Avião da Guicango faz aterragem de emergência

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Black Typhoon
MASTER
MASTER

Mensagem por Black Typhoon »

Um avião de marca Yak-40, pertencente a companhia de aviação privada angolana Guicango, efectuou ao meio da tarde de domingo, uma aterragem de emergência “de barriga” no Aeroporto de Luanda, sem contudo causar vítimas aos passageiros e a tripulação segundo constatou a Angop no local.

A aeronave, com a matrícula D-2 FES, era proveniente da província de Cabinda e transportava 34 passageiros e três tripulantes de nacionalidade russa, país de fabrico do aparelho que por volta das 15h13 horas locais enfrentou problemas mecânicos para tirar os trens e os pneus para efectuar um contacto normal com a pista.

De acordo com o director operacional do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, engenheiro Costa Lima, o incidente deveu-se a problemas de ordem mecânica, visto que a tripulação ao aproximar-se da pista reportou a torre de controlo uma situação de emergência devido a existência de anomalias na retirada dos trens de aterragens.

A referida aeronave, informou, efectuou um aterragem “de barriga” de cerca de 250 metros da cabeceira da pista 2-5 até a sua imobilização no local onde os bombeiros e outros serviços de emergência aeroportuária aguardavam pelo aparelho.

Neste momento o avião encontra-se paralisado no referido local, foi retirada a sua bateria para evitar qualquer problema eléctrico e, a qualquer momento, será removida do local contanto a direcção do aeroporto com a colaboração da Ghassit, empresa de assistência as aeronaves em terra, e a Força Aérea Nacional (FAN).

O engenheiro que reconfirmou que todos os elementos que viajaram na aeronave encontram-se de saúde sem nenhum tipo de problemas, acrescentou que neste momento a pista esta inoperante e a qualquer instantes a mesma volta a receber aviões, uma vez que o Instituto Nacional de Aviação Civil (Inavic) esta já também a fazer o seu trabalho e nada impede que ela seja reaberta, sublinhou.

Falando a Angop depois do incidente, Roberto Daniel, um dos passageiros a bordo da aeronave, deu a conhecer que o aparelho começou a enfrentar problemas mecânicos ainda na pista do aeroporto de Cabinda, onde os tripulantes procuraram melhorar a avaria realizando alguns exercícios de reparação durante cerca de 30 minutos.

Depois dessa operação, a tripulação conseguiu colocar a aeronave no ar mas, “mesmo assim, para nós que já estamos habituados a viajar de avião comecei a desconfiar e disse ao meu colega de cadeira que este aparelho não está bom”.

Por sua vez, Arlindo Miranda apela as autoridades de direito para controlar e fiscalizar bem o funcionamento desse tipo de aviões antigos para que situações piores não aconteçam, como o caso de acidentes onde há mortes.

“Deus estava connosco e estes pilotos são mesmo experientes senão o avião já podia cair há muito tempo e podia acontecer o pior”, desabafou o viajante enfurecido.

Segundo informações, existem poucos acidentes aéreos registados em Angola recentemente envolvendo aparelhos de marca Yak-40, com excepção a um registado por volta da década de 1990 na região da Matala, província da Huila.

Fonte: Angola Press
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Re: Avião da Guicango faz aterragem de emergência

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Se o avião na saida já apresentou problema, não era
para decolar, e o pior só com os Russos para voar
está sucata voadora.
sds,
Moises
agostinho
CMTE.
CMTE.

Mensagem por agostinho »

moises Propp escreveu:Olá amigos,
Se o avião na saida já apresentou problema, não era
para decolar, e o pior só com os Russos para voar
está sucata voadora.
sds,
Moises
Podes crer, caro Moisês, este é o grande problema de África causado pelos seus governantes, a maior parte destes aviões voam para airliners que os nossos governantes "especificando Angola" criam e que por não respeitarem os mínimos padrões de segurança, sem querer falar de conforto e luxo são a chassina conhecida por todos nós que nunca têm culpados, porque a culpa morre sempre solteira :(
Sérgio Agostinho
Clipper202

Mensagem por Clipper202 »

Podes crer, caro Moisês, este é o grande problema de África causado pelos seus governantes, a maior parte destes aviões voam para airliners que os nossos governantes "especificando Angola" criam e que por não respeitarem os mínimos padrões de segurança, sem querer falar de conforto e luxo são a chassina conhecida por todos nós que nunca têm culpados, porque a culpa morre sempre solteira
Acho que nao podemos culpar de tudo negativo que acontece em Angola aos governates...se um aviao tem um accidente dizer que e culpa do governo acho um exagero.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

O outro YAK-40 da Guicango, D2-FER:

Lars Rohwer ©
Luanda 16/02/09
http://www.planepictures.net" onclick="window.open(this.href);return false;

http://i0.planepictures.net/82/49/1236428213.jpg
Ericsson

Mensagem por Ericsson »

chileno 777 escreveu:
Podes crer, caro Moisês, este é o grande problema de África causado pelos seus governantes, a maior parte destes aviões voam para airliners que os nossos governantes "especificando Angola" criam e que por não respeitarem os mínimos padrões de segurança, sem querer falar de conforto e luxo são a chassina conhecida por todos nós que nunca têm culpados, porque a culpa morre sempre solteira
Acho que nao podemos culpar de tudo negativo que acontece em Angola aos governates...se um aviao tem um accidente dizer que e culpa do governo acho um exagero.
eu concordo em que a culpa seja mesmo do governo porque manutenção por aqui chega a ser uma piada e ainda de mau gosto , de tanto que ela é levada a segundo plano , e os orgaos que deveriam fiscalizar não o fazem , e se ainda o fazem , fazem vistas grossas na enorme maioria dos casos . TODAS as empresas exceções honrosas a Sonair e Helimalongo deixam demais a desejar na manutenção , principalmente as menores tais como Aerojet , Guicango , Air 26 , Diexim , Airjet e ate mesmo a Taag nos equipamentos mais antigos . A manutenção por vezes chega a ser uma grande farsa e ai sim , a culpa recai sobre aqueles orgãos que deveriam agir no interesse da segurança de todos e jamais o fazem .
Clipper202

Ericsson escreveu:
chileno 777 escreveu:
eu concordo em que a culpa seja mesmo do governo porque manutenção por aqui chega a ser uma piada e ainda de mau gosto , de tanto que ela é levada a segundo plano , e os orgaos que deveriam fiscalizar não o fazem , e se ainda o fazem , fazem vistas grossas na enorme maioria dos casos . TODAS as empresas exceções honrosas a Sonair e Helimalongo deixam demais a desejar na manutenção , principalmente as menores tais como Aerojet , Guicango , Air 26 , Diexim , Airjet e ate mesmo a Taag nos equipamentos mais antigos . A manutenção por vezes chega a ser uma grande farsa e ai sim , a culpa recai sobre aqueles orgãos que deveriam agir no interesse da segurança de todos e jamais o fazem .
Concordo consigo no sentido que a fiscalizacao por parte dos organismos do estado nos paises do terceiro mundo (principalmente em Africa) deixa muito a desejar. Mais se o accidente da Guicango se deveu a falta de manutencao quem sao os principais responsaveis...os privados (donos da empresa) ou o governo?
agostinho
CMTE.
CMTE.

Mensagem por agostinho »

Ericsson escreveu:
chileno 777 escreveu:
Caro Chileno 777,Acho que já não tenho mais muito que dizer, as declarações de Ericson são mais que claras, durante os anos 90 depois de muitos aviões cairem sobre as nossas cabeças e matarem muita gente, houve uma calmia que foi somente para q o povo esquecesse tudo e a balbúrdia voltou de novo. É sempre a mesma coisa, porque não há uma fiscalização cerrada e não digo isto somente no que toca aos aviões russos, mas tdo que diz respeito a aviação em Angola
Sérgio Agostinho
Clipper202

Se ouvendo uma baixa fiscalizacao dos organismos do Estado porque que a Helimalongo e Sonair conseguem fazer uma boa manutencao e cumprir as regras? Se seguimos o vosso modo de pensar a nao fiscalizacao deveria trazer como consequencia que todas as companhias nao cumprisem. Ao meu modo de ver nao e governo o principal culpado mais sim a cultura empresarial de certos privados na forma de fazer negocios e gerir as empresas aereas.
agostinho
CMTE.
CMTE.

Mensagem por agostinho »

chileno 777 escreveu:Se ouvendo uma baixa fiscalizacao dos organismos do Estado porque que a Helimalongo e Sonair conseguem fazer uma boa manutencao e cumprir as regras? Se seguimos o vosso modo de pensar a nao fiscalizacao deveria trazer como consequencia que todas as companhias nao cumprisem. Ao meu modo de ver nao e governo o principal culpado mais sim a cultura empresarial de certos privados na forma de fazer negocios e gerir as empresas aereas.
Sim, eu entendo-te bem caro Chileno, a mão da lei deve ser pesada quando houver infracção, aí está o problema, não digo isto somente por causa deste caso e tb compreendo que apesar de todos os esforços, ainda temos longo caminho a percorrer, por isto elogio todo esforço do governo neste sentido e sou contra todos os hipôcritas que querem mudanças de anos a serem realizadas em um ou dois anos, mas, tb devemos admitir que se não apertarem o cerco, mesmo para as amizades, nem mesmo dentro de 50 anos, se verá mudanças.
Sérgio Agostinho
Clipper202

TODAS as empresas exceções honrosas a Sonair e Helimalongo deixam demais a desejar na manutenção

Se nao me engano a Angola Air Services tambem faz parte deste selecto grupo de empresas que cumprem.
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Num passado próximo, o governo até fez muita vista grossa para algumas
cias., por também não gostar de fazer manutenção em sua cia., talvez agora
depois da TAAG sofrer algumas sanções para voos internacionais , se obrigou
a seguir o manual da boa empresa , torço que muitas coisas mudem por aí.
sds,
Moises Propp
Responder