Hoje a tarde fui ao aeroporto para ver pela primeira vez o novo padrão visual da Tap. O vôo 0159 pousou as 15:15hs e foi para o gate 09 com 134 pax e 10 crew, operado pelo A310 CS-TEX, em Tap n/c.
Surgiu então a possibilidade de visitar a aeronave, já que a mesma só retornaria para LIS as 18hs. Liberados pela PF, eu, Diego (Airways) e mais um funcionário da Tap que gentilmente nos acompanhou seguimos até o gate 09.
Ao lado do CS-TEX, o vôo Varig 8922/3 (763 PP-VOI) no gate 10 e o Gol 1785 (738 PR-GOT) no gate 08. Com o gate acoplado na primeira porta, já fomos entrando pela classe executiva, com 18 seats (3 fileiras em 2/2/2) e seguimos logo para a couch. Um batalhão de funcionários limpavam até as bandejas de refeições, uma por uma. A couch tem as fileiras 4 à 25 na configuração 2/4/2 e as fileiras 26 à 29 com 2/3/2 (pois o corpo da aeronave vai afinando no fim). A galley do fundão é gigante, tem espaço para umas 6 pessoas ao mesmo tempo ali. Saindo um pouco pela porta traseira pode-se apreciar a imponência do trem de pouso e do bordo de fuga na altura do motor.
Seguimos para o ponto fraco da visita, a cabine: O painel do A310 é decepcionante para uma aeronave da airbus, aviônicos antigos, quase tudo analógico, teclas já desgastadas... Para piorar não havia nada ligado, nem mesmo a APU.
Para finalizar, quando voltamos ao finger saímos um pouco pela escada para apreciar a nova pintura, com um vermelho bem forte e muito bonito, além da visão de frente do motor. Uma tarde fantástica!
Minha visita ao CS-TEX hoje
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Re: Minha visita ao CS-TEX hoje
A GALLEY é gigante, coisa que o A300 também tinha... simplesmente chega a ser da largura de um ônibus!rodrigo sbsv escreveu:A galley do fundão é gigante, tem espaço para umas 6 pessoas ao mesmo tempo ali.
Não esqueças que trata-se de uma aeronave antiga, ainda assim é uma cabine bem equipada! É um projeto de final dos anos 70... aeronaves fabricadas na década de 80! Mas tem coisas que nem o 767 tem!rodrigo sbsv escreveu:Seguimos para o ponto fraco da visita, a cabine: O painel do A310 é decepcionante para uma aeronave da airbus, aviônicos antigos, quase tudo analógico, teclas já desgastadas... Para piorar não havia nada ligado, nem mesmo a APU.
QUANTO A APU, ela consome combustivel você sabia? E não é pouco, sem falar no ruído, é PADRÃO DE MNT se cortar a APU, se até o EMB120 que não é avião cortamos a APU, imagina num Airbus... estava acoplado um gerador... não tenha dúvidas!
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
-
Diego Airways
- PC

Sem dúvida, uma grande visita ao belíssimo CS-TEX. A aeronave estava toda desligada, um calor infernal, principalmente na cabine, parecia uma estufa, os raios solares entravam e ficavam. Muitas janelas estavam fechadas para evitar essa situação. Realmente, havia uns 10 funcionários da Sata na limpeza do A310, aspirando, limpando banheiros, poltronas, trocando os paninhos do encosto da cabeça e muitas coisas mais, a aeronave chega imunda, eles têm que deixá-la impecável!!
Depois de ter visitado o CS-TEI, CS-TOA (duas vezes), CS-TEZ e agora o CS-TEX (nessa ordem), sem dúvida, o TOA continua na liderança!!
O CS-TEX decolou de volta a Lisboa às 18:15LT completo (188 passageiros). Ficaram 08 em solo por overbooking. Em breve fotos de Carlos Dória.

Abraços a todos!!
O CS-TEX decolou de volta a Lisboa às 18:15LT completo (188 passageiros). Ficaram 08 em solo por overbooking. Em breve fotos de Carlos Dória.

Abraços a todos!!

-
Anonymous
Minha visita ao CS-TEX hoje
Caros aeroforenses
A cabine de passageiros dos Airbus A300-600/A310 é muito superior a do Boeing 767, pois é mais larga, possibilitando a configuração 2+4+2 e contêineres LD4 lado-a-lado no porão, algo que o 767 não aceita.
Me parece que a única vantagem clara do 767 é seu alcance maior.
Saudações
Caravelle
Seguimos para o ponto fraco da visita, a cabine: O painel do A310 é decepcionante para uma aeronave da airbus, aviônicos antigos, quase tudo analógico, teclas já desgastadas... Para piorar não havia nada ligado, nem mesmo a APU.
Muito boa a sua colocação, AB3! Os Airbus A300-600/A310 são da mesma geração do Boeing 737-300, 757 e 767, mas possuem mais tecnologia, como certos comandos secundários fly-by-wire. Os únicos instrumentos analógicos mecânicos que são analógicos eletrônicos nos Boeing 757/767 são os do motor.Não esqueças que trata-se de uma aeronave antiga, ainda assim é uma cabine bem equipada! É um projeto de final dos anos 70... aeronaves fabricadas na década de 80! Mas tem coisas que nem o 767 tem!
A cabine de passageiros dos Airbus A300-600/A310 é muito superior a do Boeing 767, pois é mais larga, possibilitando a configuração 2+4+2 e contêineres LD4 lado-a-lado no porão, algo que o 767 não aceita.
Me parece que a única vantagem clara do 767 é seu alcance maior.
Saudações
Caravelle