumentos. O outro seguia de Salvador para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins), em Belo Horizonte, que ficou fechado das 7h35 às 8h48.

A TAM não confirmou que o combustível das aeronaves estava acabando. Os dois procedimentos de pouso aconteceram normalmente.

De acordo com a Infraero, outras duas aeronaves da mesma empresa foram desviadas para Viracopos hoje. Um vôo seguia do Aeroporto de Congonhas para Ribeirão Preto e o outro partiu de Brasília para Belo Horizonte (Confins).

Redação Terra
Paulo Hess
PC
PC
Mensagens: 168
Registrado em: Sáb Mai 05, 2007 11:28

Pane Seca...

Mensagem por Paulo Hess »

A Infraero diz que foi pane seca....A Tam nega, dizendo que foi por motivo de condições meteorológicas adversas nos aeroportos de destino.
QUEM ESTÁ DIZENDO A VERDADE? Simples né??? É só examinar a fonia dos aviões em tela...É só consultar as torre do aeroporto de Viracopos... É só examinar a documentação de vôo.... É só investigar se os aviões foram abastecidos em Viracopos e a quantidade do combustível colocado... JEITO TEM...MAS QUEM VAI FAZER ISSO EM PROL DOS USUÁRIOS NESTE BRASIL DE NINGUÉM??? Será que agora o Jobim entra de sola e esclarece a situação???? DUVIDO, DUVIDAMOS TODOS... E TUDO ACABA EM PIZZA....
Sandro
MASTER
MASTER
Mensagens: 3525
Registrado em: Qui Jan 06, 2005 11:58
Localização: São Leopoldo - RS Floripa Santinho - SC

Mensagem por Sandro »

Parece que ja ouvi esta historia na TAM antes,,

14/03/2008 - 14h36
Dois aviões da TAM pousam em Viracopos por falta de combustível, diz Infraero
Da Redação
Em São Paulo

Dois aviões da TAM pousaram na manhã desta sexta-feira em Viracopos, Campinas, devido a uma pane seca, ou seja, por falta de combustível, segundo a Infraero, estatal que administra os aeroportos.

Os aviões que vinham de Salvador e Fortaleza pousariam nos aeroportos de Confins, Minas Gerais, e do Galeão, no Rio de Janeiro, respectivamente. Por volta das 9h da manhã, segundo a Infraero, os comandantes decidiram pousar em Viracopos por considerarem estar em situação de risco. Os pousos foram realizados normalmente.



A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou hoje que, para reduzir os atrasos dos vôos, os aviões de passageiros permanecerão mais tempo em solo, a partir de 24 de março. A decisão de ampliar esse tempo consta do planejamento da nova malha aérea que a Anac pretende implantar a partir dessa data, de acordo com a informação divulgada no site da agência.
AVIÕES MAIS TEMPO EM SOLO

LEIA MAIS
AUMENTO NOS AEROPORTOS
A companhia aérea TAM não confirma a pane seca e informa que os aviões desceram em Campinas devido ao mau tempo nos outros locais. Segundo a Infraero, o Galeão operava por instrumentos e o aeroporto de Confins estava fechado.

Em nota, a TAM diz que os passageiros foram transportados via terrestre para São Paulo, de onde prosseguiram para o Rio de Janeiro em vôos da companhia. Já os passageiros que iriam a Confins, foram acomodados em outro vôo.

Mais dois vôos desviados
Segundo a TAM, mais dois vôos foram desviados para Viracopos nesta sexta: um que iria de Congonhas a Ribeirão Preto e outro de Brasília para Belo Horizonte. As causas, segundo a empresa, também foram as condições meteorológicas. Os passageiros seguiram de ônibus para Ribeirão Preto e pegaram outro avião da companhia para Brasília.
CHARLES SBBR
MASTER
MASTER
Mensagens: 1159
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 08:59

Mensagem por CHARLES SBBR »

Ué!!! Se um estava indo de REC para GIG e outro de SSA para CNF e ambos seguiram pra CPQ deveria ser a alternativa secundária. Entenderia como pane seca se o primeiro, por exemplo, tivesse pousado em SSA ou VIX.
Já deveriam estar no limite previsto entre alternativa e espera... fizeram o que está previsto.
Alguém mal intecionado lançou essa para a imprensa!
Um abraço!!!
Afonso
Moderador
Moderador
Mensagens: 2787
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Mensagem por Afonso »

Bem, depois que colocaram QAV em um avião a pistão, não falo mais nada. :O.o:

PT-MRL e PT-MQH já foram notícias em um mesmo dia como ocorreu hoje.
Um pousando sem trem em Viracopos e outro nas proximidades de Birigui.
Inclusive esse com pane seca lembram ? :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!:
_________________
Imagem
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Mensagem por SBLO »

Rosvalmir Afonso escreveu:PT-MRL e PT-MQH já foram notícias em um mesmo dia como ocorreu hoje.
Um pousando sem trem em Viracopos e outro nas proximidades de Birigui.
Inclusive esse com pane seca lembram ? :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!:
Bem lembrado, Afonso!
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Mensagem por AB3 »

Mas o MQH foi diferente, bem diferente, o avião tinha um vazamento de combustível, o avião pousou num pasto e não num aeroporto. Pane seca geralmente não te entrega no aeroporto, te entrega em algum outro lugar.
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Paulo Hess
PC
PC
Mensagens: 168
Registrado em: Sáb Mai 05, 2007 11:28

NIVEL CRITICO DE COMBUSTIVEL...

Mensagem por Paulo Hess »

Ô Everton...acho que nada justifica uma aeronave, no Brasil, ficar em "nível crítico de combustível". Alguém errou: o DOV ou o comandante que não previu o quanto devia a aeronave ser abastecida. Afinal de contas eles tinham as ultimas informações sobre o tráfego nos destinos. É muito fácil decolar o avião e depois aterrisar em outro aeroporto e dizer aos passageiros: "Olha aqui...daqui pra frente vcs vão de ônibus viu?" É isso que as CIAS. aéreas estão fazendo. Aqui no Brasil não é como nos países que tem condições severas no inverno e justificam uma alternativa. Londres tem muita espera e muitas órbitas são feitas antes da chegada...Mas lá acho que os responsáveis calculam o combustivel necessário até o final. Aqui, parece, que o cálculo é feito computando-se o querosene e o óleo diesel do ônibus que finalizará a viagem... Cadê o JOBIM???? Tá na moita e tudo voltou a ser como dantes no quartel do Abrantes..."Se quieres conocer al Juanito...de-le um carguito"...
alexrezende
PP
PP
Mensagens: 15
Registrado em: Sáb Jul 28, 2007 00:02

Mensagem por alexrezende »

pesquisem sobre o termo minimum fuel, e procurem saber pq isso nao existe no brasil. a tal da infraero e seus funcionarios incompetentes ( nos fazem esperar parados nas taxiways enquanto vem andando lentamente ligar o balizamento eletronico ou retirar o finger) ganham por fora para mandar notas imbecis como essas aos jornais. quando vc decola vc sempre leva um extra fuel para caso de espera, desvio, sequenciamento etc. geralmente o piloto nunca deixa zerar o extra fuel antes de alternar por isso quando ele alterna ele tem o minimo regulamentar A+B+10%AB+C+30'de holding. por isso antes de sair culpando DOV's e pilotos procurem se informar melhor e nao acreditar em tudo que sai na imprensa lixo.
adluis
PP
PP
Mensagens: 37
Registrado em: Dom Dez 30, 2007 16:26
Localização: Curitiba - PR

Re: NIVEL CRITICO DE COMBUSTIVEL...

Mensagem por adluis »

everton_cwb escreveu:Vai saber quanto tempo os aviões ficaram fazendo esperas :!:
Meu colega de trabalho estava voltando de Manuas naquela manha.

Ele falou que o voo dele ficou quase 1:15 hora na espera em SP para pousar, inclusive o comandante já havia avisado que iam alternar Campinas, mas que lá tambem estava com tempo ruim e congestionado.

Na ultima hora, ouve mudança nos planos e pousaram com SP.


Então é bem provavel que tenham chegado perto do nível critico ao pousar em Campinas, dependendo de quanto tempo ficaram na espera em SP.
Adriano
Jetset

Mensagem por Jetset »

alexrezende escreveu:por isso quando ele alterna ele tem o minimo regulamentar A+B+10%AB+C+30'de holding
Esse combustivel uma aeronave tem antes de decolar, nao no momento de prosseguir para a alternativa. Quando muito tera, indo para o alternado, C + 30 minutos.
Agora, quanto a Infraero ser incompetente ou falar o que nao devia, vejo, primeiro, que as empresas e que deveriam planejar e calcular melhor o abastecimento dos seus voos, nao somente com o minimo regulamentar, como se todo dia fosse "domingo de manha com sol". Com os mais do que obvios problemas de fluxo de trafego aereo em certas localidades, nem e preciso falar quando somando-se a tudo aquilo as previsoes meteorologicas indicam condicoes desfavoraveis... ou nao estao sendo levados em consideracao esses problemas que se tornaram cronicos, mais uma simples leitura de um TAF, ou os aeroportos fecharam do nada?
By the way... essa nao e a primeira vez, num curto espaco de tempo, que acontece um episodio envolvendo aeronaves da Tam com problemas de quantidade minima de combustivel a bordo. A luz amarela esta mais do que acesa.
DJB
PP
PP
Mensagens: 26
Registrado em: Qua Fev 16, 2005 13:06

Mensagem por DJB »

Levianas as informações e acusações da Infraero e dos colegas que questionam o comandante, o dov, a empresa e sei lá mais quem. NINGUÉM que senta o rabo no assento da esquerda de qualquer aeronave deste porte, trabalhando por qualquer empresa aérea do mundo vai decolar com o combustível abaixo do mínimo. E NINGUÉM também vai abastecer com 3 hs de combustível extra. É questão de ser lógico e econômico, e não ficar transportando combustível pra cima e pra baixo, comprometendo assim o próprio consumo da aeronave, com consequencias óbvias na eficiência financeira da companhia. O que não se pode acontecer senhores, é espera superior a 1 hora para chegadas nas famosas TMA-SP e RJ. Uma vergonha. A imprensa é sensacionalista, subserssiva, anarquista e boçal. Isso não é notícia nem sequer para ser veiculada. Nada de mais aconteceu. Absolutamente NADA de errado. Lamentável!
Abraços e bons vôos!
Jetset

Mensagem por Jetset »

DJB escreveu:Levianas as informações e acusações da Infraero e dos colegas que questionam o comandante, o dov, a empresa e sei lá mais quem. NINGUÉM que senta o rabo no assento da esquerda de qualquer aeronave deste porte, trabalhando por qualquer empresa aérea do mundo vai decolar com o combustível abaixo do mínimo. E NINGUÉM também vai abastecer com 3 hs de combustível extra. É questão de ser lógico e econômico, e não ficar transportando combustível pra cima e pra baixo, comprometendo assim o próprio consumo da aeronave, com consequencias óbvias na eficiência financeira da companhia. O que não se pode acontecer senhores, é espera superior a 1 hora para chegadas nas famosas TMA-SP e RJ. Uma vergonha. A imprensa é sensacionalista, subserssiva, anarquista e boçal. Isso não é notícia nem sequer para ser veiculada. Nada de mais aconteceu. Absolutamente NADA de errado. Lamentável!
Abraços e bons vôos!
Levianas ou nao, o certo e que todos os usuarios, principalmente quando sentam os seus rabos a bordo, tem o direito de pedir explicacoes e saber o que se passam com essas empresas aereas brasileiras, em destaque, a Tam Linhas Aereas, que tornou-se habituee dos noticiarios. Hora e aviao que apaga os dois motores em voo, hora uma aeronave pousa e estoura um dos pneus, hora dois avioes pousam no mesmo dia com as calcas nas maos, isso sem falar em algo mais abrangente e tragico que dispensam comentarios. Se os seus pilotos, DOV e toda a equipe de suporte, como a manutencao, tem feito o que e possivel e o que ha de melhor, parece-me que e questionavel. Se precisar abastecer com 3 horas de combustivel de reserva, que seja feito, o que nao pode e alegar que o controle de trafego aereo tem sido injusto ao colocar aeronaves em orbita e que sera, portanto, a qualquer dia, co-responsavel por um acidente que sera motivado pela insuficiencia de combustivel para voar para o alternado. Se fosse dessa forma, imagino o que essa empresa tem feito quando voa para JFK, LHR e MXP, areas reconhecidamente instaveis em termos de "certeza" de quanto tempo sera necessario para conseguir uma autorizacao de pouso. Agora, pergunto: esses exemplos anteriores no Brasil tem acontecido com os voos da LH, com os da BA, da AA, da UAL, sem falar com os da Gol? Acredito que nao, portanto... economia e uma coisa, mas seguranca vem em primeiro lugar.
Felizmente, mesmo aos trancos e barrancos, temos a imprensa para divulgar tudo o que se passa. Cabe a cada um filtrar e nao precisa ser um expert para constatar que tem, sim, coisas erradas, e nao sao poucas. Pensa ao contrario (ou engana-se) quem quer.
lumontjr
PC
PC
Mensagens: 105
Registrado em: Sex Mar 25, 2005 00:43

Mensagem por lumontjr »

Jetset escreveu:Levianas ou nao, o certo e que todos os usuarios, principalmente quando sentam os seus rabos a bordo, tem o direito de pedir explicacoes e saber o que se passam com essas empresas aereas brasileiras, em destaque, a Tam Linhas Aereas, que tornou-se habituee dos noticiarios. Hora e aviao que apaga os dois motores em voo, hora uma aeronave pousa e estoura um dos pneus, hora dois avioes pousam no mesmo dia com as calcas nas maos, isso sem falar em algo mais abrangente e tragico que dispensam comentarios. Se os seus pilotos, DOV e toda a equipe de suporte, como a manutencao, tem feito o que e possivel e o que ha de melhor, parece-me que e questionavel. Se precisar abastecer com 3 horas de combustivel de reserva, que seja feito, o que nao pode e alegar que o controle de trafego aereo tem sido injusto ao colocar aeronaves em orbita e que sera, portanto, a qualquer dia, co-responsavel por um acidente que sera motivado pela insuficiencia de combustivel para voar para o alternado. Se fosse dessa forma, imagino o que essa empresa tem feito quando voa para JFK, LHR e MXP, areas reconhecidamente instaveis em termos de "certeza" de quanto tempo sera necessario para conseguir uma autorizacao de pouso. Agora, pergunto: esses exemplos anteriores no Brasil tem acontecido com os voos da LH, com os da BA, da AA, da UAL, sem falar com os da Gol? Acredito que nao, portanto... economia e uma coisa, mas seguranca vem em primeiro lugar.
Felizmente, mesmo aos trancos e barrancos, temos a imprensa para divulgar tudo o que se passa. Cabe a cada um filtrar e nao precisa ser um expert para constatar que tem, sim, coisas erradas, e nao sao poucas. Pensa ao contrario (ou engana-se) quem quer.
Perfeito. Tem também aquela da porta do F-100 que caiu em cima do teto de um supermercado (evento até hoje não esclarecido, pra variar... )
Jetset

Mensagem por Jetset »

Ola, Everton, boa noite, prazer em conheco-lo. Vamos por partes:

Primeiro, nao tenho predilecao por qualquer uma das empresas aereas, e dessa forma nao tenho tendencia por defender cia. A ou B.

Segundo, nao teria cabimento comecarmos uma disputa para definir um ranking onde se encaixa cada uma das companhias aereas, brasileiras ou internacionais, em termos de falta de seguranca ou a que apresenta maiores numeros de acidentes e incidentes.

Terceiro, Webjet, assim como BRA, Flex, Pantanal e outras coisas do genero sao puras companhias aereas sem pe nem cabeca e que so existem porque nao ha criterio e controle nem para manter o que e supostamente bom, muito menos para vigiar aquelas que se aventuram por ai. O Brasil virou um balaio de gato. Mas deixando essas aberracoes de lado, vale destacar que estamos falando de TAM, a maior empresa brasileira e que carrega a nossa bandeira. Ou isso e pouco para colocar-mos essa companhia eternamente como foco principal das atencoes?

Quarto, o que aconteceu com o 777 da BA ninguem sabe, nem o operador, nem a Boeing e nem a RR. Quanto aos casos de porta caindo, passageiro voando pelo espaco, motores apagando em voo... epa, nao querendo ser ironico, mas que coincidencia, ninguem sabe tambem.

Quinto, qualquer coisa que voe pelo espaco aereo brasileiro deveria ser passivel de investigacao e controle. Quer seja a UAL, quer seja a Tam, quer seja a Gol e assim por diante. Se a UAL apresentou problemas diversos, que a Anac cobre explicacoes. A FAA nao faz isso para classificar e banir empresas aereas com manutencao deficiente? Se o SOP da Gol e incompativel com a operacao de uma aeronave bimotora, que a Anac cobre tambem explicacoes. E assim por diante. O que nao pode e ficar achando que a imprensa e que gosta de sensacionalismo. Isso, para o passageiro medio, entra por um ouvido e sai pelo outro, mas para quem tem um minimo de nocao, sabera muito bem que tem muita coisa errada e que ainda insistem em passar a mao na cabeca. Ate quando? Precisamos de quantos acidentes para cair a ficha?

Sexto, existem 3 tipos de problemas na nossa aviacao: os cronicos, os esporadicos e os latentes. Os dois primeiros sao inaceitaveis, o terceiro, se nao identificado a tempo, e perigosissimo. E onde se encaixam os referentes a Tam? Nos 3 casos.

Por favor, Everton, apesar de nao conhece-lo, tenho a absoluta certeza de que voce e uma pessoa inteligente e tem conhecimento, mesmo que seja elementar, sobre a atividade aerea, e portanto, podemos aceitar muitas coisas e sermos flexiveis com outras, mas admitir que o que se passa com essa empresa aerea esta dentro da "media", e apenas resumindo aos acontecimentos apos o acidente do ano passado, nao e aceitavel. Pelo menos esse e o meu ponto de vista e passivel de revisao, assim que surgir algo favoravel.
Um cordial abraco.
lauro.rocha
PC
PC
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Set 11, 2007 23:35
Localização: Xangri-Lá

Mensagem por lauro.rocha »

Opa!! Acho que isso tudo é sencionalismo! Não acredito que depois daquele acontecido com suas duas aeronaves, a TAM não seria tão irresponsável em repetir os incidentes novamente.Estava no Salgado Filho domingo e pousou o MZL com a pintura nova.
Imagem
Emerson
MULTI
MULTI
Mensagens: 486
Registrado em: Ter Out 18, 2005 18:54
Localização: Joao Pessoa

Mensagem por Emerson »

Essa estoria da TAM usar pouco combustivel é velha. Lembro-me que 2001 fazia um voo THE / BSB e vinha conversando com um tripulante da Varig e o mesmo confirmou que era uma praxe na TAM pousar em emergencia por causa de pouco combustivel.

Sds

Emerson
elmus vat
PC
PC
Mensagens: 308
Registrado em: Ter Nov 21, 2006 17:25
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por elmus vat »

Olha, poder apenas coincidêmcia, mas a TAM< é campeâ disparado de casos de pane seca ou quase. Talvez a orientação tenha mudado, visto que Barioni foi o introdutor da filosofia go around na Gol, mas os pax devem ou deveriam saber que durante anos voaram sob condições adversas de segurança ao menos no que tange a alternadas.
alexrezende
PP
PP
Mensagens: 15
Registrado em: Sáb Jul 28, 2007 00:02

Mensagem por alexrezende »

Jetset escreveu:
alexrezende escreveu:por isso quando ele alterna ele tem o minimo regulamentar A+B+10%AB+C+30'de holding
Esse combustivel uma aeronave tem antes de decolar, nao no momento de prosseguir para a alternativa. Quando muito tera, indo para o alternado, C + 30 minutos.
Agora, quanto a Infraero ser incompetente ou falar o que nao devia, vejo, primeiro, que as empresas e que deveriam planejar e calcular melhor o abastecimento dos seus voos, nao somente com o minimo regulamentar, como se todo dia fosse "domingo de manha com sol". Com os mais do que obvios problemas de fluxo de trafego aereo em certas localidades, nem e preciso falar quando somando-se a tudo aquilo as previsoes meteorologicas indicam condicoes desfavoraveis... ou nao estao sendo levados em consideracao esses problemas que se tornaram cronicos, mais uma simples leitura de um TAF, ou os aeroportos fecharam do nada?
By the way... essa nao e a primeira vez, num curto espaco de tempo, que acontece um episodio envolvendo aeronaves da Tam com problemas de quantidade minima de combustivel a bordo. A luz amarela esta mais do que acesa.

bom vamos la Jetset , acho que vc nao entendeu o que eu escrevi. Bom sou comandante de airbus e estou na TAM há 6 anos. engraçado eu nunca alterno tendo c+30 ate porque 30' é o MINIMO regulamentar. posso ir no fmgs e ao inves de deixar o default de 30 posso mudar para 45'e ainda colocar 20 de extra. compliquei pra vc ? eu nunca vi uma navegaçao na tam que tenha so o minimo regulamentar. quem decide o combustivel final é o cmte baseado em diversos fatores, ou vc acha mesmo que ninguem aqui le taf e metar ou leva em conta trafego aereo etc. o piloto nunca deixa zerar o extra time antes de alternar (sim amigo todo voo tem extra time) mas nao vou me alongar muito com vc.

Emerson esse piloto da varig que te falou que voavamos sem combustivel provavelmente esta voando aqui e vendo que falou besteira pra vc.

elmus vat quer dizer que os pax voaram anos correndo risco de nao ter combustivel pra alternar é ?

vcs sao malucos ? vcs realmente acreditam em tudo que sai nos jornais ?

to vendo que nao vou aguentar muito tempo no forum é muito "entendido" junto.

me desculpe os demais usuarios..
Editado pela última vez por alexrezende em Qui Mar 20, 2008 14:59, em um total de 1 vez.
Responder