Aeronave da GOL sumiu???

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arthuramaral_CGR
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Mensagem por arthuramaral_CGR »

30/09/2006 - 02h13
Gol divulga lista de passageiros do vôo 1907
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da Folha Online

Gol divulga lista dos passageiros do vôo 1907, que desapareceu nesta sexta-feira. O Boeing 737-800 decolou às 15h35 (horário de Brasília) do aeroporto de Manaus e deveria ter pousado às 18h12 no aeroporto de Brasília.

O avião levava 149 passageiros --entre elas uma criança de 11 meses-- e seis tripulantes. Veja a relação:

ACKER/JAQUES
ALVES/LEONARDO
ANCHIETA/ELCIO
ARAUJO/AGAMENON
ARMINDO/ANTONIO
AZEREDO/GILSON
AZEVEDO/MARCELO
AZEVEDO/OTTO BERNARDO
BARATO/JOSE
BARBERO/VALDINEI ROBERTO
BARBOSA/HENRIQUE
BARRETO/RAFAEL
BENEDITO/LUIZ ROGÉRIO
BENJAMIM/MARIA TEREZINHA
BEYER/HUGO
BONAROSKI/LUIZ
BORTOZOLO/ERTHELVINE
BOVI/MARILENE
BRANCO/KELISON
BRESSAN/KEILA
BRITO/ANA CLAUDIA
CABRERIZO/GUSTAVO
CALANDRINI/FABIANA
CARDOSO/CLAUDIO
CARVALHO/LUIZ
CARVALHO/VIVIANE
CAVALCANTE/FRANCISCO
CAVALCANTE/ROSSANA
COELHO/JOSE
COLLI/VANESSA
COLOGNESE/NELSON
COPAT/IVAN
COSTA/ELISABETH
COSTA/JOSENILDA
COSTA/GILCLEY
CRUZ/CARLOS
CRUZ/MARIA VALERIA
CUSTODIO/LUIZ
DA ROCHA/CLAUDIO
DARC/JOANA
DE JESUS/OSCAR
DE JESUS/RUTH
DIVINO/SILVA
DUARTE DORIA/NILO
EUSTAQUIO/THIAGO
FALCAO/JOSEANE
FARIAS/FRANCISCO
FELIPPE/PAULO CESAR
FERREIRA/MARCELO
FONTOURA/ANDRE
FREIXO/LUANA
GARCIA/FRANCISCO
GARCIA/HELEN
GARCIA/PEDRO HENRIQUE
GODOY/HELIO
GOMES/REGINA
GONCALVES SOBRINHO/LAZA
GUIDI/JULIO
GUTJAHR/ROLF
HANCOCK/DOUGLAS
IGNACIO/JOANA
KOWALSKI/ANDREAS
LEAL/JOAO
LEITE/ANGELA
LEMOS/LUCAS
LESQUEVES/EUGENIO
LIMA/THALITA
LINS/ETEUVINO
LLERAS/MARIO
LLERAS/DANIEL
LOIOLA/FRANCISCO CHAGAS
LOPES/MARCELO PAIXAO
LOPES/MARCELO
LOPES/MARCELO
LUCAS/ESDRAS
MACEDO/OLGA
MACENA/MARIA AUXILIADORA
MACHADO/MARLON
MACHADO/VALDOMIRO
MAGALHAES/ROSANA
MAIA/MARIA ZILDA
MAIA/LAVOSIER
MALAFAIA/MARIO
MARQUES/INEZ
MATTOS/ANTONIO
MELO/OSMAN
MELO/IZELIA
MENDES/JULIO
MENDES/AUGUSTO
MENDES/MARINA
MICHEL/FREDERICK
MIRANDA/RONIVON
MORAES/GLECIO
MOREIRA/PATRICIA
MOREIRA/QUEZIA
NARANJO/RAYSSA
NARDT/FRANCISCO
NERES/KARLA
NOE/RONALDO
OLIVEIRA/CHARLIE
OLIVEIRA/MARCIO
OLIVEIRA/FRANCISCO
OLIVEIRA/ENIO DE
OLIVEIRA/VANDEMIR
OLIVEIRA/ANTONIA
PADILHA/JANINE
PANIZZI/LOURDES
PEIXOTO/PEDRO
PESSOA/ANTONIO
PIMENTEL/WALTER
PIVOTTO/ELETA
PRADO/DORNELIO
RADESCA/RICARDO
RAMOS/JOAO ELOI
REZENDE/ATILA
REZENDE/ISMAR
REZENDE/MARIA
REZENDE/FRANCIELLE
RICKLY/MARIA DAS GRAÇAS
RIGUEIRA/MARCELO
ROCHA/SALUSTIANO
RODRIGUES/MARIA JOSE
RODRIGUES/ADAIR
RODRIGUES/ANTONIO
ROMANO/MAURO
RONDINI/MICHEL
ROSA/CLAUDEMIR
SANT ANNA JUNIOR/MOZART
SANTOS/PAULO
SANTOS/ALEXANDRE
SANTOS/EMANUELLE - MACENA/REBECA - 11 meses
SANTOS/LUIZ
SILVA/FELIPE
SILVA/ANA
SILVA/DANIEL
SILVA/JUVÊNCIO
SILVA/ROGERIO
SILVA/MARIO
SIQUEIRA/PLINIO
SOUSA/CARLOS
SOUZA/EDUARDO
SOUZA/RICARDO
SOUZA JUNIOR/CARLOS
TARIFA/RICARDO
TRINDADE/JOSE
VIANA/HUEDERFIDEL
VIANNA/HAMILTON
XAVIER/SAMANTHA

TRIPULANTES:

COMANDANTE DECIO CHAVES JR.
CO-PILOTO THIAGO JORDÃO CRUSO
COMISSÁRIA RENATA SOUZA FERNANDES
COMISSÁRIA SANDRA DA SILVA MARTINS
COMISSÁRIO NERISVAN DACKSON CANUTO DA SILVA
COMISSÁRIO RODRIGO DE PAULA LIMA
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Re: Coordenadas Geográficas

Mensagem por Anonymous »

[quote="Constellation"]Caros amigos,

Um sujeito postou no na comunidade da GOL no orkut as coordenadas geográficas do acidente:

08º 03' 27.46"N - 053º 38' 50.47"W

Pelo o que vi no Google Earth, fica a cerca de 200 Km de SBCC - Serra do Caximbo.

Não sei não, tem precisão de cerca de 1 metro... mas taí a informação.

Um abraço.[/quote

Deve ser Sul no lugar do Norte não ?
Editado pela última vez por Anonymous em Sáb Set 30, 2006 10:53, em um total de 1 vez.
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Constellation
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Re: Coordenadas Geográficas

Mensagem por Constellation »

Troy escreveu:
Constellation escreveu:Caros amigos,

Um sujeito postou no na comunidade da GOL no orkut as coordenadas geográficas do acidente:

08º 03' 27.46"N - 053º 38' 50.47"W

Pelo o que vi no Google Earth, fica a cerca de 200 Km de SBCC - Serra do Caximbo.

Não sei não, tem precisão de cerca de 1 metro... mas taí a informação.

Um abraço.
Essa coordenada está totalmente furada ! Norte ???? Não mesmo !
Fui eu que errei o Hemisfério: a coordenada correta é 08º 03' 27,46" S. Segundo o sujeito lá no Orkut, foi nesse ponto que ocorreu a colisão.

Um abraço.
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Constellation
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Legacy

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

A aeronave Legacy envolvida no acidente tem c/n 00965 e está matriculada N600XL. Perdeu um winglet e danificou a empenagem também.

Um abraço.
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PR-WJI
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Re: Legacy

Mensagem por PR-WJI »

Constellation escreveu:Caros amigos,

A aeronave Legacy envolvida no acidente tem c/n 00965 e está matriculada N600XL. Perdeu um winglet e danificou a empenagem também.

Um abraço.
Embraer 135 BJ 145.00965 PT-SFN Embraer landed safely at SBCC 29sep06 after mid-air collision with PR-GTD
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Mensagem por Francisco - CGR »

Acidente com Boeing teria cinco sobreviventes
Segundo Edinei Menezes, jornalista que está em Matupá, em Mato Grosso, há ao menos cinco sobreviventes do acidente com o Boeing da Gol, que caiu na tarde desta sexta-feira. A informações são de pilotos, e foram conseguidas por meio de rádio. Eles estariam sendo transferidos de helicóptero para o município de Peixoto de Azevedo, onde receberiam atendimento em um hospital de porto médio.

http://jovempan.uol.com.br/jpamnew/noti ... ias/#91164
Já ouvi falar agora pouco por outras fontes (até mais seguras) em 40 sobreviventes!
Tomara que seja verdade!
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Re: Legacy

Mensagem por a340 »

Saiu na TV que era o primeiro vôo do Legacy 600 que saiu de SJK para MAO e depois Estados Unidos para ser entregue à empresa EXCEL AIR.

O que impressiona é que as duas acft´s possuem TCAS e acontece essa colisão...

:shock: :shock: :shock:
"A hélice do avião funciona como ventilador,basta ela parar pro piloto começar a suar".
http://www.flickr.com/photos/fo208b/" onclick="window.open(this.href);return false;
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Francisco - CGR escreveu:
Já ouvi falar agora pouco por outras fontes (até mais seguras) em 40 sobreviventes!
Tomara que seja verdade!
Eu já ouvi falar de 4 ou 5 sobreviventes.

O que infelizmente, pela natureza do acidente e força do impacto seria um numero mais realista do que 40 sobreviventes... infelizmente..
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Mensagem por Spetsnaz »

Oq não dá para entender é a colisão de duas aeronaves com TCAS II, voando em nível cruzeiro, em espaço aéreo controlado com cobertura radar e com instrumentos calibrados para vôo em espaço aéreo RVSM.. se chocarem no ar, ficam falando que a separação era de 1000ft .. na verdade ERA para ser.. mas acredito eu que não foi o caso.. se não ninguem tinha encostado em ninguém..

Queria ver a foto do Legacy.. pena q ele não pousou em um aeroporto público.. mas ainda bem que ele achou algum aeroporto para pousar.

Para quem não conhece o TCAS:

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Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Spetsnaz, o TCAS não erradicou e nem erradicará os acidentes de colisão em vôo no mundo. O acidente no espaço aéreo Alemão/Suíço há pouco mais de 2 anos também tinha como protagonistas 2 aeronaves com TCAS em espaço aéreo controlado e RVSM. O que geralmente ocorre em caso de acidentes desse tipo é uma instrução do controlador que difere da resolução do TCAS. Isso aconteceu no exemplo do acidente europeu e em um gravíssimo incidente no Japão alguns meses antes desse mesmo acidente.
Não estou fazendo especulação, apenas afirmando que nesses 2 casos muito similares ocorreram as mesmas falhas.

Abraço

Ainda chocado com a possibilidade de perder colegas de trabalho.
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Mensagem por Spetsnaz »

Para quem não conhece o espaço aéreo RVSM

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Mensagem por Francisco - CGR »

FORÇA AÉREA DIZ QUE NÃO HÁ SOBREVIVENTES NO VÔO DA GOL

A Força Aérea Brasileira informou na tarde deste sábado que não há sobreviventes no vôo 1907, da Gol, que ia de Manaus para Brasília e caiu em Mato Grosso na sexta-feira.

O batalhão de Polícia Militar de Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso, avalia que dificilmente encontrará sobreviventes no acidente do avião da Gol. Os primeiros policiais a chegar ao local do acidente informaram que os corpos estão muito mutilados. Já foi solicitado um rabecão para a região, a 200km de onde ocorreu a queda. O Corpo de Bombeiros também enviou homens.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou três dias de luto nacional. Em nota divulgada agora há pouco pelo palácio do planalto, o porta-voz da presidência André Singer diz que o presidente recebeu com pesar "a notícia do acidente que tomou a vida dos passageiros e tripulantes que voavam de Manaus para Brasília".

A Infraero disse no final da manhã deste sábado (30), em entrevista coletiva em Brasília, que acha difícil haver sobreviventes do acidente com o avião da Gol que caiu ontem em Mato Grosso. A opinião foi dada pelo presidente da Infraero, tenente-brigadeiro José Carlos Pereira, com base na observação dos destroços encontrados esta manhã e na sua experiência como piloto.

De acordo com a Infraero, o avião caiu "embicado" na área indígena caiapó Capoto-Jarina, próxima ao Parque do Xingu, na divisa entre o Pará e Mato Grosso.

As equipes de resgate estão descendo de rapel no local onde se encontram os destroços e até o momento não detectaram movimentação de sobreviventes. Às 13h30 deste sábado, três militares já estavam no local da queda e começavam a abrir clareiras para o pouso de helicópteros da operação de resgate. As equipes improvisaram uma base na fazenda Jarinã, nas proximidades de onde o Boeing caiu.

No início da tarde de sábado, o G1 conversou com o médico João Bertinetti, que trabalha no Hospital de Matupá. Ele afirmou que não havia movimentação no hospital de chegada de sobreviventes ou de corpos de vítimas do acidente. No hospital de Peixoto de Azevedo, outra cidade da região, a situação era igual.

O Boeing 737-800 da Gol saiu de Manaus às 15h35 da tarde de sexta, com destino ao Rio de Janeiro e escala em Brasília, mas sumiu na região da Serra do Cachimbo, entre o sul do Pará e norte do Mato Grosso. O vôo 1907 levava 155 pessoas, entre tripulantes e passageiros (Clique aqui para ver a lista com o nome das pessoas a bordo).

Cem militares da FAB e mais 200 pessoas, entre civis e militares, estão na região da Serra do Cachimbo fazendo as buscas. Quando chegarem ao local onde estão os destroços, integrantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) especializados em segurança de vôo vão começar as investigações sobre as causas do acidente.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,, ... 98,00.html

--

Pessoal, é com muita tristeza que trago esta noticia a vocês, e expresso o meu profundo pesar (não só meu, mas de toda equipe Aeroforum) à todos aqueles que frequentam o aeroforum e tinham parentes, conhecidos, amigos a bordo desta aeronave, sei como muitos se sentem, pois tenho um amigo que poderia estar a bordo desta aeronave neste dia (o que é o caso de muitos aqui) e me choca só de imaginar o que poderia ter acontecido. Pra mim a queda dessa aeronave ainda é um pesadelo, o qual muitos de nós ainda não conseguimos acordar.

Força a todos, que aqui " em solo " ficam, e muita paz as pessoas que se foram, e muita paz também aos colegas da aviação que agora definitivamente estão no lugar aonde escolheram dedicar sua vida... no céu... :sad: :cry:
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Mensagem por Afonso »

Existem muitas controversias ref a esse acidente.

1)Tcas deveria ter dado o alarme
2)ATC do sivam deveria tb estar visualizando os dois tráfegos na tela radar
3)Um novo comentário que estão cogitando.
Algum tipo de peça ter caido no Legacy.
4)Relevo da região ter dado "sombra" e ter interferido nos radares.

São muitos os comentários.
:O.o:
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Matheus
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Mensagem por Matheus »

Rosvalmir Afonso escreveu:

3)Um novo comentário que estão cogitando.
Algum tipo de peça ter caido no Legacy.
Seria a lei de murphy ao extremo...Probabilidade de 0.0000001%

Abraços

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Mensagem por BrazPilot »

asnomalon escreveu:Spetsnaz, o TCAS não erradicou e nem erradicará os acidentes de colisão em vôo no mundo. O acidente no espaço aéreo Alemão/Suíço há pouco mais de 2 anos também tinha como protagonistas 2 aeronaves com TCAS em espaço aéreo controlado e RVSM. O que geralmente ocorre em caso de acidentes desse tipo é uma instrução do controlador que difere da resolução do TCAS. Isso aconteceu no exemplo do acidente europeu e em um gravíssimo incidente no Japão alguns meses antes desse mesmo acidente.
Não estou fazendo especulação, apenas afirmando que nesses 2 casos muito similares ocorreram as mesmas falhas.

Abraço

Ainda chocado com a possibilidade de perder colegas de trabalho.
Exatamente! Naquele caso da Alemanhã, o piloto do avião russo seguiu as instruções do controlador Suiço e não o RA do TCAS, enquanto que o do 757 fez o que o TCAS mandou. TCAS assegura separação se ambas tripulações seguirem as Resolution Advisories corretamente.

Realmente sinto muito asnomalon. Não é algo fácil. O clima fica ruim mesmo. Quando caiu o avião da Comair aqui, ficamos todos chateadissimos. Só lembre daquela velha frase de Top Gun:
-You fly jets long enough, something like this happens. You gotta let it go.
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Mensagem por Spetsnaz »

02/10/2006 - 10h02
Piloto de Boeing teria pedido para subir antes de bater em jato


da Agência Folha
da Folha de S.Paulo

As gravações dos diálogos do controle de vôo de Manaus (AM) teriam registrado um pedido do piloto do Boeing da Gol para mudar de nível, de 35 mil pés para 39 mil pés. Esse pedido teria ocorrido às 16h35 da última sexta-feira. O Legacy estaria a 37 mil pés. O acidente aéreo teria ocorrido por volta das 17h.

A informação, vinda de pessoas ligadas ao setor da aviação brasileira, pode explicar o que provocou o acidente, considerado o maior da história do país e que vitimou 155 pessoas. Segundo essa hipótese, o Boeing, no momento em que ampliava a altitude de 35 mil pés para 39 mil pés, poderia ter se chocado com o Legacy, que estava na faixa dos 37 mil pés.

Ontem, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que, em depoimento, os pilotos do Legacy que colidiu com o Boeing afirmaram que os equipamentos do aparelho estavam em perfeita ordem antes e depois do incidente, ocorrido na última sexta.

Eles disseram que equipamentos como o transponder, a antena que envia e recebe dados do avião, e o dispositivo para evitar colisões em pleno ar, estavam ligados da decolagem em São José dos Campos até o pouso em Cachimbo (PA). De acordo com o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, isso terá de ser comprovado ou não a partir da análise da caixa-preta do Legacy.

O equipamento, que registra o funcionamento dos instrumentos de bordo e a comunicação entre os pilotos e o controle aéreo, já está sendo analisado. "A única coisa que dá para afirmar por enquanto é que houve a colisão", disse a diretora da Anac Denise Abreu.

Ela não deu outros detalhes sobre as investigações ou sobre aspectos técnicos, dizendo que isso caberia à Aeronáutica, mas afirmou ser "praticamente zero" a possibilidade de que tenha havido falha do controle aéreo, o que dá a entender que, para a agência, a falha ocorreu em uma das duas aeronaves.

Segundo a reportagem apurou, o Legacy sumiu das telas dos radares já antes do choque. O presidente da Anac não quis comentar a informação, mas indiretamente admitiu aquilo que a Aeronáutica sempre faz questão de negar: que há a possibilidade de haver "pontos cegos" na cobertura de radar do país.

Relatório

Os Cindactas (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) 1 e 4, responsáveis pelo controle de todo o tráfego aéreo nas regiões Norte, Centro-oeste e Sudeste do Brasil irão entregar nos próximos dias ao Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) um relatório completo de tudo o que ocorreu durante os vôos do Boeing da Gol e o Legacy.

De acordo com o coronel aviador Eduardo Antonio Carcavallo Filho, responsável pelo Cindacta 4, o cruzamento das informações das rotas utilizadas pelas duas aeronaves poderá esclarecer parte do que ocorreu no ar, na tarde da última sexta-feira.

O coronel também disse que ainda não é possível determinar se algum dos aviões desapareceu ou não dos radares dos centros de controle da Aeronáutica e também qual das duas aeronaves pode ter alterado a sua rota original.

A Folha tentou contatar durante a tarde de ontem, por telefone, os responsáveis pelo Cindacta 1. Todos os funcionários diziam estar proibidos de dar informações e que todas elas serão passadas em momento certo pelo setor de comunicação da Aeronáutica.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidia...95u126603.shtml
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asnomalon escreveu:Spetsnaz, o TCAS não erradicou e nem erradicará os acidentes de colisão em vôo no mundo. O acidente no espaço aéreo Alemão/Suíço há pouco mais de 2 anos também tinha como protagonistas 2 aeronaves com TCAS em espaço aéreo controlado e RVSM. O que geralmente ocorre em caso de acidentes desse tipo é uma instrução do controlador que difere da resolução do TCAS. Isso aconteceu no exemplo do acidente europeu e em um gravíssimo incidente no Japão alguns meses antes desse mesmo acidente.
Não estou fazendo especulação, apenas afirmando que nesses 2 casos muito similares ocorreram as mesmas falhas.

Abraço

Ainda chocado com a possibilidade de perder colegas de trabalho.
Esse acidente na europa prova que o TCAS pode salvar vidas.. de ambos os pilotos tivessem obedecido o TCAS a colisão não teria ocorrido.. e eles estariam vivos hoje. Nada erradicará, até pq o TCAS pode falhar, portanto não se pode depender 100% apenas dele.. e outra, e se ele para funcionar e mais ele depende de outro TCAS funcionando para funcionar corretamente.. vai saber se a outra aeronave tem TCAS ou transponder... mas que ele salva na grande maioria das vezes.. ele salva..
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Por essa foto dá pra perceber que o avião nem tentou pousar mesmo... parece que essa sessão de fuselagem simplismente caiu na vertical e ficou...
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