BRISTOL BRABAZON

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
paulo roberto machado
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 697
Registrado em: Ter Out 24, 2006 11:18

BRISTOL BRABAZON

Mensagem por paulo roberto machado »

Descobri a pouco este lindo aviao que nao fez sucesso , uma pena.Alguem sabe se existe algum em museu?Gostaria de saber tambem se ele foi o maior aviao de passageiros da decada d :roll: e 40/50.
Starliner
MASTER
MASTER
Mensagens: 1131
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Starliner »

Prezado Paulo,

O "nascimento" do Bristol Brabazon deu-se quando o Comitê presidido por Lord Brabazon previu que no após guerra, seria necessária uma aeronave que ligasse Londres a New York sem escalas, e que
transportasse pelo menos 100 Passsageiros ! Nos dias de hoje
isso não nos causa nenhum espanto, mas na época era um projeto muito audacioso
Esta necessidade, deu via a um projeto futurístico, ambicioso, e inútil realizado pela industria Britânica que foi o nascimento do Brabazon, uma aeronave tecnicamente válida mas economicamente inútil.
Um único protótipo foi completado, e realizou menos de 400 horas de vôo em 4 anos, período durante o qual foi empregado quase que somente para vôos de teste.
Junto com o segundo exemplar, jamais terminado, o Brabazon 1 Mk.II, que deveria empregar motores turbo-hélice o desafortunado "Jumbo" dos anos 40 foi desmontado em outubro de 1953.
O Comite Brabazon tinha como meta, durante os anos da guerra, efetuar uma análise a longo prazo do mercado civil e definir a base de suas caracteristicas para uma futura produção.
O Brabazon devido as grandes dificuldades técnicas encontradas na época, somente teve seu término em 6 de janeiro de 1949, tendo o
histórico vôo inaugural, sido efetuado pelo piloto chefe de testes da Bristol, Bill Peg, em 4 de setembro de 1949.
Não foram encontrados problemas técnicos durante o vôo de 25 minutos, o "gigante" , matriculado G-AGPW decolou em cerca de 450 metros,
a cerca de 140 kilometros por hora.Três dias depois realizou um segundo vôo e em 8 de setembro foi apresentado em Farnborough. Após o que,
somente em junho de 1950, a aeronave realizou outro vôo em público. Foram instaladas trinta poltronas e o Brabazon recebeu a bordo, várias
personalidades de relevo convidadas para experimentar a emoção de um vôo no maior avião de transporte jamais construído, até então, pela indústria aeronautica Britanica.
Neste meio tempo iniciou-se a construção do outro protótipo,com muito atraso.
Em fins de 1951 o mesmo estava em estagio de montagem final, mas era muito tarde para levar os planos avante, em Fevereiro de 1952 o governo suspendeu a montagem, aguardando condições mais favoráveis, que não vieram jamais.
Em 9 de julho do ano seguinte, foi anunciado o abandono de todo o projeto .O Brabazon efetuou seu último vôo em 20 de setembro de 1952 completando 382 horas e 15 minutos de voo, em um projeto que na época teria custado cerca de 14 milhões de Libras Esterlinas.

O Brabazon possuia 8 motores Bristol Centaurus 20, radiais de 18 cilindros, refrigerados a água que desenvolviam 2500 HP cada um.
A autonomia estimada de 8.500 KM com uma tripulação de 12 membros e 100 Passageiros.

Para ver mais sobre ele entre neste site:

http://tinyurl.com/33sn6u


Starliner
Starliner - GIG
paulo roberto machado
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 697
Registrado em: Ter Out 24, 2006 11:18

muito obrigado

Mensagem por paulo roberto machado »

Gostei das informações, Obrigado
Responder