Avro Varig - Voos regulares no AC/RO
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2003
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Avro Varig - Voos regulares no AC/RO
Muitos pensam que, o fim da operação comercial dos Avros 748 da Varig ocorrera nos voos do interior do RS, em JUL 1976. Entretanto, seus derradeiros regulares se iniciaram em NOV 1975 no Acre e em Rondônia, substituindo os recém-chegados B737-200 nos voos da Cruzeiro, talvez por baixa ocupação. E foram até SET 1976 (OUT sem info) com somente uma aeronave, possivelmente da entrega final à empresa Bouraq da Indonésia. A malha era a seguinte:
- DE NOV 1975 a JUL 1976:
Voo SC248 - Sábado - RBR 0915 1100 CZS;
Voo SC249 - Sábado - CZS 1245 1430 RBR;
- DE AGO 1976 a SET 1976:
Voo SC245 - 2ª/3ª/5ª/6ª/Dom - RBR 0600 0830 PVH;
Voo SC246 - 2ª/6ª - PVH 0900 0930 RBR;
Voo SC247 - 2ª/6ª - RBR 1000 1230 PVH;
Voo SC244 - 2ª/3ª/5ª/6ª/Dom - PVH 1345 1415 RBR;
Pernoite/base sempre em RBR.
- DE NOV 1975 a JUL 1976:
Voo SC248 - Sábado - RBR 0915 1100 CZS;
Voo SC249 - Sábado - CZS 1245 1430 RBR;
- DE AGO 1976 a SET 1976:
Voo SC245 - 2ª/3ª/5ª/6ª/Dom - RBR 0600 0830 PVH;
Voo SC246 - 2ª/6ª - PVH 0900 0930 RBR;
Voo SC247 - 2ª/6ª - RBR 1000 1230 PVH;
Voo SC244 - 2ª/3ª/5ª/6ª/Dom - PVH 1345 1415 RBR;
Pernoite/base sempre em RBR.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
-
- MASTER
- Mensagens: 1360
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43
Re: Avro Varig - Voos regulares no AC/RO
Na edição anual da revista inglesa Propliner, de 2017, especializada em aviação comercial a pistão e turbo hélice da primeira geração, escrevi extenso artigo sobre o Avro em operação na RG.
E na edição anual desse ano de 2020 saiu o artigo q escrevi sobre o Viscount na VP.
ABS,
E na edição anual desse ano de 2020 saiu o artigo q escrevi sobre o Viscount na VP.
ABS,
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2003
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: Avro Varig - Voos regulares no AC/RO
Tem edição digital livre para leitura ?
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
-
- MASTER
- Mensagens: 1360
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43
Re: Avro Varig - Voos regulares no AC/RO
Maurício:
Não, revista só impressa!
Abs
Não, revista só impressa!
Abs
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2003
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: Avro Varig - Voos regulares no AC/RO
Agradeço o retorno.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
-
- CMTE.
- Mensagens: 697
- Registrado em: Ter Out 24, 2006 11:18
Re: Avro Varig - Voos regulares no AC/RO
Porque a VARIG retirou oa AVROS nas cidades que o Boeing 737 nao operava?



- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2003
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: Avro Varig - Voos regulares no AC/RO
Em MAI 1975, a Varig após adquirir a Cruzeiro do Sul, resolveu desativar seus equipamentos turboélices. Deles, permanecendo somente com os dez Electra II na Ponte. Assim o fez com os então remanescentes oito Avros vendidos em 1976 e com os três YS-11A vendidos em 1977. A mesma decisão coube aos cinco Caravelles. Isso, porque havia recebido dezesseis Boeing 737-200. E nas cidades onde esses não podiam operar, a Varig colocou os E.M.B-110 da subsidiária Rio-Sul no lugar dos turboélices retirados.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
-
- MASTER
- Mensagens: 1360
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43
Re: Avro Varig - Voos regulares no AC/RO
Amigos:
Sem querer tirar o lustro do post, contudo, nas pesquisas que fiz em 2017 visando a publicação do artigo sobre a história da operação do "Avro" pela RG na edição anual da revista Propliner, identifiquei tb esses voos no Norte do país.
Ao comentar isso com o Martin Bernsmüller, emérito pesquisador da aviação comercial, q como chefe de comissários, voou no equipamento qdo dos voos de POA para o interior do RGS, ele disse que isso nunca aconteceu.
Os derradeiros voos do BAe 748 pela RG foram mesmo aqui no RGS.
Reproduzi abaixo, a "Prodiction List" da frota do Avro na RG, q constou ao final do artigo na edição anual da Propliner, incluindo os TTs, após o último check:
*PP-VJQ c/n 1535 built as Srs. 1. First flown 10.04.61 as G-ARAY. Converted to Series 2 and first flown as such 06.11.61. Operated by Varig on loan from Hawker Siddeley as PP-VJQ from 13.12.65 to 18.01.66. Restored to G-ARAY 24.01.66.
*PP-VDN c/n 1625 built as Srs. 2. First flown 12.10.67. Handed over to Varig and departed Woodford on delivery 14.11.67. Arrival São Paulo (Congonhas Airport) 19.11.67. Converted to Series 2A by Hawker Siddlely and Varig at São Paulo Congonhas 1968. Last check 23.05.75 with total time 19,233:10. Written off after overruning at Pedro Afonso 17.06.75 with total time 19,465 and total cycles 19,382.
*PP-VDO c/n 1626 built as Srs. 2. First flown 12.12.67. Handed over to Varig and departed Woodford on delivery 03.01.68. Arrival São Paulo (Congonhas Airport) 07.01.68. Converted to Series 2A by Hawker Siddlely and Varig at São Paulo Congonhas 1968. Last check 08.07.76 with total time 20,141:38. Sold to Bouraq Indonesia Airlines on 04.76 and handed over as PK-IHI on 05.12.76. Seen on delivery flight Reykjavik-Manchester 12.01.77 and Manchester-Nice 14.01.77.
*PP-VDP c/n 1627 built as Srs. 2. First flown 09.01.68. Handed over to Varig and departed Woodford on delivery 25.01.68. Arrival São Paulo (Congonhas Airport) 30.01.68. Converted to Series 2A by Hawker Siddlely and Varig at São Paulo Congonhas 1968. Last check 02.07.76 with total time 19,509:57. Sold to Bouraq Indonesia Airlines on 04.76 and handed over as PK-IHG on 05.12.76. Seen on delivery flight Reykjavik-Manchester 16.12.76 and Manchester-Nice 22.12.76.
*PP-VDQ c/n 1628 built as Srs. 2. First flown 26.01.68. Handed over to Varig and departed Woodford on delivery 17.02.68. Arrival São Paulo (Congonhas Airport) 29.02.68. Converted to Series 2A by Hawker Siddlely and Varig at São Paulo Congonhas 1968. Last check 01.07.69 with total time 3,182:40. Written off on approach during severe whether to Uberlândia 14.12.69 with total time 3,408 and total cycles 3,341.
*PP-VDR c/n 1629 built as Srs. 2. First flown 07.03.68. Handed over to Varig and departed Woodford on delivery 11.04.68. Arrival São Paulo (Congonhas Airport) 16.04.68. Converted to Series 2A by Hawker Siddlely and Varig at São Paulo Congonhas 1968. Last check 01.06.76 with total time 19,463:13. Sold to Bouraq Indonesia Airlines on 05.76 and handed over as PK-IHH on 06.01.77. Seen on delivery flight Reykjavik-Manchester 09.01.77 and Manchester-Nice 13.01.77. Arrival Jakarta 18.01.77.
*PP-VDS c/n 1630 built as Srs. 2. First flown 18.04.68. Handed over to Varig and departed Woodford on delivery 16.05.68. Arrival São Paulo (Congonhas Airport) 21.05.68. Converted to Series 2A by Hawker Siddlely and Varig at São Paulo Congonhas 1968. Last check 05.07.76 with total time 19,132. Sold to Bouraq Indonesia Airlines on 04.76 and handed over as PK-IHJ on 08.01.77. Seen on delivery flight Reykjavik-Manchester 12.01.77 and Manchester-Nice 14.01.77. Arrival Jakarta 20.01.77.
*PP-VDT c/n 1631 built as Srs. 2. First flown 02.05.68. Handed over to Varig and departed Woodford on delivery 26.06.68. Arrival São Paulo (Congonhas Airport) 01.07.68. Converted to Series 2A by Hawker Siddlely and Varig at São Paulo Congonhas 1968. Last check 15.09.75 with total time 17.598:11. Sold to Fred Olsen as LN-FOM on 09.75. Departed Porto Alegre on delivery flight 23.09.75. Arrival Oslo 29.09.75.
*PP-VDU c/n 1632 built as Srs. 2. First flown 13.06.68. Handed over to Varig and departed Woodford on delivery 18.07.68. Arrival São Paulo (Congonhas Airport) 22.07.68. Converted to Series 2A by Hawker Siddlely and Varig at São Paulo Congonhas 1968. Damaged while on training flight at Campinas 01.11.69. Repaired. Written off at Porto Alegre 09.02.72 when belly landing on training flight with total time 8,705.
*PP-VDV c/n 1633 built as Srs. 2. First flown 19.07.68. Converted to Series 2A by Hawker Siddlely while still at Woodford 1968. Handed over to Varig and departed Woodford on delivery 21.08.68. Arrival São Paulo (Congonhas Airport) 26.08.68. Damaged at Porto Alegre 03.08.71 when making emergency landing with nose gear retracted. Rapaired. Sold to Bouraq Indonesia Airlines on 04.76 and handed over as PK-IHK on 05.12.76. Seen on delivery flight Reykjavik-Manchester 09.12.76 and Manchester-Nice 11.12.76.
*PP-VDX c/n 1634 built as Srs. 2. First flown 14.08.68. Converted to Series 2A by Hawker Siddlely while still at Woodford 1968. Handed over to Varig and departed Woodford on delivery 15.09.68. Arrival São Paulo (Congonhas Airport) 20.09.68. Sold to Bouraq Indonesia Airlines on 04.76 and handed over as PK-IHM on 05.12.76. Seen on delivery flight Reykjavik-Manchester 12.01.77 and Manchester-Nice 14.01.77.
Abs,
Marcelo Magalhães
Sem querer tirar o lustro do post, contudo, nas pesquisas que fiz em 2017 visando a publicação do artigo sobre a história da operação do "Avro" pela RG na edição anual da revista Propliner, identifiquei tb esses voos no Norte do país.
Ao comentar isso com o Martin Bernsmüller, emérito pesquisador da aviação comercial, q como chefe de comissários, voou no equipamento qdo dos voos de POA para o interior do RGS, ele disse que isso nunca aconteceu.
Os derradeiros voos do BAe 748 pela RG foram mesmo aqui no RGS.
Reproduzi abaixo, a "Prodiction List" da frota do Avro na RG, q constou ao final do artigo na edição anual da Propliner, incluindo os TTs, após o último check:
*PP-VJQ c/n 1535 built as Srs. 1. First flown 10.04.61 as G-ARAY. Converted to Series 2 and first flown as such 06.11.61. Operated by Varig on loan from Hawker Siddeley as PP-VJQ from 13.12.65 to 18.01.66. Restored to G-ARAY 24.01.66.
*PP-VDN c/n 1625 built as Srs. 2. First flown 12.10.67. Handed over to Varig and departed Woodford on delivery 14.11.67. Arrival São Paulo (Congonhas Airport) 19.11.67. Converted to Series 2A by Hawker Siddlely and Varig at São Paulo Congonhas 1968. Last check 23.05.75 with total time 19,233:10. Written off after overruning at Pedro Afonso 17.06.75 with total time 19,465 and total cycles 19,382.
*PP-VDO c/n 1626 built as Srs. 2. First flown 12.12.67. Handed over to Varig and departed Woodford on delivery 03.01.68. Arrival São Paulo (Congonhas Airport) 07.01.68. Converted to Series 2A by Hawker Siddlely and Varig at São Paulo Congonhas 1968. Last check 08.07.76 with total time 20,141:38. Sold to Bouraq Indonesia Airlines on 04.76 and handed over as PK-IHI on 05.12.76. Seen on delivery flight Reykjavik-Manchester 12.01.77 and Manchester-Nice 14.01.77.
*PP-VDP c/n 1627 built as Srs. 2. First flown 09.01.68. Handed over to Varig and departed Woodford on delivery 25.01.68. Arrival São Paulo (Congonhas Airport) 30.01.68. Converted to Series 2A by Hawker Siddlely and Varig at São Paulo Congonhas 1968. Last check 02.07.76 with total time 19,509:57. Sold to Bouraq Indonesia Airlines on 04.76 and handed over as PK-IHG on 05.12.76. Seen on delivery flight Reykjavik-Manchester 16.12.76 and Manchester-Nice 22.12.76.
*PP-VDQ c/n 1628 built as Srs. 2. First flown 26.01.68. Handed over to Varig and departed Woodford on delivery 17.02.68. Arrival São Paulo (Congonhas Airport) 29.02.68. Converted to Series 2A by Hawker Siddlely and Varig at São Paulo Congonhas 1968. Last check 01.07.69 with total time 3,182:40. Written off on approach during severe whether to Uberlândia 14.12.69 with total time 3,408 and total cycles 3,341.
*PP-VDR c/n 1629 built as Srs. 2. First flown 07.03.68. Handed over to Varig and departed Woodford on delivery 11.04.68. Arrival São Paulo (Congonhas Airport) 16.04.68. Converted to Series 2A by Hawker Siddlely and Varig at São Paulo Congonhas 1968. Last check 01.06.76 with total time 19,463:13. Sold to Bouraq Indonesia Airlines on 05.76 and handed over as PK-IHH on 06.01.77. Seen on delivery flight Reykjavik-Manchester 09.01.77 and Manchester-Nice 13.01.77. Arrival Jakarta 18.01.77.
*PP-VDS c/n 1630 built as Srs. 2. First flown 18.04.68. Handed over to Varig and departed Woodford on delivery 16.05.68. Arrival São Paulo (Congonhas Airport) 21.05.68. Converted to Series 2A by Hawker Siddlely and Varig at São Paulo Congonhas 1968. Last check 05.07.76 with total time 19,132. Sold to Bouraq Indonesia Airlines on 04.76 and handed over as PK-IHJ on 08.01.77. Seen on delivery flight Reykjavik-Manchester 12.01.77 and Manchester-Nice 14.01.77. Arrival Jakarta 20.01.77.
*PP-VDT c/n 1631 built as Srs. 2. First flown 02.05.68. Handed over to Varig and departed Woodford on delivery 26.06.68. Arrival São Paulo (Congonhas Airport) 01.07.68. Converted to Series 2A by Hawker Siddlely and Varig at São Paulo Congonhas 1968. Last check 15.09.75 with total time 17.598:11. Sold to Fred Olsen as LN-FOM on 09.75. Departed Porto Alegre on delivery flight 23.09.75. Arrival Oslo 29.09.75.
*PP-VDU c/n 1632 built as Srs. 2. First flown 13.06.68. Handed over to Varig and departed Woodford on delivery 18.07.68. Arrival São Paulo (Congonhas Airport) 22.07.68. Converted to Series 2A by Hawker Siddlely and Varig at São Paulo Congonhas 1968. Damaged while on training flight at Campinas 01.11.69. Repaired. Written off at Porto Alegre 09.02.72 when belly landing on training flight with total time 8,705.
*PP-VDV c/n 1633 built as Srs. 2. First flown 19.07.68. Converted to Series 2A by Hawker Siddlely while still at Woodford 1968. Handed over to Varig and departed Woodford on delivery 21.08.68. Arrival São Paulo (Congonhas Airport) 26.08.68. Damaged at Porto Alegre 03.08.71 when making emergency landing with nose gear retracted. Rapaired. Sold to Bouraq Indonesia Airlines on 04.76 and handed over as PK-IHK on 05.12.76. Seen on delivery flight Reykjavik-Manchester 09.12.76 and Manchester-Nice 11.12.76.
*PP-VDX c/n 1634 built as Srs. 2. First flown 14.08.68. Converted to Series 2A by Hawker Siddlely while still at Woodford 1968. Handed over to Varig and departed Woodford on delivery 15.09.68. Arrival São Paulo (Congonhas Airport) 20.09.68. Sold to Bouraq Indonesia Airlines on 04.76 and handed over as PK-IHM on 05.12.76. Seen on delivery flight Reykjavik-Manchester 12.01.77 and Manchester-Nice 14.01.77.
Abs,
Marcelo Magalhães
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2003
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: Avro Varig - Voos regulares no AC/RO
Marcelo,
A informação sobre a operação dos Avros no Norte foi obtida, por mim, pesquisando os timetable do Guia Panrotas, referente ao período informado.
A informação sobre a operação dos Avros no Norte foi obtida, por mim, pesquisando os timetable do Guia Panrotas, referente ao período informado.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
-
- MASTER
- Mensagens: 1360
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43
Re: Avro Varig - Voos regulares no AC/RO
Maurício:
Sim, eu tb vi esses voos q vc menciona no Guia Aeronáutico da época.
E apesar disso, Martin me disse q nunca aconteceram c os Avros.
Abs
Sim, eu tb vi esses voos q vc menciona no Guia Aeronáutico da época.
E apesar disso, Martin me disse q nunca aconteceram c os Avros.
Abs
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2003
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: Avro Varig - Voos regulares no AC/RO
Respeito a afirmação do ilustre pesquisador.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Re: Avro Varig - Voos regulares no AC/RO
Será que naquela época a cidade de Cruzeiro do Sul no Estado do Acre era servida apenas por este voo semanal com Avro ou havia outros voos com as demais companhias aéreas?
Aliás, atualmente só a Gol opera voos comerciais regulares lá, certo? Vi no FR24 que realiza a cada dois dias os voos G3 1182 RBR-CZS e 1245 CZS-RBR (ontem foi com o 737 MAX 8 PR-XML).
Re: Avro Varig - Voos regulares no AC/RO
Milke,
Em Agosto de 1976, os voos diretos partindo de CZS eram
SC249 para RBR aos sábados, constando eqpto AVRO e o SC241 igualmente aos sábados com B737-200 para Tefé.
SC248 RBR-CZS
SC249 CZS-RBR
SC240 MAO-TFF-CZS
SC241 CZS-TFF-MAO
Em Abril de 1975, dias finais do grande Caravelle na Cruzeiro...
SC134 ----5-- CVL MAO 0630 0720 TFF 0755 0825 CZS 0900 0950 RBR
SC135 ----5-- CVL RBR 1030 1120 CZS 1150 1420 TFF 1450 1540 MAO
Em Agosto de 1976, os voos diretos partindo de CZS eram
SC249 para RBR aos sábados, constando eqpto AVRO e o SC241 igualmente aos sábados com B737-200 para Tefé.
SC248 RBR-CZS
SC249 CZS-RBR
SC240 MAO-TFF-CZS
SC241 CZS-TFF-MAO
Em Abril de 1975, dias finais do grande Caravelle na Cruzeiro...
SC134 ----5-- CVL MAO 0630 0720 TFF 0755 0825 CZS 0900 0950 RBR
SC135 ----5-- CVL RBR 1030 1120 CZS 1150 1420 TFF 1450 1540 MAO
Visite CABANGU Aviation