[19/03] Rio-BH - Na rota dos CBs - Muita chuva e arco-íris!

Neste espaço você pode mostrar suas fotos e vídeos, postar seus logs dos aeroportos, além das escutas em HF/VHF/UHF, bem como mensagens de ACARS.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
raphazul
PP
PP

[19/03] Rio-BH - Na rota dos CBs - Muita chuva e arco-íris!

Mensagem por raphazul »

Aí estão as fotos do retorno de Jacarepaguá para Belo Horizonte.
São Pedro não estava ajudando mas pelo menos brindou os aventureiros com belas paisagens.

Decolagem da 20

Imagem

Arco-íris próximo de Valença

Imagem

A Serra do Mar mais alta que a gente no F055

Imagem

Chuva a rota inteira...

Imagem

Imagem

Imagem

O sol já se escondendo por detrás das serras mineiras... (olha o CB em cima!)

Imagem

Imagem

Torre do Altavilla, já chegando em BH.

Imagem

Belo Horizonte

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por raphazul em Qua Mar 21, 2007 14:02, em um total de 1 vez.
Luciano de Paula
PC
PC
Contato:

Mensagem por Luciano de Paula »

passou por cima da minha casa..se vassilar tenho fotos de vcs..hehehe...lindas as fotos....
rafaelguimaraes
MULTI
MULTI

Uma dúvida

Mensagem por rafaelguimaraes »

Raphael,

O que aconteceria a uma aeronave deste porte se entrasse em um CB, como o fotografado?

Qual a aeronave em questão?

Obrigado,

Rafael
Marcelo Castilhos
PP
PP

Mensagem por Marcelo Castilhos »

Muito show as fotos!
Tem uma que da pra ver direitinho uma parede de água vindo.

Abraço!
raphazul
PP
PP

Re: Uma dúvida

Mensagem por raphazul »

rafaelguimaraes escreveu:Raphael,

O que aconteceria a uma aeronave deste porte se entrasse em um CB, como o fotografado?

Obrigado,

Rafael
Pretendo levar essa dúvida pro meu túmulo. :P Brincadeira! O CB só se forma em condições atmosféricas extremamente instáveis e no interior dele existem fortes correntes de vento ascendentes e descendentes, descargas elétricas, pancadas de chuva forte, windshear, granizo, entre outros fenômenos indesejáveis que podem levar ao descontrole da aeronave, pane no sistema elétrico, danos estruturais severos e daí pra pior.

Se aventurar dentro de um CB pode ser fatal, seja para uma aeronave de pequeno porte ou até mesmo para uma de grande porte.

A diferença entre o porte se faz valer no fato de que uma de maior porte poderá voar mais alto, ultrapassando os CBs por cima (alguns porém podem ter um desenvolvimento vertical superior aos níveis em que cruzam os grandes jatos), possuir um bom radar meteorológico afim de se prevenir quanto ao que vem pela frente e poder identificar CBs escondidos por entre outras nuvens menores e a maior segurança por ter 2 motores ou mais.

A aeronave em questão era um Corisco. O tempo no momento permitia que prosseguíssemos o vôo, mesmo sendo uma aeronave monomotora e sem radar meteorológico, pois voávamos por baixo da camada de nuvens e completamente visual. Além do mais, existiam bons aeroportos embaixo da nossa rota caso se tornasse necessário alternar, como Juiz de Fora, Barbacena e São João Del Rei.
RICARDO HUGO URUGUAY
PC
PC

Mensagem por RICARDO HUGO URUGUAY »

Não consegui abrir as fotos, será qué o meu PC?
Sandro
MASTER
MASTER

Mensagem por Sandro »

RICARDO HUGO URUGUAY escreveu:Não consegui abrir as fotos, será qué o meu PC?
para mim, tb nao abre!
raphazul
PP
PP

Mensagem por raphazul »

:!: Troquei de servidor, espero que funcione agora.
rafaelguimaraes
MULTI
MULTI

Re: Uma dúvida

Mensagem por rafaelguimaraes »

Muito obrigado pela resposta!

Realmente, CB no Ar, piloto no bar :D

Final do ano passado, voltando de SSA para GRU, a bordo de um A320 ( PT-MZZ )da TAM e já estávamos no sul de minas, quando olho pela janela e vejo uma verdadeira parede! Um CB de respeito, cheio de raios, muitos raios e ouço o avião reduzir a aceleração praticamente para idle. Ouço uns 4 ou 5 "blings, blongs" do alerta de apertar os cintos e pimba! Foi tudo bem rápido! Eu não me lembro o nome do cmte ( era um nipônico baixinho ), que tinha lá seus dotes de kamikaze :D porque o cara reduziu os motores e picou o avião duas vezes com uma brutalidade tal que eu pensei que íamos pro saco! Tinha um monte de argentinos no avião e só ouço o cara do meu lado gritando:
"Cierre la ventana, cierre la ventana!" hehehehe

Foi meio assustador porque a acft chacoalhava muito e quando mergulhamos ( esse é o termo mais apropriado ), o barulho do vento passando pelas asas era muito alto e incomum, ao menos para mim.

Além disso, o sobe-e-desce digno daquelas montanhas-russas dos parques americanos fez uma galera passar bem mal...aí foi aquele cheiro azedo no ar :wacko:

Depois disso, o co-piloto fez o speech ( ele se identificou como tal ), dizendo que a manobra foi necessária pois havíamos adentrado uma área com formação de granizo. Pediu desculpas e pediu para que mantivéssemos a calma pois o pior já tinha passado...

Ver estas "belezinhas" quando estamos no chão, tudo bem. Passar perto, já são outros 500 :D

raphazul escreveu:
rafaelguimaraes escreveu:Raphael,

Obrigado,

Rafael
Pretendo levar essa dúvida pro meu túmulo. :P Brincadeira! O CB só se forma em condições atmosféricas extremamente instáveis e no interior dele existem fortes correntes de vento ascendentes e descendentes, descargas elétricas, pancadas de chuva forte, windshear, granizo, entre outros fenômenos indesejáveis que podem levar ao descontrole da aeronave, pane no sistema elétrico, danos estruturais severos e daí pra pior.

Se aventurar dentro de um CB pode ser fatal, seja para uma aeronave de pequeno porte ou até mesmo para uma de grande porte.

A diferença entre o porte se faz valer no fato de que uma de maior porte poderá voar mais alto, ultrapassando os CBs por cima (alguns porém podem ter um desenvolvimento vertical superior aos níveis em que cruzam os grandes jatos), possuir um bom radar meteorológico afim de se prevenir quanto ao que vem pela frente e poder identificar CBs escondidos por entre outras nuvens menores e a maior segurança por ter 2 motores ou mais.

A aeronave em questão era um Corisco. O tempo no momento permitia que prosseguíssemos o vôo, mesmo sendo uma aeronave monomotora e sem radar meteorológico, pois voávamos por baixo da camada de nuvens e completamente visual. Além do mais, existiam bons aeroportos embaixo da nossa rota caso se tornasse necessário alternar, como Juiz de Fora, Barbacena e São João Del Rei.
RICARDO HUGO URUGUAY
PC
PC

Mensagem por RICARDO HUGO URUGUAY »

Agora à tarde abril legal. Muito legais as fotos, parabéns.
Responder