Mercado Brasileiro para recem formados

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
CaetanoNascimento
PP
PP

Mercado Brasileiro para recem formados

Mensagem por CaetanoNascimento »

Boa tarde.

Meu nome é Caetano Nascimento, Brasileiro, 27 anos e neste momento a estudar na Europa. Esta é também a minha primeira mensagem neste fórum.

Escrevo esta menssagem porque gostaria de saber as diferentes opiniões sobre o mercado de pilotos no Brasil para recem formados com 200h de voo.

No meu caso estou a terminar o curso de piloto de linha aérea, faltando só os últimos voos do multi engine e o MCC. Estou também a ponderar tirar o jet orientation couse. O meu curso é JAA mas já tenho toda a informação necessária para converter e ficar com a licença Brasileira. Além da formação na área da aviação tenho também um curso de engenharia mecânica.

Pelo que tenho lido na Internet sei que o mercado Brasileiro está em crescimento, com as companhias a expandirem a malha e a comprarem novos aviões. Quer isso dizer que é possível encontrar trabalho como co-piloto numa das companhias regionais/táxi?

Abraço
MSATO
MASTER
MASTER

Re: Mercado Brasileiro para recem formados

Mensagem por MSATO »

Bom dia, Caetano!!!

Seja bem vindo ao AeroFórum!!! :yeah:
Precisando de ajuda, conte conosco!!!

Abraços!
P.S.: Estou movendo sua msg para o Fórum apropriado: AEROPROFISSIONAL.
Saudações AeroEntusiastas!!!
CaetanoNascimento
PP
PP

Boa tarde.

Brigado MSATO. Eu fiquei na duvida sobre o local onde postar a mensagem.

everton_cwb Eu sou Brasileiro, no entanto vim para Portugal ainda criança. Mal termine o curso vou converter a minha licença JAA para a licença Brasileira. Só preciso do exame médico de classe 1, um exame de legislação aérea, e um exame de voo.

Eu sei que com 200TT será difícil encontrar algo directamente numa linha aérea.Isso não me preocupa. Como o everton_cwb disse o mais lógico é procurar num táxi aéreo. E é para essa opção em que aposto. Só espero que os táxis aéreos recrutem pilotos recém formados, e enquanto não encontrar vou fazendo umas horas de voo. Instrução também já ponderei.

Para terminar alguém me sabe dizer como posso encontrar o livro de legislação aérea. Como tenho de fazer o exame no ANAC sempre me posso ir estudando.

Abraço
CaetanoNascimento
PP
PP

Que eu saiba existe um livro, penso que seja publicado pelo ANAC e que serve de apoio para o exame. Online penso que não tem nada.
Já pedi a um familiar para passar numa agência do ANAC e tentar descobrir alguma coisa, já que por telefone fica difícil :D

Brigado pela ajuda
Constellation
Moderador
Moderador

Mensagem por Constellation »

Caetano,

O mercado está superaquecido, os nossos instrutores do Aeroclube de Londrina estão indo quase todos para as companhias aéreas, pois, ao contrário de Curitiba, aqui não tem muitos táxis-aéreos.

Se quiser tentar a vida por aqui, seja bem-vindo. Logo vamos precisar de gente, com certeza.

Recentemente a WebJet estava promovendo um processo seletivo para copiloto, e pedia Licença de PC, CHT de Multimotor e IFR, além de inglês. Sobre as horas de voo, anunciava ser desejável, logo não obrigatório, ter 500 horas totais. O Curso Superior de Ciências Aeronáuticas também era "desejável".

Do jeito que as coisas estão, se você passar em frente a uma empresa aérea com um CCF de segunda classe e uma carteira de trabalho na mão, os caras vão te puxar pra dentro e pagar teus cursos de PP, PC, IFR, etc... :hahaha: :hahaha:

Mas não demore, pois importantes mudanças no cenário da aviação se avizinham: descobrimos agora que a TAM, maior empresa aérea brasileira, estava meio mal das pernas, com uma dívida multibilionária, e foi comprada pela LAN. A Gol está às voltas com empregados insatisfeitos e à beira da revolta, e o gargalo da infraestrutura parece que não vai ser resolvido tão cedo. Tudo isso pode trazer chuvas e trovoadas para nossa aviação civil.

Grande abraço.
Imagem
CaetanoNascimento
PP
PP

Com o tempo que preciso para terminar o curso mais o tempo necessário para converter a licença penso que por Novembro/Dezembro já posso andar a me candidatar. Não vejo a hora!

Como já disse antes vou me preocupar em encontrar algo num táxi aéreo. Penso que seja mais fácil encontrar um lugar como piloto. Isso me permitirá ganhar horas de voo e experiência. Claro que um lugar numa companhia aérea logo no começo é sempre aliciante. Mas no meu entender perdemos certas experiências que só são possíveis no táxi aéreo.

Eu tenho acompanhado as noticias sobre a TAM e a GOl. Sobre a TAM ainda não tenho uma opinião, não sei se o negocio é bom ou mau. Também não sei até que ponto os problemas financeiros da TAM podem ou não por em causa a empresa. Penso que a parceria com a LAN seja mais com o objectivo de ampliar o seu mercado, que no entender deles seja lucrativo.

Sobre a GOL, os problemas passam mais pela sobrecarga dos seus empregados. Nesse caso pode ser positivo já que será necessário contratar (pilotos e não só).

Não nos podemos esquecer que vamos ter os jogos olímpicos e o mundial...

Já agora alguém me sabe dizer em média quanto fica uma hora de voo quer em monomotor quer em multimotor? Espero poder fazer umas horas só mesmo por lazer

Abraço
CaetanoNascimento
PP
PP

Brigado everton_cwb.

Só mais uma pergunta alguém me sabe dizer qual o melhor livro para me preparar para a prova de Regulamento de Tráfego Aéreo no ANAC já que é essa a prova que tenho de fazer para converter a minha licença de piloto comercial. O ANAC não tem livros próprios que sirvam de preparação para as diferentes provas?

Abraço
Responder