Caros, segue a frota atual do GPMA - Grupamento de Polícia Militar Aéreo - unidade da Brigada Militar do RS.
Guapo 04 / PP-EIY / AMT-200 Ximango / Base POA
Guapo 05 / PP-EIZ / AMT-200 Ximango / Base POA
Guapo 06 / PP-EJA / MD 500E / Base POA
Guapo 07 / PT-AZE / BE35 Bonanza (H35) / Base POA
Guapo 08 / PP-FRS / PA23 Aztec / Base POA
Guapo 09 / PP-EHY / HB350 Esquilo / Em manutenção na helibrás
Guapo 10 / PT-NDW / Carioca / CFAer
Guapo 11 / PT-YJA / Schweizer 300 C / Base POA
Guapo 12 / PR-AMT / AMT-600 Guri / CFAer
Guapo 13 / PT-YPE / Schweizer 300 CB / Base URUGUAIANA
Guapo 14 / PT-RLF / Corisco / Base CAXIAS
Guapo 15 / PT-KHA / Centurion / CFAer
Guapo 16 / PT-VJK / Sêneca / CFAer
Guapo 17 / PT-JXO / BE36 Bonanza (A36) / Base POA
Abs, Werlang
GPMA - Frota atual
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
GPMA - Frota atual
__________________________
www.aviacao.art.br
www.aviacao.art.br
-
- MASTER
- Mensagens: 2461
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
- Localização: Porto Alegre/RS
- Contato:
Prezado Pacau:
Tópico importante. Revela que, smj, a Brigada está sem helicóptero para fazer uma evacuação aeromédica em local desprovido de aeroporto, uma vez que o Esquilo está em manutenção.
Pelo que declarastes, os Guapos 01 a 03 já estão desativados. Saberias que aeronaves eram?
Um abraço e até mais...
Tópico importante. Revela que, smj, a Brigada está sem helicóptero para fazer uma evacuação aeromédica em local desprovido de aeroporto, uma vez que o Esquilo está em manutenção.
Pelo que declarastes, os Guapos 01 a 03 já estão desativados. Saberias que aeronaves eram?
Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
Olá Jambock!
Os códigos Guapo 1 e Guapo 2 não são utilizados pelo GPMA pois a intenção deles é preservar historicamente as duas primeiras aeronaves do grupamento: dois Breguet 14, que possuiam respectivamente as designações BM-1 e BM-2 (em operação de 1923 a 1924, quando após a perda das duas aeronaves o esquadrão foi desativado, voltando as atividades somente em 1985).


O Guapo 3 era o AMT200 PP-EOB, perdido no acidente que infelizmente vitimou o Cap. Ibes Carlos Pacheco, em novembro de 2004.

Realmente o Esquilo faz uma grande falta na questão de transporte aeromédico, mas este tipo de missão pode ser realizado pelo Guapo 6, em último caso, pois eles removem uma das duas portas traseira do MD500 e atravessam uma maca (uma adaptação criada a partir de uma porta em forma de "bolha", abrindo espaço e preservando a vítima).
O Guapo 17 agora também pode levar uma maca, pois a abertura na fuselagem facilita a inserção desta... mas claro que não tem a mesma versatilidade de um asas rotativas.
Curiosidade 1: boa parte do inventário das aeronaves do GPMA são de apreensões da Polícia Federal. O Guapo 17, por exemplo, servia a traficantes.
Curiosidade 2: o nome GUAPO vem da sigla Grupamento Aéreo de Policiamento Ostensivo, quando reativado em 1985. em 1989 porém, com o decreto lei que em definitivo ativou o Grupamento, passou a se chamar Grupamento de Polícia Militar Aéreo, mas manteve o código rádio GUAPO (bem de acordo com nossos pagos eheh).
Grande abraço, Werlang
Os códigos Guapo 1 e Guapo 2 não são utilizados pelo GPMA pois a intenção deles é preservar historicamente as duas primeiras aeronaves do grupamento: dois Breguet 14, que possuiam respectivamente as designações BM-1 e BM-2 (em operação de 1923 a 1924, quando após a perda das duas aeronaves o esquadrão foi desativado, voltando as atividades somente em 1985).


O Guapo 3 era o AMT200 PP-EOB, perdido no acidente que infelizmente vitimou o Cap. Ibes Carlos Pacheco, em novembro de 2004.

Realmente o Esquilo faz uma grande falta na questão de transporte aeromédico, mas este tipo de missão pode ser realizado pelo Guapo 6, em último caso, pois eles removem uma das duas portas traseira do MD500 e atravessam uma maca (uma adaptação criada a partir de uma porta em forma de "bolha", abrindo espaço e preservando a vítima).
O Guapo 17 agora também pode levar uma maca, pois a abertura na fuselagem facilita a inserção desta... mas claro que não tem a mesma versatilidade de um asas rotativas.
Curiosidade 1: boa parte do inventário das aeronaves do GPMA são de apreensões da Polícia Federal. O Guapo 17, por exemplo, servia a traficantes.
Curiosidade 2: o nome GUAPO vem da sigla Grupamento Aéreo de Policiamento Ostensivo, quando reativado em 1985. em 1989 porém, com o decreto lei que em definitivo ativou o Grupamento, passou a se chamar Grupamento de Polícia Militar Aéreo, mas manteve o código rádio GUAPO (bem de acordo com nossos pagos eheh).
Grande abraço, Werlang
__________________________
www.aviacao.art.br
www.aviacao.art.br
-
- Fundador
- Mensagens: 9637
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
Boa noite.
Esta msg sendo redigida por um Professor, só poderia ser uma aula!
Fica uma dúvida: e o outro HB-350 do Estado PP-EHZ ?!?!?!
Obrigado André.
Esta msg sendo redigida por um Professor, só poderia ser uma aula!
Fica uma dúvida: e o outro HB-350 do Estado PP-EHZ ?!?!?!
Obrigado André.
Sem mais.
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/

Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/

Valeu Fábio! mas eu só "repliquei" o que me contaram 
Um dos integrantes do GPMA é fascinado por história da aviação e tem feito uma extensa pesquisa dos Breguet... quem saba logo ele nos brinda com uma boa matéria! abração.

Um dos integrantes do GPMA é fascinado por história da aviação e tem feito uma extensa pesquisa dos Breguet... quem saba logo ele nos brinda com uma boa matéria! abração.
__________________________
www.aviacao.art.br
www.aviacao.art.br
-
- PP
- Mensagens: 27
- Registrado em: Qui Fev 17, 2005 17:05
amigo casella e demais, é "quase certo" que o EHY venha para o RS após o Panamericano. ficaremos na torcida 

__________________________
www.aviacao.art.br
www.aviacao.art.br
Gostei do Air Force One...hehehe...mas isso porque o Bell 230 está em Manutenção em São Paulo. Quando ele está aqui o coitado do Esquilo é esquecido...hehehe...
Poxa vida, será que o PP-EHY vai finalmente voltar? Fazem alguns anos (pra não dizer algumas décadas) que ele sofreu um incidente e não mais retornou ao estado.
Poxa vida, será que o PP-EHY vai finalmente voltar? Fazem alguns anos (pra não dizer algumas décadas) que ele sofreu um incidente e não mais retornou ao estado.