O seu vôo de 2007

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Luciano de Paula
PC
PC
Contato:

O seu vôo de 2007

Mensagem por Luciano de Paula »

Prezados,

2007 fui um ano que fiz bons vôos, na maioria ponte aérea BH-RIO-SP mas foram bons vôos, conheci o aeroporto de Belém, passei sobre BH a FL 370, foram mais de 60 vôos,..... por sorte não sofri muito com caus mas cheguei a passar uma noite no GIG.

Mas gostaria de propor que, quem quisesse, dividísse as melhores experiências aéreas do ano passado.

A minha experiência mais bacana fui em um simples vôo SDU-PLU com escala em Juiz de Fora. O que foi interessante? Foi o pouso! Muita chuva em BH, raios e eu em um Brasília da Ocean. Conheço bem a aproximação e fiquei esperando ver a pista a minha direita a 90 graus....eis que estava sobre a barragem da Pampulha a 200 metros da pista que estava a 20 graus ainda a direita...muita chuva....nariz para baixo e pouso pancada...minha esposa nada falava mas eu delirava, maravilha de pouso...quando paramos para desembarcar...cai o temporal e a pista fecha....

essa foi a minha viagem bacana de 2007, e a sua?
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Boa iniciativa Luciano.

No ano de 2007 eu voei muito pouco, mas foi muito bom conhecer Aracaju-SE. Gostei tanto que estou voltando pra lá daqui uma semana... 8)

Não sofri com o caos, pois foram vôos agradáveis e no horário. Passei por BSB.

Voei no PR-MBF da TAM, passando por SSA (saudades de lá tbm), no que foi meu melhor vôo.

Registro:

Imagem
Imagem
gugacwb
PC
PC

Mensagem por gugacwb »

Muito boa idéia Luciano!

Em 2007 não tive nenhum vôo que possa dizer que foi muito interessante ou inesquecível. Mas de qualquer forma foi bom ter voado para Maringá e conhecer o aeroporto de lá. Fazia tempo que não voltava a Porto Alegre, e a aproximação para a pista 11 de Porto Alegre é muito legal. E também estive bastante em Congonhas, e pousar por lá é sempre diferente.

Teve um vôo CGH-CWB no dia 14 de novembro que foi diferente dos outros também. Foi o 2164 da Varig, a bordo do PP-VNY. O vôo em si foi normal, mas o que me chamou atenção foi o atendimento a bordo. Simplesmente fantástico, com muita atenção e cuidado. E muito sorriso, algo cada vez mais raro em nossas aeronaves.

O único ponto negativo ficou por conta dos atrasos. Todas as vezes que estive em Congonhas e Galeão, os vôos partiram com atrasos superiores a uma hora. E alguns superiores a três horas.

Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
Manlio
PC
PC

Mensagem por Manlio »

Vôo panorâmico por Belo Horizonte no ATR-42 da TOTAL em um evento na PLU na semana da Asa. Houve até um rasante na pista, uma curva mais parecendo uma glissada e ouvi da cabine o TERRAIN-TERRAIN-TERRAIN em uma hora no vôo.
_________

Um abraço,
Fabrizio Manlio
vitinho
PP
PP

Mensagem por vitinho »

A maioria dos meus voos de 2007 foi de turbohelice: SSA-VDC-SSA (emb-120 e fokker-50). De interessante que eu me lembro foi um pouso "pancada" em SSA, e a pista estava seca. Engraçado foi ver os passageiros assustados, um olhando pro outro (inclusive eu :oops: ).
Pra finalizar o ano, voei pra BPS, de A319 (primeira vez).
BenitoRBP
PC
PC

Mensagem por BenitoRBP »

Bela iniciativa,

Só vou ficar um pouco timído em relação aos meus voos, afinal não tem nenhum relato de jump seat, ou sequer voo internacional.
Mas apesar de ter feito poucos voos em 2007 fiz alguns voos interessantes como viajar em um gordo da FAB de BSB para MAB, ouvindo o relato de um tenente do EB sobre a sua viagem no "bagageiro" do gordo indo para o Haiti.
Viajei tb na pioneira, logo que ela retomou os serviços para POA, voo que infelizmente ficou marcado pelo incidente com o passageiro que estava na poltrona do corredor oposta a minha, o PAX passou mal quando o avião se preparava para correr a 17 de CGH, gerando uma pequena discussão com a aeromoça que me mandava afivelar o cinto para a decolagem enquanto eu tentava ajudar o PAX, mas percebida a gravidade da situação a decolagem foi abortada e o avião voltou ao finger.

Mas sem dúvida o melhor voo de 2007 foi a minha volta de CGB para CGH da TAM um dia depois da acidente com o Airbus em São Paulo.
Clima pior impossível, o voo já estava 24 horas atrasado, passageiros como medo, e para ajudar o voo seria operado por um fokker 100 (Nestas horas a fama da aeronave conta muito).
A tripulação da cabine estava visivelmente cansada e abalada com os acontecimentos do dia anterior, isso somado a irritação natural dos PAX, fez com que a recepção no voo não fosse muito boa.
Resumindo tudo indicava que eu deveria ter voltado a São Paulo de Onibus...
Enfim o Fokker decolou para o que deveria ser sua ardua jornada até CGH.
Deveria....
O comandante daquele voo, usando de uma sensibilidade rara nos dias de hj, quebrou todos os protocolos possíveis quando fazia os spits para a cabine.
Voo praticamente narrado até SJP, com direito até a piadinha com uma cidade pequena do interior paulistano e uma verdadeira aula sobre o relevo e os incidentes geograficos do caminho, sem falar na aproximação mais lenta e mais baixa do que o usual(pelo menos para os meus parametros).
Na decolagem em SJP, novo spit, quebrando a tensão dos passageiros, informando que chovia em CGH, chovia em GRU, chovia em VCP, resumindo pousariamos com chuva, esta informação que deveria ser alarmante (motivos óbvios ninguem queria pousar com chuva), pela forma como foi passada, ficou até engraçada acalmando um pouco os animos.
Como os céus não estavam para Brigadeiros naquela época, tivemos que fazer órbitas na região de Araraquara, o que gerou um novo spit, com nova "brincadeira" informando "dados" sobre a região de araraquara.
Depois de algum tempo o controle autorizou que seguissemos até GRU pois CGH estava fechado, novamente o comandante teve a preocupação de explicar a situação um quanto antes, alem de reforçar que pousariamos com chuva e que por isso a aproximação poderia ser feita com algum desconforto para os passageiros mas sempre em condiçoes de absoluta segurança( Eu sei que isso parece óbvio, mas o Comandante da aeronave falando dava segurnaça a tripulação de cabine e aos PAX).
Aproximação molhada em GRU, toque firme e suave na pista, a tensão na cabine foi dissipada em gritos de FREIA , FREIA, FREIA MOTORISTA, ALGUEM PUXA A CORDINHA...vindo por parte dos PAX, o que levou a uma garagalhada geral da tripulação e dos PAX.
Novo spit do comandante, dando boas vindas a SAO, pedindos desculpas pelos atrasados, e agradecendo a escolha da companhia aérea e os avisos pedindo que ele parasse a aeronave....
Novas gargalhadas, tripulação aplaudida, o quatro faixas foi cumprimentado pela maioria dos passageiros que deixava a aeronave, para encarar a chuva em uma posição remota em GRU.
Sem duvida, aquele que tinha tudo para ser o pior, foi o melhor voo de 2007, pena que não lembro o nome do comandante, mas ele mereceu aqueles sinceros aplausos naquele dia.
Luciano de Paula
PC
PC
Contato:

Mensagem por Luciano de Paula »

Que história é essa de bagageiro para o Haiti??? verdade???

BenitoRBP escreveu:Bela iniciativa,

Só vou ficar um pouco timído em relação aos meus voos, afinal não tem nenhum relato de jump seat, ou sequer voo internacional.
Mas apesar de ter feito poucos voos em 2007 fiz alguns voos interessantes como viajar em um gordo da FAB de BSB para MAB, ouvindo o relato de um tenente do EB sobre a sua viagem no "bagageiro" do gordo indo para o Haiti.
Viajei tb na pioneira, logo que ela retomou os serviços para POA, voo que infelizmente ficou marcado pelo incidente com o passageiro que estava na poltrona do corredor oposta a minha, o PAX passou mal quando o avião se preparava para correr a 17 de CGH, gerando uma pequena discussão com a aeromoça que me mandava afivelar o cinto para a decolagem enquanto eu tentava ajudar o PAX, mas percebida a gravidade da situação a decolagem foi abortada e o avião voltou ao finger.

Mas sem dúvida o melhor voo de 2007 foi a minha volta de CGB para CGH da TAM um dia depois da acidente com o Airbus em São Paulo.
Clima pior impossível, o voo já estava 24 horas atrasado, passageiros como medo, e para ajudar o voo seria operado por um fokker 100 (Nestas horas a fama da aeronave conta muito).
A tripulação da cabine estava visivelmente cansada e abalada com os acontecimentos do dia anterior, isso somado a irritação natural dos PAX, fez com que a recepção no voo não fosse muito boa.
Resumindo tudo indicava que eu deveria ter voltado a São Paulo de Onibus...
Enfim o Fokker decolou para o que deveria ser sua ardua jornada até CGH.
Deveria....
O comandante daquele voo, usando de uma sensibilidade rara nos dias de hj, quebrou todos os protocolos possíveis quando fazia os spits para a cabine.
Voo praticamente narrado até SJP, com direito até a piadinha com uma cidade pequena do interior paulistano e uma verdadeira aula sobre o relevo e os incidentes geograficos do caminho, sem falar na aproximação mais lenta e mais baixa do que o usual(pelo menos para os meus parametros).
Na decolagem em SJP, novo spit, quebrando a tensão dos passageiros, informando que chovia em CGH, chovia em GRU, chovia em VCP, resumindo pousariamos com chuva, esta informação que deveria ser alarmante (motivos óbvios ninguem queria pousar com chuva), pela forma como foi passada, ficou até engraçada acalmando um pouco os animos.
Como os céus não estavam para Brigadeiros naquela época, tivemos que fazer órbitas na região de Araraquara, o que gerou um novo spit, com nova "brincadeira" informando "dados" sobre a região de araraquara.
Depois de algum tempo o controle autorizou que seguissemos até GRU pois CGH estava fechado, novamente o comandante teve a preocupação de explicar a situação um quanto antes, alem de reforçar que pousariamos com chuva e que por isso a aproximação poderia ser feita com algum desconforto para os passageiros mas sempre em condiçoes de absoluta segurança( Eu sei que isso parece óbvio, mas o Comandante da aeronave falando dava segurnaça a tripulação de cabine e aos PAX).
Aproximação molhada em GRU, toque firme e suave na pista, a tensão na cabine foi dissipada em gritos de FREIA , FREIA, FREIA MOTORISTA, ALGUEM PUXA A CORDINHA...vindo por parte dos PAX, o que levou a uma garagalhada geral da tripulação e dos PAX.
Novo spit do comandante, dando boas vindas a SAO, pedindos desculpas pelos atrasados, e agradecendo a escolha da companhia aérea e os avisos pedindo que ele parasse a aeronave....
Novas gargalhadas, tripulação aplaudida, o quatro faixas foi cumprimentado pela maioria dos passageiros que deixava a aeronave, para encarar a chuva em uma posição remota em GRU.
Sem duvida, aquele que tinha tudo para ser o pior, foi o melhor voo de 2007, pena que não lembro o nome do comandante, mas ele mereceu aqueles sinceros aplausos naquele dia.
BenitoRBP
PC
PC

Mensagem por BenitoRBP »

Opa, acho que me expressei mal....
no Hercules em que viajei os bancos eram colocados grudados nas laterais de forma que eles ficavam na perpendicular ao eixo do avião, em cima dos bancos tem uma espécie de "rede" como se fosse o compartimento de bagagens das cabines dos aviões comerciais.
O tenente me contou que na viajem ao haiti ele foi dormindo neste rede, o que fisicamente é possível só não sei se é confortável.....agora se é verdade ou não...talvez o pessoal mais familiarizado com o transporte de tropas militares possa nos ajudar...
bwach
MULTI
MULTI

Mensagem por bwach »

Para mim, o que me marcou foi ter viajado no acidentado A320 PR-MBK poucos dias antes do acidente na rota CGH-CNF. Depois ainda prossigui no PR-MBA CNF-REC-JPA e ainda tendo como surpresa na chegada a Jampa um painel publicitario de uma "Boate com American Bar" na sala de desembarque, bem no meio da esteira de bagagem. Bem que aquela musica dos Raimundos faz jus a cidade: "Pu......ro em Joao Pessoa

Foram muitos voos em 2007, mas outro bem interessante foi para PNZ (Petrolina) pela Gol num 737-800 em plena escuridao do sertao, de repente surge um aeroporto. Assim mesmo, o aviao vai descendo e nada se ve, de repente chega a pista. CNF tambem e mais ou menos assim.
AB3
MASTER
MASTER

Mensagem por AB3 »

Em 2007 eu voei até que bastante, boas experiências no ar. Voei um tipo inédito: EMB120. Mas o melhor de todos foi um SSA-VDC-SSA de Fokker 50. Voar no por do sol é algo magnífico, o Fokker 50 é tudo de bom, enfim... foi o meu vôo, o dia só não acabou melhor, pq teve um plantão da Globo, onde um hangar da TAM pegava fogo... mas não era hangar, não era depósito de combustível, foi um avião e 199 vidas que encerraram ali sua participação na Terra.
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
osmair
MASTER
MASTER

Mensagem por osmair »

Para não dizer que não tirei os pés do chão, no dia 10 de dezembro fui com um pessoal da companhia para CNF para fazer um curso e tive a oportunidade de conhecer o CEMAN da GOL. O curso começou no dia 11 e terminou no dia 13 quando voltamos para CGH.
Os vôos:
G3 1270 CGH/CNF PR-GOR
G3 1269 CNF/CGH PR-GIG
Um abraço do gordo!!!!
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
Responder