
Velhos tempos de Manaus - Ponta Pelada
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Re: Velhos tempos de Manaus - Ponta Pelada
Caros amigos,
É realmente uma raridade ver o Electra em configuração cargueiro. Essa aeronave e o PP-VLA, que eram os únicos nessa configuração, foram convertidos em aeronaves de passageiros alguns anos depois e serviram na Ponte Aérea por muito tempo. Raríssimo caso de conversão de cargueiro em aeronave de pax,
Essas duas aeronaves, snme, não tinham aquela "saleta de estar" no fundo do avião, e tinham restrições de número de passageiros, não sei porque, sempre decolavam com poltronas vagas.
Um abraço.
É realmente uma raridade ver o Electra em configuração cargueiro. Essa aeronave e o PP-VLA, que eram os únicos nessa configuração, foram convertidos em aeronaves de passageiros alguns anos depois e serviram na Ponte Aérea por muito tempo. Raríssimo caso de conversão de cargueiro em aeronave de pax,
Essas duas aeronaves, snme, não tinham aquela "saleta de estar" no fundo do avião, e tinham restrições de número de passageiros, não sei porque, sempre decolavam com poltronas vagas.
Um abraço.

- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2004
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: Velhos tempos de Manaus - Ponta Pelada
O PP-VLC também foi convertido em pax.Constellation escreveu:Caros amigos,
É realmente uma raridade ver o Electra em configuração cargueiro. Essa aeronave e o PP-VLA, que eram os únicos nessa configuração, foram convertidos em aeronaves de passageiros alguns anos depois e serviram na Ponte Aérea por muito tempo. Raríssimo caso de conversão de cargueiro em aeronave de pax,
Essas duas aeronaves, snme, não tinham aquela "saleta de estar" no fundo do avião, e tinham restrições de número de passageiros, não sei porque, sempre decolavam com poltronas vagas.
Um abraço.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
-
- MASTER
- Mensagens: 1131
- Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Velhos tempos de Manaus - Ponta Pelada
PP-VLA c/n 1139
Construído como um L-188C e entregue a Northwest Orient A/L como
N135US. Convertido pela Lockheed para L-188PF em 1969. Vendido para a Varig em 26.01.1970 e entregue em 02.06.1970
PP-VLB c/n 1137
Construído como L-188C para a Northwest Orient A/L e entregue como N133US. Convertido para L-188PFem 1969 pela Lockheed. Vendido para a Varig em 26.01.1970 e entregue 03.06.1970.
PP-VLC c/n 1093
Construído como L-188A para a American A/L e entregue como N6122A "Flagship Albany".
Vendido para a Varig em 1970 e entregue em 06.04.1970.
Não me consta que fosse cargueiro.
Starliner
Construído como um L-188C e entregue a Northwest Orient A/L como
N135US. Convertido pela Lockheed para L-188PF em 1969. Vendido para a Varig em 26.01.1970 e entregue em 02.06.1970
PP-VLB c/n 1137
Construído como L-188C para a Northwest Orient A/L e entregue como N133US. Convertido para L-188PFem 1969 pela Lockheed. Vendido para a Varig em 26.01.1970 e entregue 03.06.1970.
PP-VLC c/n 1093
Construído como L-188A para a American A/L e entregue como N6122A "Flagship Albany".
Vendido para a Varig em 1970 e entregue em 06.04.1970.
Não me consta que fosse cargueiro.
Starliner
Starliner - GIG
Re: Velhos tempos de Manaus - Ponta Pelada
Cedrini e demais,
Que show de fotos! Surge a pergunta, a partir de quando a VASP adotou o nome na cauda dos 737? Pois pensei que apenas os 4 primeiros (SMA,B,C,D) tivessem o BOEING 737 escrito na cauda, mas aí está o PP-SMH sem o VASP na cauda, até quando isso durou e quem foi o primeiro a ter o VASP na cauda entre os 737?
Outra coisa, meu pai foi VASP de 72 a 85 e sempre ouviu falar que o PP-SMF era um ROYAL AIR FORCE (Inglaterra) N.T.U... e aí virou um 737-2A1, inclusive era o melhor avião de balancear devido seu MTOW avantajado perante os demais. Alguem sabe disso?
Que show de fotos! Surge a pergunta, a partir de quando a VASP adotou o nome na cauda dos 737? Pois pensei que apenas os 4 primeiros (SMA,B,C,D) tivessem o BOEING 737 escrito na cauda, mas aí está o PP-SMH sem o VASP na cauda, até quando isso durou e quem foi o primeiro a ter o VASP na cauda entre os 737?
Outra coisa, meu pai foi VASP de 72 a 85 e sempre ouviu falar que o PP-SMF era um ROYAL AIR FORCE (Inglaterra) N.T.U... e aí virou um 737-2A1, inclusive era o melhor avião de balancear devido seu MTOW avantajado perante os demais. Alguem sabe disso?
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2004
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: Velhos tempos de Manaus - Ponta Pelada
Houve um equívoco. Corrigindo, o Electra PP-VLC não foi convertido em pax.Maurício escreveu:O PP-VLC também foi convertido em pax.Constellation escreveu:Caros amigos,
É realmente uma raridade ver o Electra em configuração cargueiro. Essa aeronave e o PP-VLA, que eram os únicos nessa configuração, foram convertidos em aeronaves de passageiros alguns anos depois e serviram na Ponte Aérea por muito tempo. Raríssimo caso de conversão de cargueiro em aeronave de pax,
Essas duas aeronaves, snme, não tinham aquela "saleta de estar" no fundo do avião, e tinham restrições de número de passageiros, não sei porque, sempre decolavam com poltronas vagas.
Um abraço.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Re: Velhos tempos de Manaus - Ponta Pelada
Que detalhe FANTÁSTICO do logotipo da SAVA, uma arara segurando uma encomenda... show! E estamos falando de 1973!
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2004
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: Velhos tempos de Manaus - Ponta Pelada
Aeroporto Internacional Brigadeiro Eduardo Gomes (MAO) inaugurado em 26 MAR 1976.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Re: Velhos tempos de Manaus - Ponta Pelada
O Eduardo Gomes (MAO) substituiu o Ponta Pelada (PLL), que é esse das fotos e que atualmente é só a Base Aérea de Manaus.Maurício escreveu:Aeroporto Internacional Brigadeiro Eduardo Gomes (MAO) inaugurado em 26 MAR 1976.