Prezados, é verdade que 1/3 do combustível de um avião a jato é consumido na decolagem?
Qual o percentual de consumo nas fases de um vôo?
E em se tratando de um avião turbohélice?
um grande abraço
Consumo de combustível - Decolagem
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- PP
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- Registrado em: Qui Jun 04, 2009 03:17
Isso depende. Inicialmente, qual seria o tempo de vôo?Prezados, é verdade que 1/3 do combustível de um avião a jato é consumido na decolagem?
Qual o percentual de consumo nas fases de um vôo?
Existem inúmeras variáveis que devem ser observadas, portanto, não existe uma única resposta. É necessário, por exemplo, levar em consideração itens como peso da aeronave, temperatura do ar externo (OAT), velocidade empregada, nível de vôo utilizado em relação ao nível ótimo e assim por diante.
Dois exemplos (obs: detalhes adicionais como penalidade de desempenho que uma determinada aeronave poderá apresentar no decorrer do seu uso, que geralmente acaba refletindo num eventual aumento de consumo de combustível, vento em rota, que poderá ter influência direta na autonomia de vôo, e uma aproximação para pouso que não seja a mais direta possível não estão sendo levados em conta nas informações seguintes):
Aeronave - Boeing 737-200 Advanced
Peso de decolagem: 50.000 kg
OAT: Padrão + 10 graus C
Velocidades consideradas e consumo aproximado:
Da decolagem até o FL 310 (300kt/.70M) = 1600 kg
Cruzeiro (.74M) = consumo inicial após o nivelamento - 2500 kg/h
Descida (.70M/280kt/250kt) = 500 kg
Aeronave - Boeing 747-400
Peso de decolagem: 350.000 kg
OAT: Padrão + 10 graus C
Velocidades consideradas e consumo aproximado:
Da decolagem até o FL 310 (340kt/.84M) = 7500 kg
Cruzeiro (.85M) = consumo inicial após o nivelamento - 11,600 kg/h
Descida (.84M/290kt/250kt) = 900 kg
Um abraço.
Re: Consumo de combustível - Decolagem
Prezado Decker, grato pela resposta.
Pelos exemplos que fornecidos calcula-se que o consumo na decolagem se aproxima realmente do valor de 1/3 do combustível total da aeronave. É sem dúvida impressionante! Pudera, acho que a decolagem é uma agressão as forças da natureza...simplesmente incrível a capacidade de empuxo destes motores.
um grande abraço
Pelos exemplos que fornecidos calcula-se que o consumo na decolagem se aproxima realmente do valor de 1/3 do combustível total da aeronave. É sem dúvida impressionante! Pudera, acho que a decolagem é uma agressão as forças da natureza...simplesmente incrível a capacidade de empuxo destes motores.
um grande abraço
Re: Consumo de combustível - Decolagem
Prezado Lucas, veja só...:
Peso total= 9.900 Kg
Peso final = 3.800 Kg
Consumiu = 6.100kg durante o vôo, incluindo a decolagem.
Deste consumo total qual é o consumo em vôo cruzeiro? esta é a questão...
O consumo informado não é um consumo médio? E durante a decolagem ele é muito maior do que o vôo cruzeiro ou durante a descida.
um grande abraço
Peso total= 9.900 Kg
Peso final = 3.800 Kg
Consumiu = 6.100kg durante o vôo, incluindo a decolagem.
Deste consumo total qual é o consumo em vôo cruzeiro? esta é a questão...
O consumo informado não é um consumo médio? E durante a decolagem ele é muito maior do que o vôo cruzeiro ou durante a descida.
um grande abraço
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- PP
- Mensagens: 39
- Registrado em: Qui Jun 04, 2009 03:17
Re: Consumo de combustível - Decolagem
Lucas,
Não entendi exatamente a sua colocação: os 1000 pés citados referem-se à distância percorrida na pista ou a altura atingida em relação à pista?
De qualquer forma, seria necessário converter os valores que são operacionalmente utilizados (que é o consumo horário, em kg/h ou lbs/h) para que seja possível obter a equivalência quanto aos parâmetros de distância (horizontal ou vertical), porém, poderá haver discrepâncias, em função da ausência de informações essenciais, como peso da aeronave, ajuste de potência aplicado, vento, velocidade da aeronave, etc.
Admito que nunca havia ouvido falar de controle de percentual de consumo feito dessa forma.
Um abraço.
Não entendi exatamente a sua colocação: os 1000 pés citados referem-se à distância percorrida na pista ou a altura atingida em relação à pista?
De qualquer forma, seria necessário converter os valores que são operacionalmente utilizados (que é o consumo horário, em kg/h ou lbs/h) para que seja possível obter a equivalência quanto aos parâmetros de distância (horizontal ou vertical), porém, poderá haver discrepâncias, em função da ausência de informações essenciais, como peso da aeronave, ajuste de potência aplicado, vento, velocidade da aeronave, etc.
Admito que nunca havia ouvido falar de controle de percentual de consumo feito dessa forma.
Um abraço.
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- PP
- Mensagens: 39
- Registrado em: Qui Jun 04, 2009 03:17
Re: Consumo de combustível - Decolagem
Lucas,
Você está correto na interpretação da proporção do consumo nas diversas fases do vôo.
Quanto à decolagem, entendi a sua colocação, e fazendo um paralelo, utilizando o exemplo do B737-200 Advanced com a potência de decolagem aplicada, o fluxo de combustível fica em torno de 5000 kg/h por motor, portanto, a dupla de PW JT8D-17 queima aproximadamente 170kg por minuto. Considerando que os motores da nova geração do 737 e da família A320 possuem melhor desempenho e menor consumo, dependendo da circunstância os 150 kg citados se encaixam perfeitamente.
Um abraço.
Você está correto na interpretação da proporção do consumo nas diversas fases do vôo.
Quanto à decolagem, entendi a sua colocação, e fazendo um paralelo, utilizando o exemplo do B737-200 Advanced com a potência de decolagem aplicada, o fluxo de combustível fica em torno de 5000 kg/h por motor, portanto, a dupla de PW JT8D-17 queima aproximadamente 170kg por minuto. Considerando que os motores da nova geração do 737 e da família A320 possuem melhor desempenho e menor consumo, dependendo da circunstância os 150 kg citados se encaixam perfeitamente.
A respeito do consumo do táxi, ainda utilizando o B737-200 como referência, o cálculo de planejamento é de 20kg por minuto.Dependendo do avião, do tamanho do aeroporto e do tempo de táxi, 150kg de combustível pode ser pouco até a decolagem.
Um abraço.
Re: Consumo de combustível - Decolagem
Vamos por partes ...
Nos Calculos dos Niveis de Vôo considera-se que ...
1/3 do total do vôo seja gasto na subida até o nivel de cruzeiro ...
1/3 do total do vôo em cruzeiro ...
1/3 do total do vôo na descida e trajetorias de aproximação e pouso ...
Os valores acima são os MINIMOS IDEAIS para qualquer voo ... ou seja não adianta subir muito numa etapa curta e tambem não adianta voar mais baixo numa etapa longa .Subir demais não necessariamente significa consumir menos , porque o gasto na subida até um nivel acima do recomendado faz com se gaste mais combustivel do que o necessario .
Vamos ver por exemplo um Brasilia , consome 1.000 libras por motor , diminuindo cerca de 50 a 70 libras por motor a cada 1.000 pes em subida , consumindo cerca de 450 libras por motor em cruzeiro a 23.000 pes . Se o seu voo tiver a duração de 1 hora e meia o consumo total tera sido de 1700 libras ... e aquele calculo de 1/3 deixará de ser verdadeiro ....
O mesmo se aplica a qualquer aeronave , o valor de 1/3 diminuirá quanto maior for o seu vôo
Nos Calculos dos Niveis de Vôo considera-se que ...
1/3 do total do vôo seja gasto na subida até o nivel de cruzeiro ...
1/3 do total do vôo em cruzeiro ...
1/3 do total do vôo na descida e trajetorias de aproximação e pouso ...
Os valores acima são os MINIMOS IDEAIS para qualquer voo ... ou seja não adianta subir muito numa etapa curta e tambem não adianta voar mais baixo numa etapa longa .Subir demais não necessariamente significa consumir menos , porque o gasto na subida até um nivel acima do recomendado faz com se gaste mais combustivel do que o necessario .
Vamos ver por exemplo um Brasilia , consome 1.000 libras por motor , diminuindo cerca de 50 a 70 libras por motor a cada 1.000 pes em subida , consumindo cerca de 450 libras por motor em cruzeiro a 23.000 pes . Se o seu voo tiver a duração de 1 hora e meia o consumo total tera sido de 1700 libras ... e aquele calculo de 1/3 deixará de ser verdadeiro ....
O mesmo se aplica a qualquer aeronave , o valor de 1/3 diminuirá quanto maior for o seu vôo