Os Convair operaram quinze anos (1954-1969) no Brasil, pelas companhias Real, Varig e Cruzeiro do Sul. A partir de 15 SET 1967 foram substituídos inicialmente nas PA SDU/CGH e SDU/PLU/BSB, pelos YS-11A na Cruzeiro do Sul e após 08 FEV 1968, pelos Avros na Varig. Entretanto, sabe-se que duas unidades (uma de cada cia.) operaram até meados de 1969 e somente na Ponte Aérea SDU/CGH, com quatro voos diários e exclusivos.
A dúvida é quais teriam sido os prefixos/matrículas desses dois Convair? Suponho que, tenha sido o PP-CFC na Cruzeiro e o PP-VDH na Varig, haja vista que o PP-VDG em 1968 já fora doado ao museu de Bebedouro.
Se algum colega souber confirmar desde já agradeço.
Maurício.
Re: Convair VARIG e CRUZEIRO DO SUL
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2010
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: Convair VARIG e CRUZEIRO DO SUL
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
-
- PP
- Mensagens: 43
- Registrado em: Ter Set 12, 2017 11:52
Re: Re: Convair VARIG e CRUZEIRO DO SUL
Parece que existem poucas fontes com informacao detalhada dos Convair. Essa pagina diz que o VDH foi estocado em SP em 1970.
http://www.aviacaopaulista.com/frota/se ... 240/65.htm
Ja' o PP-CFC, tem uma fonte que diz que foi retirado de servico em 1967:
https://rzjets.net/aircraft/?parentid=3 ... frstatus=3
http://www.aviacaopaulista.com/frota/se ... 240/65.htm
Ja' o PP-CFC, tem uma fonte que diz que foi retirado de servico em 1967:
https://rzjets.net/aircraft/?parentid=3 ... frstatus=3
-
- MASTER
- Mensagens: 1369
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43
Re: Re: Convair VARIG e CRUZEIRO DO SUL
Prezado Maurício:
Segundo info do livro "Cronologia da Aviação Comercial Brasileira - 1897 - 2017" (Lineu C. Saraiva et all), o último voo operado por um CV-240 da RG na Ponte Aérea foi realizado em 10DEZ68 pelo PP-VCW, voo das 15h de CGH para SDU. Na mesma data, foi ferry vazio para CGH.
Já o PP-CFC da CRZ, consta no livro "The Convairliners Story" (Air Britain, 1997), como tendo sido comprado da CRZ por Francis Y Sogi em 01DEZ67 e reg. N41187.
Abs,
Marcelo Magalhães
Segundo info do livro "Cronologia da Aviação Comercial Brasileira - 1897 - 2017" (Lineu C. Saraiva et all), o último voo operado por um CV-240 da RG na Ponte Aérea foi realizado em 10DEZ68 pelo PP-VCW, voo das 15h de CGH para SDU. Na mesma data, foi ferry vazio para CGH.
Já o PP-CFC da CRZ, consta no livro "The Convairliners Story" (Air Britain, 1997), como tendo sido comprado da CRZ por Francis Y Sogi em 01DEZ67 e reg. N41187.
Abs,
Marcelo Magalhães
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2010
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: Re: Convair VARIG e CRUZEIRO DO SUL
Prezado Marcelo,Marcelo Magalhães escreveu: ↑Qui Mar 09, 2023 21:57 Prezado Maurício:
Segundo info do livro "Cronologia da Aviação Comercial Brasileira - 1897 - 2017" (Lineu C. Saraiva et all), o último voo operado por um CV-240 da RG na Ponte Aérea foi realizado em 10DEZ68 pelo PP-VCW, voo das 15h de CGH para SDU. Na mesma data, foi ferry vazio para CGH.
Já o PP-CFC da CRZ, consta no livro "The Convairliners Story" (Air Britain, 1997), como tendo sido comprado da CRZ por Francis Y Sogi em 01DEZ67 e reg. N41187.
Abs,
Marcelo Magalhães
Agradeço as informações acima de valor histórico, pois se tratando de Convair são escassas.
Abs,
Maurício.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)