Barreiras - BA: um hub do passado
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Barreiras - BA: um hub do passado
Caros amigos,
Vi na seção Aeronotícias que a TAM passará a operar em Barreiras, na Bahia. É uma boa notícia, sem dúvida.
O que muita gente não sabe é que Barreiras já foi um grande hub da aviação brasileira, servido como escala técnica para as aeronaves que voavam para a Amazônia e para a América do Norte.
O Aeroporto foi aberto em 1940, e foi utilizado como base da USAAF na Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, foi operado pela Panair do Brasil e pela Pan American World Airways, viabilizando uma rota pelo interior do Brasil. Até então, quem voava para a região Norte e para os Estados Unidos ia fazendo escalas pelo litoral, o que aumentava muito a distância e o tempo de viagem.
O aeroporto era bem equipado, possuindo nada menos que 4 pistas de pouso, com as cabeceiras espaçadas a 45º e que se cruzavam no centro, permitindo pousos com qualquer direção de vento com toda a segurança.
Infelizmente, o antigo aeroporto de Barreiras foi desativado, por volta de 1964. Até 1973, o DEPV ainda publicava cartas de pouso e de aeródromo para esse aeroporto, com o interessante esquema das pistas, sem dúvida único no Brasil.
O moderno aeroporto, se não me engano, está em outro local. Não sei quando foi construído. Alguém por acaso tem mais informações? E a carta de pouso, será que alguém ainda possui um exemplar?
Um abraço.
Vi na seção Aeronotícias que a TAM passará a operar em Barreiras, na Bahia. É uma boa notícia, sem dúvida.
O que muita gente não sabe é que Barreiras já foi um grande hub da aviação brasileira, servido como escala técnica para as aeronaves que voavam para a Amazônia e para a América do Norte.
O Aeroporto foi aberto em 1940, e foi utilizado como base da USAAF na Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, foi operado pela Panair do Brasil e pela Pan American World Airways, viabilizando uma rota pelo interior do Brasil. Até então, quem voava para a região Norte e para os Estados Unidos ia fazendo escalas pelo litoral, o que aumentava muito a distância e o tempo de viagem.
O aeroporto era bem equipado, possuindo nada menos que 4 pistas de pouso, com as cabeceiras espaçadas a 45º e que se cruzavam no centro, permitindo pousos com qualquer direção de vento com toda a segurança.
Infelizmente, o antigo aeroporto de Barreiras foi desativado, por volta de 1964. Até 1973, o DEPV ainda publicava cartas de pouso e de aeródromo para esse aeroporto, com o interessante esquema das pistas, sem dúvida único no Brasil.
O moderno aeroporto, se não me engano, está em outro local. Não sei quando foi construído. Alguém por acaso tem mais informações? E a carta de pouso, será que alguém ainda possui um exemplar?
Um abraço.

O Aeroporto de Barreiras ainda é no mesmo local deste das múltiplas pistas, inclusive no google earth, dá pra ver a marca das antigas! :p
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
4 pistas!
Puxa, que interessante!
As quatro pistas ainda existem e podem ser utilizadas?
Barreiras recebe vôos da Abaeté?
As quatro pistas ainda existem e podem ser utilizadas?
Barreiras recebe vôos da Abaeté?
- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Espetacular
Caro AB3,AB3 escreveu:O Aeroporto de Barreiras ainda é no mesmo local deste das múltiplas pistas, inclusive no google earth, dá pra ver a marca das antigas! :p
Muito obrigado, não pensei em localizar as pistas com o Google Earth. A imagem é espetacular. Pena que somente uma das 4 pistas está operacional. Mas dá para ver claramente as pistas abandonadas.
Para quem quiser observar, eis as coordenadas:
12º 04' 45,18"S - 45º 00' 36,92"W

- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Platô
Caros amigos,
Ver a imagem dos vestígios do antigo aeroporto de Barreiras no Google Earth é quase como uma descoberta arqueológica.
E interessante saber que o aeroporto está localizado em uma chapada. mais elevada que a cidade (C. 2500 pés), e bastante plano, um local ideal para se instalar um aeroporto.
Apesar dos 43 anos de desativação, a vegetação não conseguiu apagar os vestígios das antigas pistas, onde devem ter pousado muitos aviões em vôos internacionais para a América do Norte.
Já tentei achar algum vestígio da pista 05-23 do aeroporto do Galeão, mas em vão. Essa pista, transversal à antiga pista 14-32, hoje 15-33, era uma pista auxiliar que ficava próxima (ou mesmo sobreposta), ao Pátio do PAMA-GL, que serve de "cemitério" para algumas aeronaves fora de serviço. Alguém sabe a localização exata dessa pista??
Um abraço.
Ver a imagem dos vestígios do antigo aeroporto de Barreiras no Google Earth é quase como uma descoberta arqueológica.
E interessante saber que o aeroporto está localizado em uma chapada. mais elevada que a cidade (C. 2500 pés), e bastante plano, um local ideal para se instalar um aeroporto.
Apesar dos 43 anos de desativação, a vegetação não conseguiu apagar os vestígios das antigas pistas, onde devem ter pousado muitos aviões em vôos internacionais para a América do Norte.
Já tentei achar algum vestígio da pista 05-23 do aeroporto do Galeão, mas em vão. Essa pista, transversal à antiga pista 14-32, hoje 15-33, era uma pista auxiliar que ficava próxima (ou mesmo sobreposta), ao Pátio do PAMA-GL, que serve de "cemitério" para algumas aeronaves fora de serviço. Alguém sabe a localização exata dessa pista??
Um abraço.

Re: Platô
Com certeza!Constellation escreveu:Ver a imagem dos vestígios do antigo aeroporto de Barreiras no Google Earth é quase como uma descoberta arqueológica.
São pequenos detalhes fantasticos!
Também fiquei muito feliz com esta descoberta!
As antigas pistas poderiam ser preservadas, mesmo que não sendo usadas pelo seu valor historico!
Nossa não sabia da historia dessa pista!Já tentei achar algum vestígio da pista 05-23 do aeroporto do Galeão, mas em vão. Essa pista, transversal à antiga pista 14-32, hoje 15-33, era uma pista auxiliar que ficava próxima (ou mesmo sobreposta), ao Pátio do PAMA-GL, que serve de "cemitério" para algumas aeronaves fora de serviço. Alguém sabe a localização exata dessa pista??
Fui dar uma pesquisada e acredito que encontrei seus vestigios.
Existe uma "taxiway" mais larga entre as taxiways E e F que inclusive esta desativada.
O fato dela ser mais larga, estar desativada é um forte indicio.
Além disso eu pude ver que apos cruzar a taxiway B existe vestigios de concreto na grama
Fernando Marcato


Meio difícil, pois a Nordeste nasceu no meio de 1976...Maurício escreveu:A linha Barreiras/Brasília foi inaugurada em 1975 pela Nordeste Linhas Aéreas. Equipamento: EMB-110.
Maurício.
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Re: 4 pistas!
Barreiras recebe ABAETÉ & PASSAREDO. As demais pistas infelizmente só restam uma marquinha, apenas 1 é operacional.Fernando C. Milke escreveu:Puxa, que interessante!
As quatro pistas ainda existem e podem ser utilizadas?
Barreiras recebe vôos da Abaeté?
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
-
- Fundador
- Mensagens: 9693
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:

Sem mais.
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/

Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/

-
- MASTER
- Mensagens: 1131
- Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Barreiras em Novembro de 1958
Cruzeiro
SC118
3a
SDU 05.30/PLU 07.00/07.30 MOC 08.50/09.10 BRA 11.15.12.00 CLN 14.10/14.40 MAB 15.50/16.10 BEL 18.00
SC118
5a/Domingo
SDU 05.30 PLU 07.00/07.30 MOC 08.50/09.10 BRA 09.10/11.15 CLN 14.10/14.40 BEL 17.00
SC136
5A
GYN 07.00 APS 07.15/07.30 BSB 08.00/08.15 FOA 08.35/08.55 AAI 10.10/10.25 TGX 10.43/11.00 BRA 11.40
SC130
Domingos
CGH 07.00 CPQ 07.25/07.40 RAO 08.35/08.55 SJK 09.20/09.40 GYN 11.30
2a
GYN 07.30 APS 07.45/08.00 BSB 08.30/08.45 FOA 09.05/09.30 SOC 10.35/10.50 AAI 11.15/11.35 TGX 12.00/12.20 BRA 13.00/13.40 DNO 14.30/14.50 NAV 15.15/15.35 PXE 16.05/16.20 PNB 17.00
REAL/ TAS Transportes Aéreos Salvador
TAS791
6A
SSA 08.45 LAZ 11.00.11.15 BRA 12.05
Como voces podem ver Barreiras era bem "moimentado" nesta época.
Starliner
Cruzeiro
SC118
3a
SDU 05.30/PLU 07.00/07.30 MOC 08.50/09.10 BRA 11.15.12.00 CLN 14.10/14.40 MAB 15.50/16.10 BEL 18.00
SC118
5a/Domingo
SDU 05.30 PLU 07.00/07.30 MOC 08.50/09.10 BRA 09.10/11.15 CLN 14.10/14.40 BEL 17.00
SC136
5A
GYN 07.00 APS 07.15/07.30 BSB 08.00/08.15 FOA 08.35/08.55 AAI 10.10/10.25 TGX 10.43/11.00 BRA 11.40
SC130
Domingos
CGH 07.00 CPQ 07.25/07.40 RAO 08.35/08.55 SJK 09.20/09.40 GYN 11.30
2a
GYN 07.30 APS 07.45/08.00 BSB 08.30/08.45 FOA 09.05/09.30 SOC 10.35/10.50 AAI 11.15/11.35 TGX 12.00/12.20 BRA 13.00/13.40 DNO 14.30/14.50 NAV 15.15/15.35 PXE 16.05/16.20 PNB 17.00
REAL/ TAS Transportes Aéreos Salvador
TAS791
6A
SSA 08.45 LAZ 11.00.11.15 BRA 12.05
Como voces podem ver Barreiras era bem "moimentado" nesta época.
Starliner
Starliner - GIG