VÔO 402 DA TAM (?)

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
md11
PC
PC

VÔO 402 DA TAM (?)

Mensagem por md11 »

Olá amigos.

Faz muito tempo que procuro reportagens sobre o acidente com o PT- MRK da TAM mas não encontro.
Alguém sabe onde posso encontrar as gravações da caixa-preta (se é que existem disponíveis)?
E também, vídeos dos telejornais da época, mostrando a notícia do acidente.

Agradeço, desde já, a colaboração.
Abraço! :wink:
Cleidson Pereira

Brasília - DF
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

gugacwb
PC
PC

Mensagem por gugacwb »

md11, blz?
Seguinte... Estou me formando em Jornalismo e no começo do ano comecei minhas pesquisas para a monografia, que a princípio seria sobre a cobertura da mídia sobre esse acidente. Acabei abortando a idéia por falta de tempo e por dificuldades em encontrar material sobre isso, principalmente televisionado.
Não sei exatamente o que você está procurando, mas jornais e revistas da época são bem fáceis de conseguir. Aqui em Curitiba por exemplo, na Biblioteca Pública, tem vários jornais e revistas de 1996 e 1997, desde O Globo, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Gazeta do Povo, Veja, Istoé, etc. Então dá uma olhada na Biblioteca por aí, que deve ter. Eu tenho arquivado aqui um pouco do que pesquisei, se quiser alguma coisa, manda uma mensagem em PVT.
O grande problema é conseguir material de televisão. Pelas próprias emissoras, complicado. Entrei em contato com todas, mas só recebi NÃO. Sei lá, acho que é complicado pra eles liberar isso, afinal eles preferem esquecer que afirmaram que o comandante "livrou a escola". O que você pode fazer é ver se alguém tem gravado alguma coisa ou com empresas de clipping, só que nesse caso você vai ter que embolsar uma boa grana.
Ah, tem um link da Folha Online com o arquivo online: http://www1.folha.uol.com.br/fol/geral/tam/index.htm
É isso. Abraço.
md11
PC
PC

Mensagem por md11 »

José Arthur - SBPA escreveu:md11, bom dia!

Dê uma olhada nesses links:
http://www.aeroentusiasta.com.br/phpBB2 ... hlight=402
http://www.aeroentusiasta.com.br/phpBB2 ... hlight=402

:wink:
Nossa, bem "embaixo" do meu nariz e eu não vi. Desculpe.
Obrigado pelos links.
Cleidson Pereira

Brasília - DF
md11
PC
PC

Mensagem por md11 »

gugacwb escreveu:md11, blz?
Seguinte... Estou me formando em Jornalismo e no começo do ano comecei minhas pesquisas para a monografia, que a princípio seria sobre a cobertura da mídia sobre esse acidente. Acabei abortando a idéia por falta de tempo e por dificuldades em encontrar material sobre isso, principalmente televisionado.
Não sei exatamente o que você está procurando, mas jornais e revistas da época são bem fáceis de conseguir. Aqui em Curitiba por exemplo, na Biblioteca Pública, tem vários jornais e revistas de 1996 e 1997, desde O Globo, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Gazeta do Povo, Veja, Istoé, etc. Então dá uma olhada na Biblioteca por aí, que deve ter. Eu tenho arquivado aqui um pouco do que pesquisei, se quiser alguma coisa, manda uma mensagem em PVT.
O grande problema é conseguir material de televisão. Pelas próprias emissoras, complicado. Entrei em contato com todas, mas só recebi NÃO. Sei lá, acho que é complicado pra eles liberar isso, afinal eles preferem esquecer que afirmaram que o comandante "livrou a escola". O que você pode fazer é ver se alguém tem gravado alguma coisa ou com empresas de clipping, só que nesse caso você vai ter que embolsar uma boa grana.
Ah, tem um link da Folha Online com o arquivo online: http://www1.folha.uol.com.br/fol/geral/tam/index.htm
É isso. Abraço.
Gugacwb,

Obrigado pelo link.
O que eu queria ver mesmo eram os vídeotapes dos telejornais da época. Até o plantão da globo, se fosse possível.
Já liguei na Globo aqui de BSB e eles me passaram o telefone de uma empresa de clipping. Vc deve imaginar o absurdo do preço né? Faz um tempinho que liguei e desisti, pq o valor era muuito alto.
Sobre reportagens impressas, vi algumas revistas na Biblioteca do Senado Federal, pois é a única aqui em BSB que possui todas as edições de VEJA, desde a nº 1. (Inclusive li reportagens sobre outros desastres: Varig em Orly 1973, Varig em Mato Grosso 1989, sobre o Sequestro do VASP em 1988 e sobre um 707 da TransBrasil que caiu numa favela...).

Mas se vc puder me passar alguns materias que possua, eu aceito. Só me esclare o que é uma mensagem em PVT (desculpe, pois sinceramente, não sei o que é.)

Valeu. Muito obrigado pelas informações.
Cleidson Pereira

Brasília - DF
gugacwb
PC
PC

Mensagem por gugacwb »

Fala Cleidson.

Pois é... Matérias de televisão são complicadas mesmo de conseguir. Cheguei até a ligar para uma empresa de clipping aí de Brasília mesmo, e tô vendo aqui que custa R$ 110,00 cada 10 minutos, fora R$ 100,00 de pesquisa, pois é material de 1996. É o fim do mundo. O negócio mesmo é encontrar alguém que tenha gravado. E vale a pena assistir ao Globo Repórter daquela semana porque foi uma bobagem só. E por curiosidade, pra quem gosta de futebol, o João Palomino, hoje narrador da ESPN Brasil, cobriu o acidente quando ainda trabalhava na TV Cultura.
Vou ver o que tenho por aqui arquivado e te envio. Me passa o seu e-mail em uma mensagem particular (isso é o tal do PVT).

Abraço.

Gustavo Ribeiro de Francisco
md11
PC
PC

Mensagem por md11 »

gugacwb escreveu:Fala Cleidson.

Pois é... Matérias de televisão são complicadas mesmo de conseguir. Cheguei até a ligar para uma empresa de clipping aí de Brasília mesmo, e tô vendo aqui que custa R$ 110,00 cada 10 minutos, fora R$ 100,00 de pesquisa, pois é material de 1996. É o fim do mundo. O negócio mesmo é encontrar alguém que tenha gravado. E vale a pena assistir ao Globo Repórter daquela semana porque foi uma bobagem só. E por curiosidade, pra quem gosta de futebol, o João Palomino, hoje narrador da ESPN Brasil, cobriu o acidente quando ainda trabalhava na TV Cultura.
Vou ver o que tenho por aqui arquivado e te envio. Me passa o seu e-mail em uma mensagem particular (isso é o tal do PVT).

Abraço.

Opa, blz?

Legal fera. Vou passar a msg pra vc.
Obrigado.
Cleidson Pereira

Brasília - DF
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Spetsnaz »

gugacwb escreveu:Fala Cleidson.

Abraço.

Se possivel vc poderia enviar para mim também?
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Spetsnaz »

md11 escreveu:
gugacwb escreveu:md11, blz?
É isso. Abraço.
Gugacwb,

Obrigado pelo link.
O que eu queria ver mesmo eram os vídeotapes dos telejornais da época. Até o plantão da globo, se fosse possível.
Já liguei na Globo aqui de BSB e eles me passaram o telefone de uma empresa de clipping. Vc deve imaginar o absurdo do preço né? Faz um tempinho que liguei e desisti, pq o valor era muuito alto.
Sobre reportagens impressas, vi algumas revistas na Biblioteca do Senado Federal, pois é a única aqui em BSB que possui todas as edições de VEJA, desde a nº 1. (Inclusive li reportagens sobre outros desastres: Varig em Orly 1973, Varig em Mato Grosso 1989, sobre o Sequestro do VASP em 1988 e sobre um 707 da TransBrasil que caiu numa favela...).

Mas se vc puder me passar alguns materias que possua, eu aceito. Só me esclare o que é uma mensagem em PVT (desculpe, pois sinceramente, não sei o que é.)

Valeu. Muito obrigado pelas informações.
Cara estou procurando exatamente a mesma coisa que você... nunca consegui achar... a revista veja eu ja procurei em sebos.. e geralmente eu fico horas procurando e não acho nada!

Se você conseguir alguma coisa:

MSN - Ale_Spetsnaz@hotmail.com
Email - Ale_Redstorm@yahoo.com.br
Constellation
Moderador
Moderador

Eu tenho a revista...

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

Eu tenho aqui em casa a edição da Revista Veja 1469, de 6 de novembro de 1996. A capa é intitulada MORTE NO VÔO 402, e tem uma reportagem completa da época, com todas as especulações.

Bem: posso digitar o texto da reportagem e mandar na íntegra:
Posso xerocar e mandar pelo correio, aí preciso do endereço.

Alguma sugestão?

Um abraço a todos.
Imagem
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.

Re: Eu tenho a revista...

Mensagem por Spetsnaz »

Constellation escreveu:Caros amigos,

Eu tenho aqui em casa a edição da Revista Veja 1469, de 6 de novembro de 1996. A capa é intitulada MORTE NO VÔO 402, e tem uma reportagem completa da época, com todas as especulações.

Bem: posso digitar o texto da reportagem e mandar na íntegra:
Posso xerocar e mandar pelo correio, aí preciso do endereço.

Alguma sugestão?

Um abraço a todos.
Teria como scanear cara?

[]'s
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Boa tarde amigos do Fórum.

Prezados amigos:

No www. jetsite.com.br (link) acidentes, tem algo a respeito do acidente e deve ter informções importante.

Abraços

CURSIO
Flight72
PP
PP

CENIPA

Mensagem por Flight72 »

O ideal também seria consultar o Relatório Final do acidente divulgado pelo Ministério da Aeronáutica. Contém todas as informações sobre a investigação do acidente. http://www.cenipa.aer.mil.br/
Responder