Nostalgia > vôos VOTEC > 09/81

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

Nostalgia > vôos VOTEC > 09/81

Mensagem por Anonymous »

Boa tarde amigos do Fórum.

Prezados amigos:

Caríssimo Alexandre (AB3).

Segue neste os horários de vôo da empresa regional VOTEC, do mês de setembro de 1981
Guia Aeronáutico, embora conste da relação o tipo de avião BNI = Britten-Norman Islander, não encontrei em nenhum vôo da empresa esse tipo de equipamento, nem neste time-table e nem no anterior Panrotas de bolso datado de fevereiro de 1981, embora sei que o mesmo voou em rotas da VOTEC. E varias vezes vi o avião pousar e decolar de CGH, mas não lembro a quanto tempo infelizmente. Acredito que o mesmo fazia as rotas que posteriormente passou a ser operada com os Bandeirantes.

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
VOTEC. Serviços Aéreos Regionais S/A >>>> sigla (VO).

Rio - São Paulo - Belo Horizonte - Triangulo Mineiro - Goiás- Mato Grosso.

Vôos de ida. (todos os vôos com Embraer 110) > Efetivo em 01 de junho de 1981
VO 356= 2ª a sáb. SDU 08h00 UBA 10h0/10h20 AAX 10h45
VO 381= 2ª a sáb. PLU 08h30 UBA 10h00 > fazia conexões com o VO 356 e 360 em UBA
VO 354= 2ª a sáb. GYN 09h30 ARS 10h35
VO 320= 2ª a sáb. ARS 10h50 CGB 11h10 (*) fuso horário
VO 360= 2ª a sáb. CGH 08h30 UBA 10h00/10h30 UDI 10h45
VO 298= 2ª e 6ª UDI 110h00 CTF 11h20/11h35 GYN 12h20
VO 366= 2ª a sáb. GYN 16h00 ARS 17h05
VO 339= 2ª a 6ª PLU 20h00 UBA 21h30 > fazia conexão com VO 362 em UBA
VO 362= 2ª a sáb. CGH 20h00 UBA 21h30/21h45 UDI 22h10.

Vôos de volta. (todos os vôos com Embraer 110)

VO 361= 2ª a sáb. UDI 06h00 UBA 06h25/06h40 CGH 08h10 >conexão em UBA com VO 381
VO 380= 2ª a sáb. UBA 06h35 PLU 08h05
VO 321= 2ª a sáb. CGB 11h40 ARS 14h00 (*) fuso horário
VO 365= 2ª a sáb. ARS 14h15 GYN 15h20
VO 299= 2ª e 6ª. GYN 15h45 CTF 16h30/16h45 UDI 17h05
VO 363= 2ª a sáb. UDI 17h20 UBA 17h45/18h00 CGH 19h30
VO 367= 2ª a sáb. ARS 17h20 GYN 18h25
VO 338= 2ª a 6ª UBA 18h05 PLU 19h35
VO 357= 2ª a sáb. AAX 17h20 UBA 17h45/18h10 SDU 20h10.

Belém – Tucuruí - Marabá- Imperatriz- São Luis.

Vôos de ida.

VO 336= 2ª a 6ª BEL 06h00 TUR 07h00 ( Fokker 27)
VO 310= 3ª 4ª 5ª sáb.e dom BEL 11h0 TUR 12h00 (Embraer 110)
VO 241= 3ª 4ª 5ª e sáb. BEL 11h45 MAB 13h0 (Fokker 27)
VO 237= 2ª e 6ª BEL 12h25 TUR 13h50/14h10 MAB 14h50 (Fokker 27)
VO 265= 2ª BEL 14h10 MAB 15h30 (Embraer 110)
VO 295= 2ª 6ª e dom. MAB 15h45 IMP 16h20/16h40 SLZ 18h10 ( Embraer 110)
VO 263= 3ª 4ª 5ª 6ª e dom. BEL 16h15 MAB 17h35 (Embraer 110)
VO 344= 3ª e 5ª IMP 16h40 SLZ 18h10 ( Embraer 110)
VO 316= 2ª 3ª 4ª 5ª e sáb. BEL 18h00 TUR 19h00 (Fokker 27).

Vôos de volta.

VO 337= 2ª a sáb. TUR 07h20 BEL 08h20 (Fokker 27)
VO 264= 2ª 4ª 5ª 6ª e sáb. MAB 07h00 BEL 08h20 (Embraer 110)
VO 266= 3ª MAB 09h35 BEL 10h55 (Embraer 110)
VO 294= 3ª 6ª e sáb. SLZ 07h00 IMP 08h30/08h45 MAB 09h20 (Embraer 110)
VO 345= 2ª e 4ª SLZ 07h00 IMP 08h30 (Embraer 110)
VO 311= 3ª 4ª 5ª sáb e dom. TUR 12h30 BEL 13h30 (Embraer 110)
VO 236= 2ª e 5ª MAB 13h30 TUR 14h10/14h30 BEL 15h30 (Fokker 27)
VO 240= 3ª 4ª 6ª e sáb. MAB 15h20 BEL 16h35 (Fokker 27)
VO 317= 2ª 3ª 4ª 5ª e sáb. TUR 09h20 BEL 20h20 (Fokker 27)

Goiânia - Brasília- Pantanal- Marabá -Tucurui - Belém

Vôos de ida.

VO 324= 2ª 4ª 6ª e sáb. GYN 09h25 SQM 10h35/10h50 IDO 11h0/12h00 STZ 12h25/12h40 CMP 13h05/13h20 CDJ 13h50 (Embraer 110)
VO 326= 3ª e 5ª GYN 09h25 SQM 10h35/10h50 IDO 11h30/12h00 SXN 11h50
VO 236= 2ª e 5ª GYN 08h55 BSB 09h35/10h00 MAB 13h10/13h30 TUR 14h10/14h30
BEL 15h30 (Fokker 27)
VO 240= 3ª 4ª 6ª e sáb. GYN 08h55 BSB 09h35/10h00 IDO 11h35/11h55 CDJ 13h05/13h25 AUX 14h00/14h20 MAB 15h00/15h20 BEL 16h35 (Fokker 27).

Vôos de volta.

VO 241= 3ª 4ª 5ª e sáb. BEL 11h45 MAB 13h00/13h20 AUX 14h00/14h20 CDJ 14h55/15h15 IDO 16h25/16h45 BSB 18h20/18h45 GYN 19h25 (Fokker 27)
VO 237= 2ª e 6ª BEL 12h0 TUR 13h50/14h10 MAB 14h50/15h10 BSB 18h20/18h45
GYN 19h25 (Fokker 27)
VO 325= 2ª 4ª 6ª e sáb. CDJ 14h35 CMP 15h05/15h20 STZ 15h45/16h00 SQM 17h30/17h45 GYN 18h55 (Embraer 110)
VO 327= 3ª e 5ª SXN 15h35 IDO 16h25/16h50 SQM 17h30/17h45 GYN 18h55

Distrito Federal - Goiás- Maranhão.

Vôos de ida.

VO 236/240= 2ª a sáb. GYN 08h55 BSB 09h35 (Fokker 27)
VO 344= 3ª e 5ª BSB 10h10 AAI 11h20/11h35 DNO 12h10/12h55 APY 13h45/14h00
BSS 14h40/14h55 CLN 15h30/15h45 IMP 16h25/16h40 SLZ 18h10 (Embraer 110)
VO 278= 2ª a 6ª BSB 10h20 NQL 10h55/11h10 CBV 11h35/11h50 GRP 12h30 (Embraer 110).

Vôos de volta.

VO 345= 2ª e 4ª SLZ 07h00 IMP 08h30/08h45 CLN 09h25/09h40 BSS 10h15/10h30
APY 11h10/11h25 DNO 12h15/13h00 AAI 13h35/13h50 BSB 15h00 (Embraer 110)
VO 279= 2ª a 6ª GRP 16h00 CBV 16h40/16h55 NQL 17h20/17h35 BSB 18h10 (Embraer 110)
VO 237/241= 2ª a sáb. BSB 18h45 GYN 19h25.
=================================================================
Siglas das cidades (Não sei se atualmente são as mesmas)
RJ (SDU) BH (PLU) SP (CGH) DF (BSB) GO (GYN) São Luis (SLZ) Belém (BEL)
Uberaba (UBA) Uberlândia (UDI) Araxá (AAX) Catalão (CTF) Aragarças (ARS)
Tucurui (TUR) Marabá (MAB) Imperatriz (IMP) São Miguel do Araguaia (SQM)
Sta. Isabel do Morro (IDO) Sta. Teresinha (STZ) S. José do Xingu (SXN) C. Alegre (CMP)
Conceição do Araguaia (CDJ) Araguaina (AUX) Niquelandia (NQL) Arraias (AAI)
Cana Brava (CBV) Gurupi (GRP) Dianópolis (DNO) Alto Parnaíba (APY) Balsas(BSS)
Carolina (CLN)

Bem amigos estes eram o vôos da VOTEC, que constavam no time-table de 09/1981

Obs. Desculpem de algum possível erro.

Grande Abraço

CURSIO.
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7501
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Mensagem por FCM »

Prezado Cursio,

Lembro que depois a Votec parou de voar e voltou como Brasil Central, quando foi isto?

Abraço,
Fernando
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Mensagem por AB3 »

Fernando,

Não sei se chegou a parar, parece que a TAM comprou o bonde andando e rebatizou como BR CENTRAL.
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

DC-3

Mensagem por Constellation »

Prezado Cursio,

A Votec também não operou alguns DC-3 em suas rotas? Em que linhas e em que época? Você sabe?

Um abraço.
Imagem
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Boa noite amigos do Fórum.

Caríssimo Fernando:

Segue abaixo pequeno texto a respeito do tema VOTEC/ BR. Brasil Central.

Ao completar dez anos de atividades como empresa aérea regional, a TAM criaria a Brasil Central Linhas Aéreas Regionais, que substituiria a VOTEC, atuante desde a criação do SITAR. Originária da atividade de táxi aéreo, a VOTEC Serviços Aéreo Regionais começara com dois Bandeirantes pintados de azul e amarelo. A maioria das localidades inicialmente servidas pela empresa na rota Rio de Janeiro / Belém, percorrendo a região central do país, eram lugares que já haviam feito parte das rotas da Cruzeiro do Sul, mas que haviam sido abandonadas no começo dos anos 60.
Em oito anos a frota crescera. Agora eram 10 Bandeirantes e três Fokker 27-200, adquiridos em 1982 para atender a alta demanda da linha Belém / Tucurui, em razão das obras de construção da usina hidroelétrica. Além destas aeronaves, voavam ainda cinco DC 3 e três pequenos Britten Norman Islander BN-2, para nove passageiros, utilizados principalmente como iniciadores de linhas. Mais desbravadores do que o próprios Bandeirantes. O endividamento da empresa, contudo, era preocupante e seus dirigentes cederiam à idéia de vender o seu patrimônio à TAM. Agora, sob nova denominação
BR. Brasil-Central, a antiga frota da VOTEC seria rapidamente substituída por vinte monomotores Cessna 208 Caravan I, construído nos Estados Unidos.(porém a Brasil-Central, operou com o Bandeirantes PT-GKR e os Fokker 27-200, PT-LCF e PT-LCG da VOTEC, nas cores Verde e Branco da BR.Central) este último acidentado em BAU, no dia 12/02/1990, com três vitimas fatais.

Obs. O SITAR, foi implantado em julho de 1976.
A TAM, passou a voar como regional em 1975
A VOTEC, em 1986 ainda operava vôos VDC conforme time-table do mês de julho. Acredito que foi na final desse ano o fim da VOTEC.

VO 240= 2ª a 6ª CGH 08h25 UBA 09h45/10h00 UDI 10h20/10h35 PLU 12h00 (seguia como) VDC > VO 905= PLU 14h15 SDU 15h30 > Fokker 27.
VDC > VO 904= 2ª a 6ª SDU 17h00 PLU 18h15= (seguia como)
VO 241= PLU 18h40 UDI 20h05/20h20 UBA 20h40/20h55 CGH 22h15 > Fokker 27

Existiam outros vôos operados com os Fokker 27 e com os Bandeirantes.
Não tenho a data certa da entrada em definitivo da BR Central, mas deve ter sido em 1988?.

Abraços

CURSIO.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Boa noite amigos do Fórum.

Prezado Constellation:

Perfeitamente companheiro. A VOTEC Serviços Aéreo Regionais S/A. operou com cinco
DC 3, 12 Bandeirantes, 3 Britten Norman Islander BN-2A. Tive a oportunidade de ver os três modelos em CGH, na década de 70, mas como não tinha e não tenho o hábito de fotografar, fica somente na memória.Posteriormente incorporou alguns Fokker 27

PT-LCF Fokker 27-MK 200 (repassado a BR Central)
PT-LCG Fokker 27-MK 200 (repassado a BR Centra) acidentado em BAU (12/02/90)
PT-LDT Fokker 27-MK 600
PT-LLA Fokker 27- MK200
PP-SEE Embraer 110 C
PT-GJB Embraer 110 C
PT-GJZ Embraer 110 E
PT-GKI Embraer 110 P
PT-GKL Embraer 110 P
PT-GKR Embraer 110 P (repassado a BR Central)
PT-GKS Embraer 110 P
PT-GKU Embraer 110 P
PT-GKY Embraer 110 P
PT-GLB Embraer 110
PT-SFS Embraer 110 P2

Obs. No time-table de janeiro de 1982, consta um vôo feito com o DC 3.
VO 311= 2ª a sáb. TUR 12h10 BEL 13h30
VO 310= 2ª a sáb. BEL 10h30 TUR 11h50
Não tenho dados a respeito das rotas operadas pelos DC 3, se conseguir alguma informação lhe envio com certeza. Da mesma forma os prefixos dos mesmos.

Grande Abraço

CURSIO
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2010
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Maurício »

A Votec (Vôos Técnicos e Executivos) surgiu em 1958, a partir da Transcontinental/Real/Transportes Nacional. Em 1960 passou a ser Votec Táxi Aéreo e em 1976 - Votec Serviços Aéreos.

Na sua frota havia 3 Britten-Norman BN2A Islanders (8 pax):
PT-KYA;
PT-IJE - acidentado em 12 JUN 1979;
PT-KHK - acidentado em 13 MAI 1980 perto de Campinas, a serviço do Projeto Radam.

Sabe-se que operou, nos anos 60, também com o Piper PA-23 Aztec.
E tinha 5 DC-3, no fim dos 70 e início dos 80, dentre os quais: PT-KZE / PT-KYW / PT-KYX.

Por falar em Britten Norman Islander existia também o Trislander (trimotor - 2 na asa delta e um na parte superior da cauda) para 10 a 12 pax, que a Votec não operou. Porém havia na Loganair, dentre outras.

Maurício.
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

PT-SFS

Mensagem por Constellation »

Caro Cursio,

Eu não sabia que o Bandeirante PT-SFS fazia parte da frota da Votec. Esse avião fica o dia inteiro em LDB, pois carrega malote da compensação de cheques do Banco do Brasil para CWB.

Já tive oportunidade de voar nesse avião quando o mesmo voava na Helisul, fazendo correio (RPN), há um bom tempo atrás.

Um abraço.
Imagem
Starliner
MASTER
MASTER
Mensagens: 1131
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Starliner »

Amigos,
Em FEV de 1979 as rotas dos Islander eram:

VO 205 2A/4A/6A
SLZ 12.00 BRB 13.00/13.15 TUX 13.40/13.55 PHB 14.20

VO 270
5A/DOM
SLZ 07.00 BDC 08.40/08.55 BSS 10.10

VO 280
2A/4A/6A
SLZ 07.00 PHY 07.35/07.50 CPU 08.25

SLZ = São Luiz
BDC = Barra do Corda
BRB = Barreirinhas
TUX = Tutóia
PHB Parnaíba
BSS = Balsa
PHY = Pinheiro
CPU = Cururupú

A rota da VO de Islander era a esta época:

PT-IJE BN2A-6 c/n 304
PT-IKA BN2A-9 668
PT-IMI BN2A-9 670
PT-JJI BN2A-9 642
PT-JSCBN2A-9 695
PT-JZJ BN2A-9 645
PT-JYC BN2A-9 385
PT-KHK BN2A-6 208
PT-KSP BN2A-9 407
PT-KTP BN2A-27 491
PT-KTQ BN2A-27 493
PT-KTR BN2A-27 495
PT-KTS BN2A-27 499
PT-KYA BN2A-6 301




Os Douglas DC-3 eram:

PT-KYW c/n 34267 ex FAB C-47 2021
PT-KYX 25266 2035
PT-KZE 34266 2020
PT-KZF 20244 2069
PT-KZG 20691 2017

STARLINER
Starliner - GIG
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Boa noite amigos do Fórum.

Prezados Amigos:

Primeiramente usarei uma frase usada pelo amigo Constellation, a + ou – 2 anos.
O Fórum perece o Instituto Butantã, só da cobra. Dito isto só tenho a agradecer a colaboração dos amigos pelo envio dos prefixos dos DC 3 e dos Britten Norma Islander
BN 2A, bem como as rotas operadas pelos mesmos.
Parabéns a todos.

Abraços

CURSIO.
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2010
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Maurício »

Cursio escreveu: Não tenho a data certa da entrada em definitivo da BR Central, mas deve ter sido em 1988?
Cursio, a Votec se tornou BR Central em 28 JUL 1986.

E mais: em 1976 eram 3 Islanders. Em 1977, 12.

Maurício.
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Mensagem por AB3 »

Lembrando que o PT-KTR está na Bahia hoje na AERO STAR!
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

PP-VBN

Mensagem por Constellation »

Carosw amigos,

Só para lembrar também, o DC-3 PT-KZG é o último DC-3 a operar até hoje, com a "nova" matrícula PP-VBN.

Um abraço.
Imagem
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9691
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Nostalgia > vôos VOTEC > 09/81

Mensagem por AeroEntusiasta »

Sobre o paradeiro do PT-IMI # BN2A-9 (cn 670)

Fiquei sabendo hoje que em 04/JAN/1989 ele caiu na rota STM-BVB, após passar través de Trombetas (aprox 100 km ao sul de Cachoeira Porteira).
Os cinco ocupantes (1 piloto + 4 passageiros) sobreviveram após caminharem 26 dias pela selva.
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2010
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Nostalgia > vôos VOTEC > 09/81

Mensagem por Maurício »

Consta informação, que em 1988 0 PT-IMI era da Taxi Aéreo Fortaleza.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
AB3_SNL
MULTI
MULTI
Mensagens: 373
Registrado em: Ter Fev 12, 2019 17:15

Re: Nostalgia > vôos VOTEC > 09/81

Mensagem por AB3_SNL »

Maurício escreveu:Consta informação, que em 1988 0 PT-IMI era da Taxi Aéreo Fortaleza.
Positivo, inclusive o dono tomou pavor do avião/modelo por causa desse acidente.
Responder