Falta de pilotos pode travar setor aereo em dois anos

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Black Typhoon
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Falta de pilotos pode travar setor aereo em dois anos

Mensagem por Black Typhoon »

Falta de pilotos pode travar setor aéreo em dois anos

Há tempos o país enfrenta dificuldades para recrutar pilotos de aviões comerciais, devido ao número reduzido de pessoas que se profissionalizam para exercer esta tarefa. Com o crescimento projetado para o turismo do Brasil, que está às vésperas de sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, o setor aéreo tende a entrar em colapso em, no máximo, três anos.
Entre 2007 e 2009, a média de licenciamento de novos pilotos comerciais de linhas aéreas foi de 373 profissionais por ano. Esse número é suficiente para atender apenas 62 novas aeronaves, de acordo com especialistas ouvidos pelo R7. TAM, Gol e Azul, juntas, absorveriam pelo menos 70% desse total, considerando o número de aviões que elas compram a cada ano.

Isso porque é preciso ter 12 pilotos por avião em uso no país, para que se formem seis duplas por aeronave, entre piloto e copiloto. Esse arranjo é necessário porque ambas as categorias profissionais têm limites de horas para voar.

Nesse cenário, sobraria menos de um terço dos formandos para atender todo o restante do mercado, que inclui as outras empresas que precisam repor seus quadros devido à aposentadoria de seus pilotos, companhias aéreas internacionais e novatas como Webjet e OceanAir.

O número é considerado “irrisório” pelo diretor de relações institucionais da Azul, Adalberto Febeliano.

- Vai faltar piloto daqui a dois ou três anos. Não tem piloto para mais ninguém.

Custo caro afasta interessados

Um dos principais empecilhos para quem quer ser piloto é o preço do curso. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informa que o investimento necessário para este tipo de formação vai de R$ 14 mil a R$ 70 mil.

O superintendente de capacitação e desenvolvimento da agência, Sidney Nogueira, afirma que formar um piloto é certamente o processo que mais exige investimento financeiro de um aspirante à profissão.

- Sem contar que o candidato também precisa reunir outras habilidades e características bem específicas, como ter boa visão, boa audição e reflexos apurados. Por isso é que esta é provavelmente a área da aviação civil em que a oferta de profissionais é mais escassa.

Graziella Baggio, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), conta que realmente as vagas mais procuradas são de pilotos e de comissários. O problema, segundo ela, é que os cursos são “extremamente caros e longos”.

Fonte: Letícia Casado (R7 Notícias)
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Constellation
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Re: Falta de pilotos pode travar setor aereo em dois anos

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

O pior é que esta falta de pilotos já está começando nos Aeroclubes, que são justamente os formadores de mão de obra da nossa aviação. Muitos instrutores com alguma experiência estão indo rapidamente para as Cias. aéreas, onde a demanda é grande.

Sem instrutores, não haverá pilotos novos em instrução e a falta de pilotos tende a se agravar. Meu medo é que o governo libere pilotos estrangeiros para voar profissionalmente no Brasil.

Grande abraço.
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SBLO
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Re: Falta de pilotos pode travar setor aereo em dois anos

Mensagem por SBLO »

Constellation escreveu:Meu medo é que o governo libere pilotos estrangeiros para voar profissionalmente no Brasil.
Para isso, seria necessária a alteração do Código Brasileiro de Aeronáutica e da Lei 7183/84, que regulamenta a profissão de aeronauta, através de uma lei federal.

Abraço
Emerson Signoberto Daniel
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fcordeiro
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Re: Falta de pilotos pode travar setor aereo em dois anos

Mensagem por fcordeiro »

Acho muito dificill, massssssssss
ruypilot
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Re: Falta de pilotos pode travar setor aereo em dois anos

Mensagem por ruypilot »

O custo para a formação de um piloto hj é muito alta, o governo deveria rever algumas coisas e incentivar mais essa profissão, ex: cortar os impostos de combustiveis para aeroclubes, abaixar o valor da prova da anac, baixar o valor para o exame medico, esses valores podem parecer pequenos em comparação ao custo completo das horas de voo, mas no final faz diferença sim.
Sergio de Faria Bica
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Re: Falta de pilotos pode travar setor aereo em dois anos

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

ruypilot escreveu:O custo para a formação de um piloto hj é muito alta, o governo deveria rever algumas coisas e incentivar mais essa profissão, ex: cortar os impostos de combustiveis para aeroclubes, abaixar o valor da prova da anac, baixar o valor para o exame medico, esses valores podem parecer pequenos em comparação ao custo completo das horas de voo, mas no final faz diferença sim.

O governo só vai se acordar quando faltar piloto para alguma campanha política ... Já quem tem Bolsa Família e outras tantas por aí , deviam ressuscitar a campanha do Assis Chateaubriand , nos anos 40 , que permitiu a construção de mais de 700 CAP-4 , alguns voando até hoje , além de inúmeros Aeroclubes pelo nosso imenso Brasil e a consequente formação de uma aviação comercial de primeiro mundo .

Sérgio Bica
Black Typhoon
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Re: Falta de pilotos pode travar setor aereo em dois anos

Mensagem por Black Typhoon »

Candidatos a piloto fazem prova da Anac neste domingo

Os 405 candidatos para a bolsa de estudos do Projeto de Formação de Jovens Pilotos para a Aviação Civil 2010 fazem, neste domingo (18/04), as provas objetivas do processo seletivo. No total, são 213 bolsas. O exame será aplicado em oito cidades, de acordo com a escolha feita na inscrição: Belo Horizonte (MG); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Fortaleza (CE); Porto Alegre (RS), Porto Nacional (TO); Rio Claro (SP) e São Luís (MA).

As bolsas cobrem os valores de 75% das horas de voo (aulas práticas) ministradas por 19 aeroclubes de oito Estados (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Maranhão e Tocantins). Se paga diretamente pelo aluno, a formação prática como Piloto Privado – primeira etapa antes de iniciar na carreira – custa cerca de R$ 14 mil e, como Piloto Comercial – que já pode exercer a profissão – esse custo pode até superar R$ 70 mil.

O investimento do Governo Federal no projeto soma R$ 3 milhões, com recursos do Programa de Desenvolvimento da Aviação Civil do Ministério da Defesa.

O gabarito provisório será divulgado pela ANAC na Internet na terça-feira (20/04). O candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 70% na prova e for classificado dentro do número de vagas deverá realizar o Exame de Proficiência Técnica no aeroclube escolhido, até o dia 30 de maio. Mais informações no site
http://www.anac.gov.br/transparencia/ch ... amento.asp" onclick="window.open(this.href);return false;, ou pelo telefone (51) 3373-5555.

Fonte: Mercado e Eventos
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