Dúvida sobre os aviões da Skymaster

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
X-Flyer
PP
PP
Contato:

Dúvida sobre os aviões da Skymaster

Mensagem por X-Flyer »

Olá Pessoal!

Hoje, por volta das 12:30 foi avistado decolando de GRU um avião da Skymaster. :shock:

Alguém sabe o destino e se os vôos estão regulares? :roll:

Pelo que eu lembre, já foi postado aqui no fórum que os aviões da empresa não voavam mais... :(

Agradeço pelas informações! :wink:

Abraços! 8)
"Tive a vida mais feliz que alguém poderia ter."
Anésia Pinheiro Machado
Primeira brasileira a pilotar aviões.

Mario
PR-WJI
MASTER
MASTER

Re: Dúvida sobre os aviões da Skymaster

Mensagem por PR-WJI »

X-Flyer escreveu:Pelo que eu lembre, já foi postado aqui no fórum que os aviões da empresa não voavam mais... :(
Diariamente, o DC-8F da Skymaster vem a POA, na rota GRU-POA-GRU (6601/6600)!
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Pelo que sei até semana passada eles estavam voando normalmente 2 vezes por dia aqui em SSA, de manhã na rota GRU-GIG-SSA-FOR e de noite na rota FOR-SSA-GIG-GRU.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Só uma correção:

--O DC-8 vai à POA no vôo 0661 e 6660.

SKC0661 DC86/H SBGR0610 SBPA0119
SKC6660 DC86/H SBPA0150 SBGR0119
SKC6660 DC86/H SBGR0440 SBGL0032
SKC6660 DC86/H SBGL0600 SBSV0135
SKC6660 DC86/H SBSV0850 SBFZ0125
SKC6661 DC86/H SBSV0120 SBGL0145
SKC6661 DC86/H SBGL0400 SBGR0040
SKC6661 DC86/H SBFZ2250 SBSV0125

Horários ZULU (UTC)

PS: Nenhuma aeronave da Sky é homologada para voar RVSM.Quem não voa mais são os 707-300 da companhia,...infelizmente :cry: :cry: :cry:

Abraço.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Em Viracopos estão 02:

B707-PT-MTE
B707-PT-WSZ

Abraços,
X-Flyer
PP
PP
Contato:

Mensagem por X-Flyer »

Muito grato pela atenção amigos: José Arthur, Rodrigo, Ricardo e Batagim!!! :wink:

Não é a toa que este fórum é o melhor do Brasil! :roll:

Fiquei feliz em saber que o "clássico" ainda voa nas cores da Skymaster! :D

Abraços. 8)
"Tive a vida mais feliz que alguém poderia ter."
Anésia Pinheiro Machado
Primeira brasileira a pilotar aviões.

Mario
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Ricardo_SBBR escreveu: PS: Nenhuma aeronave da Sky é homologada para voar RVSM.Quem não voa mais são os 707-300 da companhia,...infelizmente :cry: :cry: :cry:
Voar o 707 no FL270 fica complicado. Imaginem SBGR-SBEG no 270 cheio de carga. Impraticavel. A solução é ir voando neste nível e ficar vendo a possibilidae de subir mais um pouco.

Mas os 07 não voam mais? Vi um deles aqui em BSB não tem muito tempo.

Abraços
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Essas novas medidas de RVSM adotadas no Brasil são ridículas! O Brasil tem mais de 8 milhões de km2, e fizeram essas mudanças unicamente para melhorar o tráfego no espaço aéreo da grande SP...
Salzinger_SBGR
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Salzinger_SBGR »

rodrigo sbsv escreveu:Essas novas medidas de RVSM adotadas no Brasil são ridículas! O Brasil tem mais de 8 milhões de km2, e fizeram essas mudanças unicamente para melhorar o tráfego no espaço aéreo da grande SP...
Acho que voce não sabe o que está dizendo Rodrigo....

A mudança no espaço aéreo se deu no espaço aéreo superior (acima do FL245), portanto, nada tem a ver diretamente (ou a melhorar/piorar) o tráfego dentro da TMA SP que, verticalmente, vai até o FL150 snme.

A adoção do RVSM na verdade apenas trouxe beneficios para os operadores que tem mais FLs disponíveis para planejamento e vôo, podendo adequar melhor niveis otimos/ventos, além é claro de aumentar a capacidade geral do espaço aéreo (mais tráfegos)...Essa maior capacidade de tráfego, pode, eventualmente, até ajudar a desafogar terminais mais congestionadas, já que pode resultar na redução de situações de espera de nivel devido a separação em rota.

Claro, se voce não opera RVSM vai ter que voar abaixo do FL290, aí é o caso de colocar na ponta do lápis o custo x benefício de adequar o avião à isso. Não há nenhum impedimento técnico que impeça um 707 ou um DC-8 ou um 737-200 ser equipado RVSM. Vai demandar um investimento "x", que pode ser mutio alto para a empresa.

[]´s

"You are the doc, Doc"
Salzinger_SBGR
CMTE.
CMTE.
Contato:

Cmte Seabra escreveu:
Ricardo_SBBR escreveu: PS: Nenhuma aeronave da Sky é homologada para voar RVSM.Quem não voa mais são os 707-300 da companhia,...infelizmente :cry: :cry: :cry:
Voar o 707 no FL270 fica complicado. Imaginem SBGR-SBEG no 270 cheio de carga. Impraticavel. A solução é ir voando neste nível e ficar vendo a possibilidae de subir mais um pouco.

Mas os 07 não voam mais? Vi um deles aqui em BSB não tem muito tempo.

Abraços
Acredite Seabra, um 707 no MTOW indo pra Manaus não vai conseguir subir muito acima disso... eventualmente FL290, mas ai estaria fora do quadrante de FLs.

Até onde eu sei a empresa ainda opera o 707 sim, mas em voos ocasionais apenas. Os contratos do correio são servidos, a priori, com o DC8.

[]´s

"You are the doc, Doc"
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Salzinger_SBGR escreveu:
rodrigo sbsv escreveu: Não há nenhum impedimento técnico que impeça um 707 ou um DC-8 ou um 737-200 ser equipado RVSM. Vai demandar um investimento "x", que pode ser mutio alto para a empresa.

[]´s
Segundo um ex-copila da Vasp, com quem conversei no ano passado, a empresa gastaria o valor de 3 (três) 737-200 por ACFT para cada aeronave da frota que fosse voar RVSM. Mais um problemão que a Vasp enfrentaria se continuasse voando... Achei um pouco caro. Tenho impressão que tais equipamentos não passam de I milhão de Dólares.

Eu acho que a diretoria da empresa, já sabia o que estava por vir e foi só "empurrando com a barriga" para ver até onde ia.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Agora tem o seguinte, vôo de madrugada lá pro norte do país em um dia com baixíssimo tráfego, concerteza o controle pode te autorizar a subir para FLS mais altos sem problema nenhum!
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Cmte Seabra escreveu:
Salzinger_SBGR escreveu:
rodrigo sbsv escreveu: Não há nenhum impedimento técnico que impeça um 707 ou um DC-8 ou um 737-200 ser equipado RVSM. Vai demandar um investimento "x", que pode ser mutio alto para a empresa.

[]´s
Tenho impressão que tais equipamentos não passam de I milhão de Dólares.
Não chegam a 500 mil dólares! Ja andei pesquisando em sites sérios de vendas de aeronaves, e tem lá 737-200 ano 81 com hushkit estágio III, TCAS, motor -15 ou -17 e outros acessórios por 1 milhão e 700 Mil dólares.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Fernando_SAO escreveu:
Cmte Seabra escreveu:
Salzinger_SBGR escreveu:

[]´s
Tenho impressão que tais equipamentos não passam de I milhão de Dólares.
Não chegam a 500 mil dólares! Ja andei pesquisando em sites sérios de vendas de aeronaves, e tem lá 737-200 ano 81 com hushkit estágio III, TCAS, motor -15 ou -17 e outros acessórios por 1 milhão e 700 Mil dólares.
Desculpem-me.
Confundi as coisas. O copila disse que custava 1/3 e não 3X o valor da ACFT. Segundo ele, os 737 da Vasp valeriam 1,5 milhão e o equipamento 500 mil.
Grato
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Comandante Seabra,realmente até pouquíssimo tempo havia o DC-8 e o 707 da Sky vindo para BSB,mas esse vôo do 707 foi temporário. Era o SKC 6662/6663.

O 707 só voa de vez em quando.
B767
MASTER
MASTER

Mensagem por B767 »

Na verdade o RVSM eh uma imposicao internacional da ICAO, organismo do qual o Brasil eh signatario. Portanto a obrigatoriedade.

O RVSM consiste(me corrigem se estou errado) de um equipmento(circuito-sensor especial) instalado dentro do aviao, ligao ao Flt director e GPWS. Assim, da p/manter o espacamento de 1000 pes no trafego aereo.

O RVSM nao eh novidade. Ha quase 10 anos eh uma obrigacao para quem quer voar no atlantico norte entre os EUA/Canada e a Europa.
Se nao tiver, nao voa.

Assim, no Brasil, empresas como a VASP/ TAF, ATA BETA, Sky e outros com modelos mais antigos(em termos de funcoes navegacionais) TEM que instalar o RVSM se quiserem voar acima de FL290, desde 01jan2005.
Salzinger_SBGR
CMTE.
CMTE.
Contato:

B767 escreveu:O RVSM consiste(me corrigem se estou errado) de um equipmento(circuito-sensor especial) instalado dentro do aviao, ligao ao Flt director e GPWS. Assim, da p/manter o espacamento de 1000 pes no trafego aereo.
Negativo. Para uma aeronave ser homologada RVSM deverá possuir:

-Dois sistemas, independentes porém interligados, de medição de altitude
-Um sistema de controle automático de altitude, com precisão de +/- 65ft
-Um sistema de alerta de altitude com precisão de 300ft para cima e 50ft para baixo
-Aviônica compatível com os sistemas acima.

Além disso alguns itens são incluídos no MMEL e a area proxima das tomadas estáticas tem que ser inspecionada para irregularidades com mais frequencia.
B767 escreveu: O RVSM nao eh novidade. Ha quase 10 anos eh uma obrigacao para quem quer voar no atlantico norte entre os EUA/Canada e a Europa.
Se nao tiver, nao voa.
Não é bem assim. Pode voar acima ou abaixo do espaço RVSM ou eventualmente voar num track que não seja conflitante com o tráfego, sempre é claro em coordenação com o ATC

[]´s

"You are the doc, Doc"
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

[quote="Salzinger_SBGR
Não é bem assim. Pode voar acima ou abaixo do espaço RVSM ou eventualmente voar num track que não seja conflitante com o tráfego, sempre é claro em coordenação com o ATC

[]´s[/quote]

Neste caso, são reservados 3 níveis de vôo para a ACFT. Ex. ACFT sem equipamento RVSM que desejar no nível 350. Impossibilitará vôos de outras empresas nos níveis 340 e 360.
O 707 da FAB quando voa, ou voava, para a Europa fazia assim.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

PS: O RVSM foi iniciado no Brasil no dia 20 de Janeiro de 2005 às 09:01
B767
MASTER
MASTER

Mensagem por B767 »

Exato. Como O salzinger acrescentou, certos equipamentos precisam estar instalados. Caso nao tiver, precisa botar, e esse seria o caso com as aeronaves das empresas mencionadas.
Responder