O que acontece em Brasília???
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Enfim os órgãos de imprensa vão em busca do que deve ser apurado e divulgado para o grande público. Abraços.
Controle aéreo no Brasil preocupa entidade
ALENCAR IZIDORO
da Folha de S.Paulo
A situação do controle de tráfego aéreo no Brasil é alvo de preocupação da entidade internacional que reúne a categoria.
Segundo a Ifatca (federação internacional dos controladores de tráfego aéreo), os profissionais de Brasília às vezes monitoravam uma quantidade de vôos acima da capacidade recomendada pela própria Aeronáutica, algo que não é ideal, e é essa a razão para terem mudado a rotina de trabalho nos últimos dias --e não um "protesto".
"Esse setores podem aceitar no máximo 14 vôos ao mesmo tempo, e isso às vezes não é suficiente", disse à Folha Christoph Gilgen, representante da federação na Suíça. "Os supervisores que aceitam mais vôos do que é oficialmente determinado, passando assim acima do padrão que foi determinado como seguro, vão expor esse sistema de controle a um risco enorme. Isso tem que ser evitado a todo custo."
Integrantes da Ifatca vieram ao Brasil nos dias que se seguiram ao acidente da Gol. Extra-oficialmente, avaliaram a necessidade de melhorias nas condições de trabalho dos controladores --como a falta de pausas e salários defasados.
Na Europa, um profissional desses chega a ganhar perto de 7.000/mês (quase R$ 19 mil) em alguns países e faz pausas "sagradas" a cada duas horas de trabalho. No Brasil, os salários médios ficam próximos de R$ 2.000, e a pausa não é rigorosa.
O que mais surpreendeu alguns membros da federação após se reunir com a cúpula dos órgãos brasileiros de aviação, segundo a Folha apurou, foi a posição de autoridades de não querer discutir eventuais falhas nos serviços de vôo, como se tudo estivesse perfeito.
Gilgen afirma que os limites de vôo por operador devem ser estudados em cada região, se não houver uma norma padrão. A quantidade de vôos superior a 14 para um controlador monitorar não é, por si só, alta.
Na Europa e nos EUA, diz a federação, há setores onde um profissional chega a cuidar de 20 a 30 vôos. Ela ressalva, porém, que isso não significa que no Brasil a situação seja melhor, porque tudo depende de fatores que vão da quantidade de cruzamento de aeronaves às condições de trabalho e ao estado dos aparelhos como rádios de comunicação e radares.
O representante da Ifatca foi questionado se a situação do tráfego aéreo brasileiro era vista no mundo como segura. Ele alegou que não poderia dar essa resposta "neste momento".
Gilgen diz que os operadores que trabalham em Brasília agem de forma correta nos últimos dias porque precisam recuperar um estado de confiança anterior ao acidente da Gol.
Ele comparou a redução da atividade à realizada na Suíça depois da colisão entre dois aviões em 2002. O trabalho dos operadores foi diminuído em 30% para que eles pudessem "digerir esse golpe duro". "Após uma tragédia como essa, os controladores precisam de muita calma. É importante operar nos limites definidos e dar a eles um tempo para voltar a um estado de alta confiança."
Controle aéreo no Brasil preocupa entidade
ALENCAR IZIDORO
da Folha de S.Paulo
A situação do controle de tráfego aéreo no Brasil é alvo de preocupação da entidade internacional que reúne a categoria.
Segundo a Ifatca (federação internacional dos controladores de tráfego aéreo), os profissionais de Brasília às vezes monitoravam uma quantidade de vôos acima da capacidade recomendada pela própria Aeronáutica, algo que não é ideal, e é essa a razão para terem mudado a rotina de trabalho nos últimos dias --e não um "protesto".
"Esse setores podem aceitar no máximo 14 vôos ao mesmo tempo, e isso às vezes não é suficiente", disse à Folha Christoph Gilgen, representante da federação na Suíça. "Os supervisores que aceitam mais vôos do que é oficialmente determinado, passando assim acima do padrão que foi determinado como seguro, vão expor esse sistema de controle a um risco enorme. Isso tem que ser evitado a todo custo."
Integrantes da Ifatca vieram ao Brasil nos dias que se seguiram ao acidente da Gol. Extra-oficialmente, avaliaram a necessidade de melhorias nas condições de trabalho dos controladores --como a falta de pausas e salários defasados.
Na Europa, um profissional desses chega a ganhar perto de 7.000/mês (quase R$ 19 mil) em alguns países e faz pausas "sagradas" a cada duas horas de trabalho. No Brasil, os salários médios ficam próximos de R$ 2.000, e a pausa não é rigorosa.
O que mais surpreendeu alguns membros da federação após se reunir com a cúpula dos órgãos brasileiros de aviação, segundo a Folha apurou, foi a posição de autoridades de não querer discutir eventuais falhas nos serviços de vôo, como se tudo estivesse perfeito.
Gilgen afirma que os limites de vôo por operador devem ser estudados em cada região, se não houver uma norma padrão. A quantidade de vôos superior a 14 para um controlador monitorar não é, por si só, alta.
Na Europa e nos EUA, diz a federação, há setores onde um profissional chega a cuidar de 20 a 30 vôos. Ela ressalva, porém, que isso não significa que no Brasil a situação seja melhor, porque tudo depende de fatores que vão da quantidade de cruzamento de aeronaves às condições de trabalho e ao estado dos aparelhos como rádios de comunicação e radares.
O representante da Ifatca foi questionado se a situação do tráfego aéreo brasileiro era vista no mundo como segura. Ele alegou que não poderia dar essa resposta "neste momento".
Gilgen diz que os operadores que trabalham em Brasília agem de forma correta nos últimos dias porque precisam recuperar um estado de confiança anterior ao acidente da Gol.
Ele comparou a redução da atividade à realizada na Suíça depois da colisão entre dois aviões em 2002. O trabalho dos operadores foi diminuído em 30% para que eles pudessem "digerir esse golpe duro". "Após uma tragédia como essa, os controladores precisam de muita calma. É importante operar nos limites definidos e dar a eles um tempo para voltar a um estado de alta confiança."
- arthuramaral_CGR
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Porque antes os controladores não estavam com a Polícia atrás deles nem eram alvo de críticas de toda a sociedade. Antes eles eram desconhecidos; agora são os vilões.Pq antes do acidente da Gol não tinhamos esse problema?
Antes eles se submetiam às condições de trabalho já conhecidas e divulgadas pela imprensa. Agora, parece que decidiram mostrar à sociedade todos os problemas enfrentados na profissão. Decidiram mostrar também que trabalhavam fora dos padrões internacionais, muito além do estipulado, sem o descanso preconizado.
Eles não são vilões. São vítimas como todos nós.
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- CMTE.
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- Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 10:28
- Localização: Canoas
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As perguntas que não querem calar:
- Há bom número de aposentados em condições de voltar a operar?
- Esses aposentados voltariam a trabalhar nessas condições? Digo isso pq conheço alguns controladores aposentados que hj trabalham em empresas do setor privado. Muitos voltaram para sua terra natal para descansarem após os serviços prestados. Largariam suas vidas para voltar a Brasília ou Curitiba???
- Ganhariam os novos contratados o mesmo salário do que os que atualmente operam?
- Os chamados por concurso teriam um treinamento ideal ou fariam tal treinamento às pressas?
Vale ainda ressaltar que os controladores, em sua mairoria sargentos da Aeronáutica, ganham a mesma coisa que o sargento que toca na banda da Aeronáutica ou qualquer outra função!
O que é certo é que é agora ou nunca para que os controladores procurem ganhar melhores condições de trabalho!
Pena que tenha que ter ocorrido um desastre para que tudo isso aconteça!
- Há bom número de aposentados em condições de voltar a operar?
- Esses aposentados voltariam a trabalhar nessas condições? Digo isso pq conheço alguns controladores aposentados que hj trabalham em empresas do setor privado. Muitos voltaram para sua terra natal para descansarem após os serviços prestados. Largariam suas vidas para voltar a Brasília ou Curitiba???
- Ganhariam os novos contratados o mesmo salário do que os que atualmente operam?
- Os chamados por concurso teriam um treinamento ideal ou fariam tal treinamento às pressas?
Vale ainda ressaltar que os controladores, em sua mairoria sargentos da Aeronáutica, ganham a mesma coisa que o sargento que toca na banda da Aeronáutica ou qualquer outra função!
O que é certo é que é agora ou nunca para que os controladores procurem ganhar melhores condições de trabalho!
Pena que tenha que ter ocorrido um desastre para que tudo isso aconteça!
Abraços,
André Gustavo "SBCO"
Minhas fotos em: http://www.flickr.com/photos/andrewerutsky" onclick="window.open(this.href);return false;
André Gustavo "SBCO"
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Desordem em todas as camadas atmosféricas
Desordem em todas as camadas atmosféricas
................................
Procuro evitar discussões polítcas, pois cada um tem sua "cor partidária", opinião própria e posso incorrer em ofensas involuntárias. Mas diante de tamanho colapso observado nos céus do Brasil, fico pesando e rindo comigo mesmo ao ver algumas cenas e frases pela mídia a fora.
A começar pelo Exmo. Sr. Ministro da Defesa, que mais parece um Mestre Jedi saído do Star Wars, com sua fala irritantemente calma e pausada, vem a público dizer que, coincidentemente (!), não sabia de nada !!!!
Logo após o estúpido acidente com o PR-GTD este mesmo Ministro, para raidamente tentar eximir o governo federal de alguma provável falha, balbuciou entre lentes, microfones e câmeras, que exportávamos excelência em Controle de Tráfego Aéreo, e autoridades norte-americanas e européias estiveram no Brasil para ver como funcionava o espaço aéreo em nosso país, bem como o SIVAM.
Será que estas autoridades estrangeiras são bem-vindas nas "salas-de-crise" abertas pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), e mostradas com exclusividade pela Rede Globo ontem? Estas salas foram criadas para gerenciar crises em casos de acidentes aéreos, agora tem que gerenciar uma crise política.
Fico pensando se os nossos aeroporto tivessem o movimento dos mega aeroportos norte-americanos, muitos dos quais operam duas pistas simultanemante. Centenas de jatos despejam milhares de pessoas ao mesmo tempo para dentro dos terminais! O movimento no espaço aéreo dos Estados Unidos é tão, mas tão superior ao brasileiro, que existem estudos científicos, mostrando a diminuição da quantidade de nuvens artificiais (esteiras de condensação) e o impacto na temperatura do solo, quando todos os vôos foram cancelados por dois dias, após os atentados do 11 de Setembro de 2001.
Enquanto isso aqui no "Brasilzão" o que se mostra hoje é o total Descontrole do Espaço Aéreo, onde logicamente, a corda está estourando no lado mais fraco: os oficiais e sargentos controladores que, literalmente usam o microfone, não para balbuciar e filosofar sobre investimentos orçamentários, mas para tentar por em ordem a nossa soberania aérea!
Por outro lado as companhias aéreas estão pagando a conta do Governo Federal - não o atual, pois a situação não vem de hoje! As empresas aéreas há muito voam com altos impostos e tributos, preços elevadíssimos de combustível, leasing em dólares e, agora, tem que pagar as contas de hotéis e despesas oriundas dos atrasos.
Os funcionários atrás dos balcões dos AeroShoppings da Infraero, tentam explicar algo que não tem explicação, e convivem num clima de guerra em pleno aeroporto, sofrendo acusações e muitas vezes agressões de clientes, que em muitos casos, são mau-educados e arrogantes, frutos da nossa sociedade.
Lamentávelmente no país do "não-dá-nada", a desordem que há muito convivemos aqui embaixo, está subindo de nível e refletindo logo acima das nossas cabeças, ou seja, o nosso país está ficando fora-de-controle em todas as camadas atmosféricas!
Desculpem o desabafo!
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Procuro evitar discussões polítcas, pois cada um tem sua "cor partidária", opinião própria e posso incorrer em ofensas involuntárias. Mas diante de tamanho colapso observado nos céus do Brasil, fico pesando e rindo comigo mesmo ao ver algumas cenas e frases pela mídia a fora.
A começar pelo Exmo. Sr. Ministro da Defesa, que mais parece um Mestre Jedi saído do Star Wars, com sua fala irritantemente calma e pausada, vem a público dizer que, coincidentemente (!), não sabia de nada !!!!
Logo após o estúpido acidente com o PR-GTD este mesmo Ministro, para raidamente tentar eximir o governo federal de alguma provável falha, balbuciou entre lentes, microfones e câmeras, que exportávamos excelência em Controle de Tráfego Aéreo, e autoridades norte-americanas e européias estiveram no Brasil para ver como funcionava o espaço aéreo em nosso país, bem como o SIVAM.
Será que estas autoridades estrangeiras são bem-vindas nas "salas-de-crise" abertas pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), e mostradas com exclusividade pela Rede Globo ontem? Estas salas foram criadas para gerenciar crises em casos de acidentes aéreos, agora tem que gerenciar uma crise política.
Fico pensando se os nossos aeroporto tivessem o movimento dos mega aeroportos norte-americanos, muitos dos quais operam duas pistas simultanemante. Centenas de jatos despejam milhares de pessoas ao mesmo tempo para dentro dos terminais! O movimento no espaço aéreo dos Estados Unidos é tão, mas tão superior ao brasileiro, que existem estudos científicos, mostrando a diminuição da quantidade de nuvens artificiais (esteiras de condensação) e o impacto na temperatura do solo, quando todos os vôos foram cancelados por dois dias, após os atentados do 11 de Setembro de 2001.
Enquanto isso aqui no "Brasilzão" o que se mostra hoje é o total Descontrole do Espaço Aéreo, onde logicamente, a corda está estourando no lado mais fraco: os oficiais e sargentos controladores que, literalmente usam o microfone, não para balbuciar e filosofar sobre investimentos orçamentários, mas para tentar por em ordem a nossa soberania aérea!
Por outro lado as companhias aéreas estão pagando a conta do Governo Federal - não o atual, pois a situação não vem de hoje! As empresas aéreas há muito voam com altos impostos e tributos, preços elevadíssimos de combustível, leasing em dólares e, agora, tem que pagar as contas de hotéis e despesas oriundas dos atrasos.
Os funcionários atrás dos balcões dos AeroShoppings da Infraero, tentam explicar algo que não tem explicação, e convivem num clima de guerra em pleno aeroporto, sofrendo acusações e muitas vezes agressões de clientes, que em muitos casos, são mau-educados e arrogantes, frutos da nossa sociedade.
Lamentávelmente no país do "não-dá-nada", a desordem que há muito convivemos aqui embaixo, está subindo de nível e refletindo logo acima das nossas cabeças, ou seja, o nosso país está ficando fora-de-controle em todas as camadas atmosféricas!
Desculpem o desabafo!
Sem mais.
Equipe AeroEntusiasta
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Re: Desordem em todas as camadas atmosféricas
AeroEntusiasta escreveu:
Desculpem o desabafo!
Não precisa se desculpar de nada. É isso mesmo que todos sentimos. É uma tragédia nacional. Um vergonha. Um caos. E enquanto isso, os pilotos do Legacy ainda estão retidos no Brasil, e outros estrangeiros que estão voando regularmente ao Brasil precisam lidar com a incompetência terceiro-mundista do governo Lula. Já ouvi cada estória...
- Constellation
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Muito mais
Oi Álvaro, tua estimativa do tráfego aéro americano é modesta: eles devem ter 20 vezes o nosso, pelo menos. A realidade lá, entretanto é outra: existem muito mais controladores, o tráfego visual abaixo de 4000 pés não é controlado (embora seja organizado, senão choveria avião...), e, o principal: os controladores são bem remunerados, e não precisam fazer bico para fechar as contas no final do mês. O stress, entretanto, deve ser tão ou mais intenso que o nosso.alvarosp17 escreveu:Os EUA, tem o triplo de aeronaves no espaço aéreo deles, e não ocorre esse problema. A unica opção que sobra enton é...
Um abraço.

Eu me pergunto, será que se pilotos brasileiros tivessem feito isso nos EUA, eles estariam de volta ao Brasil? Ou estariam presos, sob acusação de terrorismo, sem direito a defesa? Porque aí nos EUA, BrazPilot, TUDO é terrorismo. E o Exmo. Presidente G. W. Bush recentemente aprovou uma lei limitando ainda mais os direitos dos acusados por terrorismo.E enquanto isso, os pilotos do Legacy ainda estão retidos no Brasil,
É inegável que o Brasil seja incompetente em muitos setores. Mas muitos países também o são, e eu também conheço cada história... Há pouco tempo, vários passageiros foram impedidos de embarcar em vôos no teritório dos EUA por estarem na lista dos "suspeitos de terrorismo". Entre esses da lista, estava uma criança de 5 anos. O que se viu na tragédia do Katrina, então, é algo assombroso. E o sistema de saúde público dos EUA, então? Quem não tem o Medicare ou outro seguro está frito. Dizem os especialistas que é ainda pior que o do Brasil (acreditem ou não).e outros estrangeiros que estão voando regularmente ao Brasil precisam lidar com a incompetência terceiro-mundista do governo Lula.
Não estou dizendo que o Brasil é perfeito, está longe, muito longe disso. Porém, quando algum estrangeiro vem falar mal do meu país, eu tenho vontade de perguntar "O seu país é perfeito?".
http://diplo.uol.com.br/2004-07,a958
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Olá Amigos,
Os controladores estão fazendo greve, segundo informações os controladores civis que começaram, existe um comentario que
a Aeronautica vaí substituir os civis(Cabeças da greve) e colocar
alguns contratados temporariamente até conseguir voltar ao
normal, quanto ao comentario que existe uma carga excesiva de
horas, não procede, pois existe leis internacionais quanto a isso,
nos Estados Unidos uma unica empresa e maior que quase todas
empresas Brasileiras juntas, á American Airlines, como eles podem
dizer que existe aviões demais nos Brasil, TAM tem 91 avioes,
BRA(11), VARIG(15), GOL(56), ONE(17), TAF(12),TOTAL(14),
RICO(10), PANTANAL(6), V.LOG(11), SKY(8),WEB(1), e nem
todos estes aviões são grandes ou voam ao mesmo tempo, existe
contradições entre Controladores e Governo, mas acho que tudo
voltaria ao normal por um aumentinho de salario ou uma bonificação,
tambem poderia ser pelo motivo que o DAC vaí dispensar alguns
funcionarios contratados, mas num breve momento ficaremos
sabendo da verdade.
Só falta eles dizerem que os aviões da VASP,VARIG,Transbrasil
que se encontram sem condições de vôos, é o problema.
sds,
Moises Propp
Os controladores estão fazendo greve, segundo informações os controladores civis que começaram, existe um comentario que
a Aeronautica vaí substituir os civis(Cabeças da greve) e colocar
alguns contratados temporariamente até conseguir voltar ao
normal, quanto ao comentario que existe uma carga excesiva de
horas, não procede, pois existe leis internacionais quanto a isso,
nos Estados Unidos uma unica empresa e maior que quase todas
empresas Brasileiras juntas, á American Airlines, como eles podem
dizer que existe aviões demais nos Brasil, TAM tem 91 avioes,
BRA(11), VARIG(15), GOL(56), ONE(17), TAF(12),TOTAL(14),
RICO(10), PANTANAL(6), V.LOG(11), SKY(8),WEB(1), e nem
todos estes aviões são grandes ou voam ao mesmo tempo, existe
contradições entre Controladores e Governo, mas acho que tudo
voltaria ao normal por um aumentinho de salario ou uma bonificação,
tambem poderia ser pelo motivo que o DAC vaí dispensar alguns
funcionarios contratados, mas num breve momento ficaremos
sabendo da verdade.
Só falta eles dizerem que os aviões da VASP,VARIG,Transbrasil
que se encontram sem condições de vôos, é o problema.
sds,
Moises Propp
Ninguém está fazendo greve.Os controladores estão fazendo greve
O que tem uma coisa a ver com a outra? Ou você acha que os EUA têm o mesmo número de controladores que o Brasil? Que existe o mesmo número de freqüências, centros e APPs que no Brasil? Que eles ganham o mesmo que os daqui? Que os auxílios à navegação e freqüências VHF são tão ruins quanto aos daqui?nos Estados Unidos uma unica empresa e maior que quase todas
empresas Brasileiras juntas,
Por favor, não vamos misturar alhos com bugalhos.
Respondendo:DanielVS escreveu:Eu me pergunto, será que se pilotos brasileiros tivessem feito isso nos EUA, eles estariam de volta ao Brasil? Ou estariam presos, sob acusação de terrorismo, sem direito a defesa? Porque aí nos EUA, BrazPilot, TUDO é terrorismo. E o Exmo. Presidente G. W. Bush recentemente aprovou uma lei limitando ainda mais os direitos dos acusados por terrorismo.E enquanto isso, os pilotos do Legacy ainda estão retidos no Brasil,
É inegável que o Brasil seja incompetente em muitos setores. Mas muitos países também o são, e eu também conheço cada história... Há pouco tempo, vários passageiros foram impedidos de embarcar em vôos no teritório dos EUA por estarem na lista dos "suspeitos de terrorismo". Entre esses da lista, estava uma criança de 5 anos. O que se viu na tragédia do Katrina, então, é algo assombroso. E o sistema de saúde público dos EUA, então? Quem não tem o Medicare ou outro seguro está frito. Dizem os especialistas que é ainda pior que o do Brasil (acreditem ou não).e outros estrangeiros que estão voando regularmente ao Brasil precisam lidar com a incompetência terceiro-mundista do governo Lula.
Não estou dizendo que o Brasil é perfeito, está longe, muito longe disso. Porém, quando algum estrangeiro vem falar mal do meu país, eu tenho vontade de perguntar "O seu país é perfeito?".
http://diplo.uol.com.br/2004-07,a958
1- Não confunda as bolas. Terrorismo e um Acidente Aéreo são duas coisas diferentes. Acho que você é inteligente o suficiente para perceber a diferença.
Não estariam presos, nem retidos. É ilegal prender tripulante envolvido em acidente aéreo. Documentos não podem ser retidos nem confiscados. Nunca houve algum tripulante comercial preso devido a um acidente. A excessão a regra seria algum tipo de ação armada, agressão, tentativa de crime abordo (terrorismo). Eu sei disso pois sou Investigador credenciado pela ALPA para representação junto ao NTSB e cabe a mim saber das leis. O NTSB tem jurisdição sobre investigações e ponto final. Não o FBI, a CIA nem o delegado de uma cidadezinha do interior. O protocolo é claro e bem definido. Supremo Tribunal Federal não precisa decidir nada.
2- Como brasileiro, eu tenho o direito de falar mal (digamos, a realidade) do Brasil. Agora lógicamente que os EUA não são um país perfeito. Mas claramente é um país mais organizado, próspero, justo, sério, seguro e maior oferecedor de oportunidades (sem maracutaia e QI's) do que o Brasil. Indiscutivelmente. Se não fosse, eu e mais uma dezena de pilotos de linha aérea brasileiros (e muitos outros de outras profissões) que eu pessoalmente conheço não estariam aqui.
Assombroso é ver criança cheirando cola e dormindo na rua em pleno centro de São Paulo. Mais alguma pergunta?
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Meu Amigo DanielVS,
1)Se isto que os controladores estão fazendo não é greve,
trocaram o nome, e eu não sabia.
2)Se eles não estão contente no que estão fazendo, pedem as
contas e vão procurar emprego em outro país.
3) Amigo tudo relacionado a avião e comparado ao nosso país
Americano, piloto ganha mais, controlador ganha mais, comissario
ganha mais, empresa aerea americana é melhor, para tu ver que
o nosso Brasil e tão apaixonado pelos Americanos que o nosso 2º
idioma e o Ingles, a nossa aviação depende dos Americanos,
Até a nossa empresa Embraer depende dos Americanos para
poder vender um avião.
É triste!
sds,
Moises Propp
1)Se isto que os controladores estão fazendo não é greve,
trocaram o nome, e eu não sabia.
2)Se eles não estão contente no que estão fazendo, pedem as
contas e vão procurar emprego em outro país.
3) Amigo tudo relacionado a avião e comparado ao nosso país
Americano, piloto ganha mais, controlador ganha mais, comissario
ganha mais, empresa aerea americana é melhor, para tu ver que
o nosso Brasil e tão apaixonado pelos Americanos que o nosso 2º
idioma e o Ingles, a nossa aviação depende dos Americanos,
Até a nossa empresa Embraer depende dos Americanos para
poder vender um avião.
É triste!
sds,
Moises Propp
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Vixxemoises Propp escreveu: 1)Se isto que os controladores estão fazendo não é greve,
trocaram o nome, e eu não sabia.
2)Se eles não estão contente no que estão fazendo, pedem as
contas e vão procurar emprego em outro país.
3) Amigo tudo relacionado a avião e comparado ao nosso país
Americano, piloto ganha mais, controlador ganha mais, comissario
ganha mais, empresa aerea americana é melhor, para tu ver que
o nosso Brasil e tão apaixonado pelos Americanos que o nosso 2º
idioma e o Ingles, a nossa aviação depende dos Americanos,
Até a nossa empresa Embraer depende dos Americanos para
poder vender um avião.
É triste!
sds,
Moises Propp

BrazPilot, gostaria que me esclarecesse, da maneira cordial como vc sempre faz, por que os acidentes aéreos não são passíveis de punições. Isto é norma internacional?É ilegal prender tripulante envolvido em acidente aéreo. Documentos não podem ser retidos nem confiscados. Nunca houve algum tripulante comercial preso devido a um acidente.
Eu sei que os acidentes aéreos não são causados por um único fator, que são uma seqüência de eventos etc etc. Mas é inegável que pilotos erram, seja por negligência, imprudência ou até imperícia.
Recentemente, houve uma incursão em uma das pistas de LAX. O piloto simplesmente ignorou (ou não ouviu) os insistentes avisos do controlador de manter a posição após pousar e entrou na pista onde outro avião decolava. Por pouco, as aeronaves não se chocam. Nesse caso, nenhuma medida legal poderia ser tomada?
Se eu estiver dirigindo um carro e matar alguém em um determinado país, serei julgado e condenado a cumprir pena naquele país. Na aviação isso nunca acontece?
Sem querer ofender você, mas não é porque existem garotos cheirando cola no centro de São Paulo que eu não posso me assombrar com o descaso do governo americano em relação à assistência às vítimas do Katrina. Foi uma vergonha internacional. Os dois exemplos são lamentáveis. Da mesma forma, não é porque existem crianças em carne-e-osso morrendo aos milhares na África que eu não posso me assombrar com a situação das crianças famintas no nosso País.

Exato. Pelo que entendi os controladores estão fazendo uma operação padrão aplicando a legislação ao pé da letra e não dando colher de chá o que faz o trafego ser moroso.Ninguém está fazendo greve.Os controladores estão fazendo greve
Eles não estão presos. Estão prestando esclarecimentos como testemunhas de um acidente em que 154 pessoas morreram. Foi um milagre eles terem escapado. Normalmente teriam morrido tambem e o problema de serem testemunha simplesmente nao existiria.Citação:
É ilegal prender tripulante envolvido em acidente aéreo. Documentos não podem ser retidos nem confiscados. Nunca houve algum tripulante comercial preso devido a um acidente.
Abraços
TO/GA
TO/GA
Não é norma internacional, mas uma ética aceita e mantida pelos profissionais de investigação, órgãos especializados, organizações e sindicatos mais importantes da aviação em todo mundo, inclusive do CENIPA (eis por que a recusa de entregar as gravações à Polícia Federal). Organizações independentes com muito poder de influência na Segurança de Vôo como a ICAO, FSF, ALPA, IFALPA, CASNO, RAeS, ANAE, ISASI e outros lutam para eliminar os resquícios da "criminalização" de acidentes aéreos. O argumento principal que é mantido pelos especialistas é que o acidente em si, e a investigação completa sobre os fatos e causas servirá para melhor previnir um futuro acidente do gênero do que a punição e a ameaça de prisão dos tripulantes envolvidos. A criminalização pode desviar a principal função da investigação, que é prevenir e arrumar um eventual problema. Um tripulante sobre pressão de ser preso ou punido, será bem menos capaz e afim de ajudar numa investigação. É por isso da criação e o sucesso indiscutível dos programas ASAP e FOQA em muitas companhias aéreas além de programas como o ASRS (Aviation Safety Reporting System) criado pela NASA e FAA nos EUA.BrazPilot, gostaria que me esclarecesse, da maneira cordial como vc sempre faz, por que os acidentes aéreos não são passíveis de punições. Isto é norma internacional?
Eu sei que os acidentes aéreos não são causados por um único fator, que são uma seqüência de eventos etc etc. Mas é inegável que pilotos erram, seja por negligência, imprudência ou até imperícia.
Recentemente, houve uma incursão em uma das pistas de LAX. O piloto simplesmente ignorou (ou não ouviu) os insistentes avisos do controlador de manter a posição após pousar e entrou na pista onde outro avião decolava. Por pouco, as aeronaves não se chocam. Nesse caso, nenhuma medida legal poderia ser tomada?
Se eu estiver dirigindo um carro e matar alguém em um determinado país, serei julgado e condenado a cumprir pena naquele país. Na aviação isso nunca acontece?
Como você disse... o piloto em LAX ignorou OU não ouviu o ATC OU a transmissão foi bloqueada OU..... etc. etc. Neste caso, o tripulante se sentirá mais a vontade a contribuir na investigação do incidente para achar as verdadeiras causas pois ele não correrá risco de punição. Se corresse, bastava mentir ou simplesmente não falar nada (aí entraria advogado, polícia, ect) para tentar proteger a si mesmo. A atenção seria desviada e todo objetivo da investigação iria para água abaixo. Imprudência, imperícia ou negligência têm uma raíz, um motivo e um estopim. Pode ser estresse, cansaço, medicação, sobrecarga de funções, treinamento inadequado, preocupação com problemas pessoais. Praticamente ninguem quer causar um acidente. As excessões que vêm a cabeça são o Egyptair (co-piloto suicída) e o Fedex (jumpseater revoltado com a empresa que atacou os pilotos). Nesses casos citados, o FBI tomou partido, pois aí sim houve uma ação criminal. O objetivo de causar prejuízo ou dano. Num ACIDENTE, basta achar as causas e tomar uma atitude corretiva para melhorar o Sistema. Espero ter esclarecido um pouco mais o assunto.
Abraço,
BrazPilot
Mais uma observação...
Veja esta matéria de hoje do O Globo... Finalmente um pouco de prudência...
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2006/1 ... 533891.asp
Leia o último parágrafo. Se houver criminalização.... você acha que vai fazer algum bem manda mandar todos os controladores envolvidos (começando daquele em SJK), os pilotos, os responsáveis pelo sistema de ATC antiquado, os fabricantes dos TCAS, etc, ect, para cadeia??
Não há um "culpado".
Veja esta matéria de hoje do O Globo... Finalmente um pouco de prudência...
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2006/1 ... 533891.asp
Leia o último parágrafo. Se houver criminalização.... você acha que vai fazer algum bem manda mandar todos os controladores envolvidos (começando daquele em SJK), os pilotos, os responsáveis pelo sistema de ATC antiquado, os fabricantes dos TCAS, etc, ect, para cadeia??
Não há um "culpado".
BrazPilot, em primeiro lugar gostaria de agradecer pelo seu longo post explicando o ponto de vista das associações de segurança aérea.
Eu entendo perfeitamente o argumento.
Mas eu ainda tenho uma certa dúvida e vou tentar perguntar elaborando um cenário fictício (eu sei que não foi nada disso o que aconteceu no caso do Gol):
"Estou pilotando um Citation nos confins do Oregon, em nível de cruzeiro. Eu sou louco e resolvo fazer uns testes com o avião. Deliberadamente desligo o transponder, faço manobras e mudo de níveis, sem comunicar o ARTCC, é claro. O Centro me chama e eu finjo que não estou ouvindo. Durante essas manobras, eu acabo por tocar a asa de um A320 da Frontier Airlines e ele cai, matando 150 a bordo. As investigações concluem que o acidente foi causado única e exclusivamente pelo meu temperamento, imprudência e negligência".
Eu pergunto: nada vai acontecer comigo? Eu vou poder continuar pilotando? Se vc fosse o piloto desse A320 e tivesse sobrevivido com sérias seqüelas (após meses em um hospital), vc ficaria satisfeito com um relatório do NTSB com recomendações à FAA? Ou com uma simples cassação do meu brevê?
Por favor, não encare minhas perguntas como provocações. São dúvidas que eu realmente tenho - e, acredito, também a grande maioria da população fora do meio aeronáutico.
(veja, p. ex., o parente de vítima de acidente na Suíça que matou o controlador responsável pelo acidente).

Eu entendo perfeitamente o argumento.
Mas eu ainda tenho uma certa dúvida e vou tentar perguntar elaborando um cenário fictício (eu sei que não foi nada disso o que aconteceu no caso do Gol):
"Estou pilotando um Citation nos confins do Oregon, em nível de cruzeiro. Eu sou louco e resolvo fazer uns testes com o avião. Deliberadamente desligo o transponder, faço manobras e mudo de níveis, sem comunicar o ARTCC, é claro. O Centro me chama e eu finjo que não estou ouvindo. Durante essas manobras, eu acabo por tocar a asa de um A320 da Frontier Airlines e ele cai, matando 150 a bordo. As investigações concluem que o acidente foi causado única e exclusivamente pelo meu temperamento, imprudência e negligência".
Eu pergunto: nada vai acontecer comigo? Eu vou poder continuar pilotando? Se vc fosse o piloto desse A320 e tivesse sobrevivido com sérias seqüelas (após meses em um hospital), vc ficaria satisfeito com um relatório do NTSB com recomendações à FAA? Ou com uma simples cassação do meu brevê?
Por favor, não encare minhas perguntas como provocações. São dúvidas que eu realmente tenho - e, acredito, também a grande maioria da população fora do meio aeronáutico.

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Para um leigo e perfeitamente natural achar que o controlador de SJK e um dos responsaveis, mas vale notar que a autorizacao inicial, ainda no solo, de nivel de voo, e emitida mas nao necessariamente sera o nivel que a aeronave mantera da partida ate o destino, exceto quando se trata de procedimentos especificos para cada pais ou regiao, como o NAT, em termos de falha de comunicacao. Nao ha em qualquer lugar do mundo uma autorizacao de um voo longo e que cruze diferentes espacos aereos que detalhe todos os pontos de mudanca de nivel ou outra modificacoes, como de aerovia e setores de FIR, do plano de voo. Ate agora, pura especulacao, principalmente por parte da imprensa e de setores do governo e da sociedade interessados em colocar a culpa no primeiro que aparecer.BrazPilot escreveu:Mais uma observação...
Veja esta matéria de hoje do O Globo... Finalmente um pouco de prudência...
Se houver criminalização.... você acha que vai fazer algum bem manda mandar todos os controladores envolvidos (começando daquele em SJK)