Dilma determina que a Azul a compre a TAP

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Dilma determina que a Azul a compre a TAP

Mensagem por denisar »

Dilma quer empresário brasileiro na corrida para a TAP :rev:

A presidente brasileira Dilma Rousseff já tem em vista um nome brasileiro para tentar a compra da companhia aérea TAP. Segundo o diário Folha de São Paulo, a responsável "gostaria que o empresário David Neeleman, dono da companhia aérea Azul" comprasse a companhia.
O jornal adianta que o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) até já "ofereceu uma linha de crédito para viabilizar a operação".
Como o Dinheiro Vivo já tinha avançado, Dilma Rousseff virá a Portugal na próxima segunda-feira (10 de junho) e traz o dossier da compra da TAP na agenda. :yeah:

Para a segunda tentativa de privatização que vai começar ainda este ano, a TAP ainda só tem um interessado conhecido: o repetente Gérman Efromovich, mas desta vez, o colombiano terá concorrência.
A maior parte dos interessados que se apresentaram até agora são operadores de fora da Europa, onde se notam melhorias em termos de passageiros transportados e de receitas, antecipando melhores condições para esta segunda tentativa de privatização.


Fonte: 03/06/2013 | 17:22 | Dinheiro Vivo
denisar
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Re: Dilma determina que a Azul a compre a TAP

Mensagem por denisar »

Presidente da IATA critica “instabilidade” criada com recuo na venda da TAP
RAQUEL ALMEIDA CORREIA (Cidade do Cabo) 03/06/2013 - 19:00
Tony Tyler afirmou que a proposta de Efromovich, chumbada pelo Governo, “era boa porque criava muitas sinergias”.

O presidente da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Tony Tyler, criticou nesta segunda-feira a “instabilidade” criada com a suspensão da privatização da TAP, cuja venda foi adiada no final de 2012 depois de o Governo ter rejeitado a única oferta vinculativa que recebeu pela companhia de aviação nacional e que partiu do milionário colombo-brasileiro Germán Efromovich.

“Gostaríamos de ver mais certezas para a TAP”, disse ao PÚBLICO, à margem da 69ª Assembleia Geral da IATA na Cidade do Cabo. O responsável acrescentou que “não ajuda nada a instabilidade criada” com a decisão de suspender a privatização, referindo que “era bom que surgisse um bom comprador”.

Questionado sobre a rejeição da proposta feita por Efromovich, que o Governo chumbou por não terem sido prestadas as provas exigidas no caderno de encargos para atestar a capacidade financeira do investidor para avançar com o negócio, o presidente da IATA disse que, na altura, “tinha elevadas esperanças” de que a compra iria concretizar-se. “Parecia-me uma boa ideia porque a oferta criava muitas sinergias”, rematou.

“A situação precisa de ser resolvida”, frisou Tony Tyler. Para o responsável, “há muitas opções” no que diz respeito a um futuro comprador da TAP, mas é importante que “seja um dono comprometido a fazer crescer o negócio” e não tanto um “investidor financeiro”, que não pense o grupo estrategicamente.

Recorde-se que o Governo quer relançar a privatização da TAP ainda este ano. Tal como o PÚBLICO noticiou em Abril, cerca de uma dezena de investidores já manifestaram interesse em olhar para o dossier. Nesta segunda-feira, o Folha de São Paulo noticiou que o Governo brasileiro está a pressionar o empresário David Neeleman, dono da transportadora aérea brasileira Azul e da norte-americana Jetblue, a fazer uma oferta pela TAP.

No entanto, o mesmo jornal escreve que o gestor “não quer fazer o negócio”, apesar de referir que o Banco Nacional do Desenvolvimento do Brasil (BNDES) já estava a negociar uma linha de crédito para viabilizar o negócio.

Antes de avançar com a segunda ronda da privatização, o executivo quer resolver a situação da deficitária unidade de manutenção que o grupo tem no Brasil. A prioridade passa por encontrar um comprador para a subsidiária, retirando-a do perímetro de venda da TAP.

Mas, se o objectivo não for cumprido, o Governo não descarta a possibilidade de fechar a empresa no Brasil, que em 2012 acumulou prejuízos superiores a 50 milhões de euros.

Fonte: RAQUEL ALMEIDA CORREIA (Cidade do Cabo) 03/06/2013 - 19:00
http://www.publico.pt/economia/noticia/ ... ap-1596305" onclick="window.open(this.href);return false;
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Re: Dilma determina que a Azul a compre a TAP

Mensagem por denisar »

Embraer poderá comprar TAP Manutenção & Engenharia (Porto Alegre e Rio) :fp:

A Embraer já teria obtido sinal verde para comprar o controle da subsidiária da empresa aérea portuguesa TAP,
a TAP Manutenção & Engenharia, que possui fábricas em Porto Alegre e no Rio. :Muro:

. A subsidiária registrou prejuízos de R$ 50,6 milhões no ano passado.

. Com a compra, a Embraer promete investir mais nas duas fábricas que operam em Évora, Portugal.

. A M&E foi adquirida pela TAP à Varig.

- Este negócio poderá facilitar a privatização da TAP. A Azul também obteve sinal verde do governo brasileiro para entrar na disputa.

Fonte: Blog Polibio Braga
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pauloroberto
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Re: Dilma determina que a Azul a compre a TAP

Mensagem por pauloroberto »

Duas coisa serao boas, a compra pela AZUL e troca de pintura seria otimo, a pintura da TAP é feia pra xuxu;;;;;; :D: :D: :D:
moises Propp
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Re: Dilma determina que a Azul a compre a TAP

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,

Como é bom doar dinheiro para empresas comprarem empresas estrangeiras, dinheiro brasileiro,
lucro fica no estrangeiro, Dilma aprendeu rápido com o lula, e o povo brasileiro se obrigando a
pagar 16% de juro no cartão de credito, o governo tem que se preocupar é em investir no Brasil,
baixando as passagens, melhorando os aeroportos, se preocupar com o Brasil, a Tap é problema
de Portugal, quando a Varig e Vasp precisaram de ajuda para manter os empregos, o governo se
fez de cego e surdo !
sds,
Moisés Propp
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Re: Dilma determina que a Azul a compre a TAP

Mensagem por denisar »

Governo e dono da Azul querem TAP e JetBlue
BNDES e empresário se unem para a criação de uma gigante da aviação
:yes: :yesyes:

Negócio envolve fundos privados e deve ter US$ 3,2 bi; JetBlue será adquirida por oferta hostil

O empresário David Neeleman, dono da Azul, está criando um fundo de investimento destinado à compra da companhia aérea portuguesa TAP e da americana JetBlue, que ele fundou.

A ideia, no futuro, é integrar as três empresas, formando uma superaérea nacional com rotas para Europa, África e EUA.

Por razões estratégicas, o governo federal decidiu participar do negócio como sócio via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

A Folha apurou que o banco deverá ter cerca de 20% de participação no fundo, investindo inicialmente US$ 600 milhões. Os fundos privados que hoje são acionistas da Azul também devem entrar no negócio liderado por Neeleman. O empresário entrará com recursos próprios, adquirindo 5% de participação.

O investimento total será inicialmente de US$ 3,2 bilhões, valor que deve dobrar.

Os recursos serão usados na compra da TAP e da JetBlue. A companhia portuguesa deverá custar US$ 1,5 bilhão (valor da dívida).

Avaliada em US$ 1,7 bilhão, a JetBlue terá de ser adquirida por meio de uma oferta hostil ao mercado --operação que, para ter sucesso, prevê desembolsos maiores para atrair os acionistas.

"Sempre penso sobre coisas que a gente pode fazer, mas, neste momento, estou focado na Azul", disse Neeleman à Folha. "Não é verdade que eu vá comprar a TAP ou a JetBlue."

Mas, ainda segundo apurou a reportagem, pessoas da Azul analisaram os balanços da TAP na sede da companhia, em Lisboa. No governo, o negócio é considerado "líquido e certo".

Caso esse plano avance, no futuro, a Azul poderá comprar as duas companhias do fundo, tornando-se a maior empresa nacional, com voos internacionais, fazendo frente à Latam (fusão entre TAM e a Lan), sediada em Santiago do Chile.

Esse é um dos motivos que levaram o governo federal a estimular Neeleman a entrar no negócio junto com o BNDES.

Inicialmente, o empresário não era favorável à compra da TAP. Mas mudou de ideia quando identificou a oportunidade estratégica da união entre as três aéreas. O governo aceitou a ideia.

A presidente Dilma Rousseff se comprometeu com o governo português a buscar uma saída para a TAP e também pretende fortalecer a aliança estratégica com a África.

Além disso, ela aprova o "modelo Neeleman" de gestão, que quebrou o duopólio de TAM e Gol, ajudando a aviação regional.

MARIANA BARBOSA JULIO WIZIACK
Fonte: Jornal Folha de São Paulo
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Re: Dilma determina que a Azul a compre a TAP

Mensagem por tatsch »

Não vale a pena entrar nessa fria e colocar a Azul em risco. Ela tá muito bem como tá junto com a Trip.
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Re: Dilma determina que a Azul a compre a TAP

Mensagem por edu »

Há que se ter ousadia!!! Isto e empreendedorismo, ta no sangue e da essência de quem constrói, pela competitividade e satisfação de conseguir metas e objetivos. Bravo. Pelo menos não e covarde e nem acomodado e LÍDER. Ainda bem que continua aparecendo pessoas para criar oportunidades a outras pessoas. Vá em frente Dr. David....
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Re: Dilma determina que a Azul a compre a TAP

Mensagem por tatsch »

:yeah: :rev: :yesyes: :unh?:
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