FOTO: POA Anos 50

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

FOTO: POA Anos 50

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

Nos meus recortes de jornais achei esta interessante foto que ilustrava um caderno especial do jornal Zero Hora, datado de 12-OUT-87, relativo a celebração do 36 aniversário de inauguração do Aeroporto Salgado Filho:

Imagem

Dá para identificar a pista velha (direção norte sul), além de um Fairchild C-82 Packet da Cruzeiro, um Dc-7C da Panair do Brasil, um Constellation da RG, um Dc-6 da Aerolineas Argentinas, um DC-3 da Cruzeiro e um C-46 que não consegui identificar o operador (Lloyde Aéreo, talvez?)

SDS

Marcelo Magalhães
Maurício
MASTER
MASTER

Re: FOTO: POA Anos 50

Mensagem por Maurício »

Três daí "já eram": O DC-7C da Panair PP-PDL, que deu WO no pouso em Belém em 14/10/1961, o DC-6 da Aerolineas Argentinas LV-ADS que teve WO em 7/9/1960, caindo em Salto Uruguay na rota ASU / BUE e o DC-3 da Cruzeiro PP-CDS também teve WO, em Pelotas, 12/04/60, quando colidiu com outras duas aeronaves de pequeno porte.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
FCM
MASTER
MASTER

Mensagem por FCM »

Bela foto!

:clap:
Cedrini
PC
PC

Mensagem por Cedrini »

Maurício escreveu:Três daí "já eram": O DC-7C da Panair PP-PDL, que deu WO no pouso em Belém em 14/10/1961, o DC-6 da Aerolineas Argentinas LV-ADS que teve WO em 7/9/1960, caindo em Salto Uruguay na rota ASU / BUE e o DC-3 da Cruzeiro PP-CDS também teve WO, em Pelotas, 12/04/60, quando colidiu com outras duas aeronaves de pequeno porte.
Um dado interessante , o PP-CDS ao acidentar-se em Pelotas em 12.04.1960 e colidir com os
PT-ABZ e PP-HDJ estava sendo operado pela Varig !! Como seria isso ? Naquela época não se sabia o que era "Leasing", "Dry Leasing" ou Wet Leasing".

O PT-ABZ era um Cessna 195 c/n 73.899 , o PP-HDJ era um CAP 4 c/n 530 .

O PP-CDS tinha o c/n 4823 e foi entregue originalmente como um C-53-DO 41-20053 para a USAF em 25.10.1941.Tinha uma longa história,
foi operado pela Royal Australian AF, depois VH-CCB da Guinea Airways e pela Qantas, operou nas Filipinas como PI-C1494, RI-009 na Força Aérea da Indonésia, depois foi para os USA como N4630V e finalmente paa a Cruzeiro como PP-CDS "Caajara" registrado em 15.05.1952. Arrendado a Varig em 23.02.1960.

Uma dúvida, as aeronaves da SC tinham nomes indígenas, seria "Caajara" ou "Carajá" ?

Cedrini
Leandro - POA
PC
PC

Mensagem por Leandro - POA »

"os velhos aviões "a hélice"", assim como os velhos ATR 72-600 que a Azul está para receber. Cada mito que se cria na aviação... surgiu o jato no Brasil e logo a hélice era velha e não servia mais.
Vickers
PP
PP

Mensagem por Vickers »

Fotografia fantástica!!! :yesyes:

Alguém teria os dados técnicos da antiga pista? Quantos metros ela tinha? Era de terra ou já era pavimentada? :unh?:
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

[quote="Vickers"]Fotografia fantástica!!! :yesyes:

Alguém teria os dados técnicos da antiga pista? Quantos metros ela tinha? Era de terra ou já era pavimentada? :unh?:

Era a pista 10 - 28 , em concreto , concluida em 1955 . Depois foi aumentada e recoberta com asfalto . A atual 11-29 tem mais de 2200 m.
Vickers
PP
PP

Mensagem por Vickers »

Caro Sergio

Eu me referia à antiga pista, transversal à atual, que foi usada até 1955 se não me engano. Dizem que os Super Constellations aproximavam NDB para ela e após um raso sobre o bairro Anchieta, pousavam na base aérea, que era asfaltada.
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Vickers escreveu:Caro Sergio

Eu me referia à antiga pista, transversal à atual, que foi usada até 1955 se não me engano. Dizem que os Super Constellations aproximavam NDB para ela e após um raso sobre o bairro Anchieta, pousavam na base aérea, que era asfaltada.

Os Super G chegaram após a entrega da 10-28 , que já foi entregue concretada. Na pista transversal , que era muito curta por sinal , o maior avião que operou foi o C-46 .
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Desculpe , mas faltou uma parte da resposta . O procedimento no São João , já que o Salgado filho ainda não estava pronto, era feito pelos Constellation L-49 da PANAIR , mas com o acidente do PP-PCG , em julho de 1950 , o vôo de Constellation foi definitivamente encerrado pela Panair
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Amigos:

Li no livro sobre o acidente com o PP-PCG no Morro do Chapéu que na antiga pista (transversal) de orientação sul-norte, as aeronaves eram autorizadas para pouso e devido a ausência de pista de taxy, aquelas que já haviam pousado faziam o taxy para o pátio sobre a ativa, mas muitas vezes ao mesmo tempo em que vinha outra em sentido contrário no toque e desacelerando.

Deveria ser uma visão impressionante...

SDS

Marcelo Magalhães
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Marcelo Magalhães escreveu:Amigos:

Li no livro sobre o acidente com o PP-PCG no Morro do Chapéu que na antiga pista (transversal) de orientação sul-norte, as aeronaves eram autorizadas para pouso e devido a ausência de pista de taxy, aquelas que já haviam pousado faziam o taxy para o pátio sobre a ativa, mas muitas vezes ao mesmo tempo em que vinha outra em sentido contrário no toque e desacelerando.

Deveria ser uma visão impressionante...

SDS

Marcelo Magalhães
Inúmeras vezes passei por isso . Na 28 , tinha um espaço que cabia só aeronave do tamanho do C-46 e aí a gente aguardava o pouso da outra aeronave , para prosseguir em direção a estação de passageiros ...

Abs
Vickers
PP
PP

Mensagem por Vickers »

Correção: na minha postagem, me equivoquei. Não eram os Super Constellation, e sim os Constellation que faziam tal procedimento.

Pelos meus cálculos no Google Earth, tomando hipoteticamente a posição da pista partindo da frente do terminal antigo até a Avenida Sertório, passando em frente aos hangares da Varig, ela teria uns 1.500 metros. Chagava a isso? A orientação dela era aproximadamente essa?
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER

Vickers escreveu:Correção: na minha postagem, me equivoquei. Não eram os Super Constellation, e sim os Constellation que faziam tal procedimento.

Pelos meus cálculos no Google Earth, tomando hipoteticamente a posição da pista partindo da frente do terminal antigo até a Avenida Sertório, passando em frente aos hangares da Varig, ela teria uns 1.500 metros. Chagava a isso? A orientação dela era aproximadamente essa?

Ela tinha menos de 800 m . Era perpendicular ao acesso dos hangares particulares ( Brigada , Aeromot ,Aerojet , DAE , etc)
Quando eu construi a Hangar da Aerogar , hoje pertencente a Brigada , escolhi o terreno em que passava a pista tranversal , pois aí não era preciso compactar .

Abs ,

Sérgio Bica
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Amigos:

"Ressucitando" o tópico para mais uma foto do SBPA, final dos anos 50!

Dá pra se identificar o L-1049G PP-VDC da RG, os CV-240 PP-VCQ e VCR tb da RG e um Dc-3 da SAVAG.

Autor (Foto Canazaro)

Imagem

Abraços,

Marcelo Magalhães
celso gomes filho
PP
PP

Mensagem por celso gomes filho »

Preciosidade meu amigo, preciosidade. :yeah:

Obrigado por compartilhar.

Celso
(direto de BEL)
Imagem Meu escritório
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

Inclusive, a cauda do DC-3 da SAVAG tem a marca da CRUZEIRO. É um dos dois que esta empresa passou para aquela.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
José Cursio
AeroConselho

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

O DC-3 da foto é o PP-SAD(foi possivel ver com auxilio de uma lupa de relojoeiro). :yeah:

Abraços

Cursio
Vickers
PP
PP

Mensagem por Vickers »

Achei este mapa muito interessante de Porto Alegre, embora não saiba precisar o ano, com o aeroporto e suas (três) pistas.

Imagem

Comentem! :yeah:
paulo roberto

Mensagem por paulo roberto »

EU ADORO fotos antigas principalmente de aeroportos grandes que sempre tem muita variedade de avioes a pistao da epoca,gostaria de ver fotos de CWB, BSB, SSA, REC, FOR, MAO ,FLN etc, :-D do interior tambem sao interessantes.
Responder